Um carro a diesel demora um bocadinho a aquecer...em dias de inverno e dependendo da estrada (se tiver muitas descidas por exemplo...chegas a andar uns bons 20 km antes de o motor chegar ao 90°, mas claro sai ar quente bem antes (normalmente o ponteiro ainda nem se mexeu que ja sai ar quente)
Ja houve um tópico sobre o G12 diluído ou não (mas diziam o contrario...G12 "bruto" ajudava a arrefecer mais facilmente o motor)
...o teu problema é o termostato...
A tua teoria é G12 mais diluído, motor aquece menos...
Essa teoria para mim não é valida...
Na garrafa de G12 não vês la os factores de diluição para os diferente motores do grupo Vag...
Se fosse assim nem valia a pena meter G12 nos W12, então se ele so ajuda a aquecer...
Um motor a trabalhar fora dos 90° esta a sofrer um desgaste maior, a longo prazo não é nada bom andar como andas...alias maior parte do desgaste de um motor é quando ele esta frio!