Situacao de emigrante

Uma vez que estou no estrangeiro,(holanda), e tambem tenho morada em Portugal, quais sao os meus direitos
em termos de veiculos e utilizacao, posso ter carro com matricula estrangeira em Portugal? e vice versa?
Em termos de inspeccoes periodicas?
Por exemplo, se tiver o veiculo portugues aqui e fizer uma inspeccao ca, esta tem qualquer valor em Portugal ou tenho sempre que trazer o carro a inspeccao a PT?

obrigado
 
Nisto o que manda é a tua residência fiscal (> 180 dias com residencia noutro pais).

Provavelmente aí descontas Inkomstbellasting e tens um um Sofi-nummer holandês, correcto?
Aí só podes ter e circular um veiculo de matricula estrangeira até 3 meses, depois pagas multa ou obrigam-te a matricular aí o carro (e pagas uma pipa de massa). E olha que eles controlam....que eu sei.

Logo, inspecçoes em NL, apenas com veiculos de matricula Holandesa.
Inspecções em PT, apenas com veiculos com matricula Portuguesa.

Para teres no futuro, um possivel direito a trazer e matricular (sem custos) um carro de matricula holandesa em Portugal, tens de ir ao consulado/embaixada de Portugal (julgo que é e Den Haag) e registares-te como emigrante e residente na Holanda. Só após um determinado periodo de tempo é que o podes fazer e para isso terás depois á posteriori de "descadastrar-te" da residencia na Holanda, de forma definitiva.
 
Atenção que não é bem assim...

Tb depende do contrato de trabalho que tens. Se tiveres temporário não és obrigado a mudar. E para isso basta dares um saltinho até à fronteira do para não te melgarem. De qq maneira a policia holandesa não te pode fazer nada, só os aduaneiros.

A minha já cá anda à ano e meio e nunca tive problema algum.

Se quiseres legalizar, n pagas nenhum imposto, só tens q meter a matricula e pagar (tipo o mesmo sistema qdo vais para pt).

Já agora o consulado não é em Haia mas sim em Roterdão (aviso já que é uma bela extensão de uma repartição pública) http://www.secomunidades.pt/web/roterdao
 
Caro Jinx, essa bela reparticao publica em roterdao :D :D se nao fechou esta para fechar ate marco, isto dito pelo famoso sr. Moreira :D :D :D
Vai tudo ficar em definitivo em Den Haag (Haia em pt :roll:).
Eu ja sabia que fucionava mais ou menos assim, o facto e que chegou-me aos ouvidos que devido a nova lei
da legalizacao de veiculos e afins tudo deveria ser mudado, inclusive essa famosa situacao de emigrante. Detalhes, nao sei mais mas fico a espera de mais info.

Obrigado. ;) ;) ;)
 
Seja como for, não dou mais nem um centimo a estes cabeças de queijo... já me levam 52% do ordenado e não vejo nada em troca... fdp's...

Se souberes mais alguma coisa avisa... só qdo me chatearem é que mudo... ou o belo do "acabei de trazer o carro" :D
 
Eh Eh ...os belos KaasKuip!!!!!

"a policia holandesa não te pode fazer nada, só os aduaneiros" -> garanto-te quem podem...vai por mim!
basta seres avistado 1 vez e eles registarem ...em qualquer altura, perguntam-te o que aí andas a fazer...
pela lei é como cá em PT...se andas em passeio e turismo tudo bem até ao tempo limite,
depois disso, ninguém anda em turismo a viver numa morada certa e a descontar impostos para o pais, pelo que te obrigam a matricula-lo...!

Se num ano meio não te apanharam é como tudo, é uma questão de sorte!
 
ELFuracon disse:
Eh Eh ...os belos KaasKuip!!!!!

"a policia holandesa não te pode fazer nada, só os aduaneiros" -> garanto-te quem podem...vai por mim!
basta seres avistado 1 vez e eles registarem ...em qualquer altura, perguntam-te o que aí andas a fazer...
pela lei é como cá em PT...se andas em passeio e turismo tudo bem até ao tempo limite,
depois disso, ninguém anda em turismo a viver numa morada certa e a descontar impostos para o pais, pelo que te obrigam a matricula-lo...!

Se num ano meio não te apanharam é como tudo, é uma questão de sorte!

Nao e sorte e tempo, tive ca um rover mais de um ano tambem nao tive problemas...
O meu cunhado teve ca um corsa, em menos de 3 meses foi cacado pela Douane, e houve acuso pela parte dos vizinhos, o puto andava com o sub-woofer a bombar as tantas da noite :D :D :D
E acredita que a policia pode intervir...
Se andares fora de confusoes tens sorte, mas agora vais ser obrigado a levar o carro a inspeccao ou teras serios problemas em PT, inclusive podes perder a matricuala do carro e para reavela tem de passar por uma
inspeccao super rigorosa, enfim, portugal ja nao e aquele paraisozinho que costumava ser... :S
 
Eu já fui parado pelo policia e nunca tive problemas. A um colega a douane já o parou, explicou o caso, tem razão e siga! Como te disse, eu sou contratado ao projecto ou seja temporário (embora já cá esteja à 3 anos)...
 
Não se volto a PT, talvez sim pq na minha área com o meu cv já se arranjam umas coisas simpáticas (claro q nunca como aqui). Se não voltar a PT, nesta terra de mer** não fico de certeza. Ao fim de 3 anos já vi o qtos os holandeses são estúpidos e já não há paciência. Depois a comida e o tempo tb não ajudam...

São um povo porreiro para vir de férias... nada mais.

A quem quiser ler um pco mais desta cultura, aconselho um livro chamado Undutchables. Genial!
 
Jinx disse:
...eu sou contratado ao projecto ou seja temporário (embora já cá esteja à 3 anos)...

Sim, mas nesse caso de certeza que recebes o teu salário em Portugal e numa conta bancária em PT, e fazes os descontos de IRS e Seg Social em PT. De qq modo tens de ter um Verblijfverguning. ;-)
 
Jinx disse:
Não se volto a PT, talvez sim pq na minha área com o meu cv já se arranjam umas coisas simpáticas (claro q nunca como aqui). Se não voltar a PT, nesta terra de mer** não fico de certeza. Ao fim de 3 anos já vi o qtos os holandeses são estúpidos e já não há paciência. Depois a comida e o tempo tb não ajudam...

São um povo porreiro para vir de férias... nada mais.

A quem quiser ler um pco mais desta cultura, aconselho um livro chamado Undutchables. Genial!

E tudo uma questao de adaptacao, ja pensei assim e com o passar dos anos fui me adaptando, temos de pensar nas coisas positivas, estes gajos salvaram-me a vida,(cancro), se fosse em portugal ja ha muito que andava a fazer de mineiro :D :D
E depois de te acustumares e conheceres as pessoas certas vais ver que e fixe, Den Haag e uma cidade complicada, quanto aos comes, tens a loja portuguesa do neves em Haarlem onde podes la ir matar saudades.
Quanto ao pais e uma merda, mas o nivel de vida e excelente, e temos que acertar prioridades, Portugal so para ferias.
Ja agora fazes o que?
 
ELFuracon disse:
Sim, mas nesse caso de certeza que recebes o teu salário em Portugal e numa conta bancária em PT, e fazes os descontos de IRS e Seg Social em PT. De qq modo tens de ter um Verblijfverguning. ;-)

Nope, pago tudo aqui, tenho conta aqui etc. Em PT apenas digo que recebi no estrangeiro a quantia tal, x de descontos para irs, y de descontos para seg social. Para os impostos cá, tenho uma empresa que me trata de tudo.

@Vitor - Sou engenheiro e acumulo as funções de senior voip engineer e project manager na Nokia Siemens, mas recebo como consultor (foi a maneira que eles arranjaram para me sacar de PT).

Isso de te terem salvo a vida é bom, mas caso mto raro. A maneira como os médicos tratam as pessoas aqui... Por exemplo, tenho uma amiga minha que está grávida e já teve um aborto espontâneo. Ela está de 2 meses e começou a sangrar e foi ao médico. Primeiro chega ao hospital dizem q isso n é emergência e mandam-na ir ao huisart. Depois ela chega lá e o médico ah e tal isso é normal tens q deixar a natureza seguir o seu rumo (?!). Eu axo isto desumano... mas isto é só um pequeno exemplo.

Qto às lojas tugas, temos 3 em Den Haag! :) Sempre se matam as saudades. Tens a Pipa (com vinho excelentes, o Nuno é um gajo à maneira) mesmo no centro, tens a casa bocage (onde só vai a bimbalhada) um pco mais afastada do centro e tens a casa camões em Rijswijk (o Zé tb é porreiro). Nisso aqui estamos bem servidos! :)

Portugal é óptimo de férias, nisso concordo ctg. Mas até hoje não vi qualidade de vida como na suiça.
 
Epa se tens oportunidade de mudar para melhor forca, ouco falar bem da suica mas que o racismo la e terrivel, onde se ganha mais dinheiro e no luxemburgo.
;)
 
Vitor Faria disse:
Epa se tens oportunidade de mudar para melhor forca, ouco falar bem da suica mas que o racismo la e terrivel, onde se ganha mais dinheiro e no luxemburgo.
;)

E queres ver que os holandeses não são? :D
 
Back
Top