Boas....
O conceito do RAM AIR, não é novo, o mesmo remonta no final da década de 40 e era usado em jatos militares para tomada de ar nas turbinas... no ano de 1998, a Suzuki implantou o mesmo sistema de tomada de ar em suas superesportivas... com o passar dos anos TODAS as montadoras de motos esportivas usaram esse mesmo conceito em suas maquinas, mas... O que é uma RAM AIR? Até um certo tempo atrás eu estava na duvida se existia um despacho de macumba ou uma feitiçaria vudu dentro dos motores de motos esportivas, digo isso pelo fato de não conseguir conceber como uma motocicleta que está a 250km/h, “ganhar” 25cv de potencia do nada!!! mas... com um pouco de paciência e perguntado pra que entende do assunto e pesquisando sério descobri o que é e como funciona o RAM AIR!!! É o seguinte, como já mencionei anteriormente, a Suzuki desenvolveu um turbo compressor natural na GSX 750.
Foram criadas tomadas de ar na frente da moto(circulado de vermelho) que quando a mesma estiver em uma determinada velocidade (cerca de 230km/h até 250km/h), o ar que entra por essas determinadas tomadas de ar, é jogado para o motor com pressão, o ar pressurizado faz com que a combinação ar/combustível, torne-se mais rica, gerando maior potencia para moto, e dessa forma ganha-se cerca de 25cv até 30cv.
P.S: A Suzuki patenteou o seu RAM AIR com o nome de SRAD, Suzuki Ram Air Direct.