Soube pelo IMT que o meu carro esteve envolvido num acidente

Bom dia.

Pedi umas informações ao IMT sobre a demora da mudança do livrete para GPL e finalmente vão-me enviar aquilo para casa.
Comprei o carro há um ano (um A3 8L de 2001) e fiz a mudança para GPL. O mail do IMT tinha um screenshot do cadastro do carro e verifiquei que em 2017 tem lá 2 entradas:
"Apreensão de documentos por acidente" e "Levantamento de apreensão de documentos".

Ainda pedi por mail mais informação sobre esses eventos, já que gostava de saber mais e não era na altura o proprietário do carro, mas duvido que me digam.

O carro parece bem, se teve algum acidente não parece ter sido grave, mas agora fiquei com a pulga atrás da orelha... no que esteve envolvido o meu carro? Há maneira de saber?
 
Por aqui link consegues saber a seguradora.
Depois ligas para lá a simular e durante a conversa exploras isso. Ou pedes ao teu mediador (eles tem acesso a essa informação - dentro do que foi declarado).
 
é assim, quando há apreensão de documentos devido a acidente, costuma ser coisa grave...mas...
O teu mediador em principio consegue aceder a isso tudo, isto se foi declarado e houve peritagens e tudo o que tinha direito
 
Bom dia.

Pedi umas informações ao IMT sobre a demora da mudança do livrete para GPL e finalmente vão-me enviar aquilo para casa.
Comprei o carro há um ano (um A3 8L de 2001) e fiz a mudança para GPL. O mail do IMT tinha um screenshot do cadastro do carro e verifiquei que em 2017 tem lá 2 entradas:
"Apreensão de documentos por acidente" e "Levantamento de apreensão de documentos".

Ainda pedi por mail mais informação sobre esses eventos, já que gostava de saber mais e não era na altura o proprietário do carro, mas duvido que me digam.

O carro parece bem, se teve algum acidente não parece ter sido grave, mas agora fiquei com a pulga atrás da orelha... no que esteve envolvido o meu carro? Há maneira de saber?
Se houve apreensão de documentos por acidente, foi grave ao ponto de não poder circular. Agora, ficas a saber pouco mais do que isso, devido a proteção de dados.
 
Obrigado a todos.

Bem... se foi grave e ficou sem poder circular, a reparação foi bem feita, o carro em 2018 circulou e passou a inspeção sem nada a apontar e a nível de mecânica e estética o carro está bom...

Vou ver se ligo para lá
 
Pelo que li na net, já tem havido apreensões de documentos por acidentes muito leves, só de chapa. Até há queixas no portal das queixas de pessoas que terão tido indevidamente os documentos apreendidos.
De qualquer maneira, ao ter os documentos apreendidos, o carro terá que ter tido uma inspeção tipo B, mais rigorosa, e passou, ou seja, o carro, teoricamente, não terá problemas de segurança. Para além disso, ao ter mudado para GPL, o carro foi também a uma inspeção rigorosa para ter o dístico e mudança de livrete.
Creio que não tenho razão para me preocupar.
Obrigado a todos
 
é assim, quando há apreensão de documentos devido a acidente, costuma ser coisa grave...mas...
O teu mediador em principio consegue aceder a isso tudo, isto se foi declarado e houve peritagens e tudo o que tinha direito
Existe essa apreensão quando há danos na direção, suspensão ou travagem. Por norma só se fazem essas apreensões, quando os danos são realmente consideráveis, pois por norma, costuma-se facilitar, mesmo quando há danos desses mas coisa pouca.
Portanto, existe a forte possibilidade de haver ainda consequências na viatura pois, por exemplo, na suspensão só há chumbos quando a mesma apresenta deficiência na eficácia abaixo dos 70%.
Quanto a saber ao certo quais os danos, só o proprietário na altura, o agente que participou o acidente ou, mais dificil de localizar, o perito que averiguou os danos ou a oficina que fez a reparação.
Agora vou dar a minha opinião pessoal: eu desfazia-me do carro o quanto antes. Pode não ter nada, mas pode ser uma bomba relógio com rodas. Para andar no meu próprio carro desconfiado da sua segurança, nem que me pagassem 1000€ ao kilómetro com a Georgina Rodriguez a acompanhar-me nas viagens toda nua!
 
Acho que a lei diz que qualquer veículo que não saia do acidente pelos próprios meios pode ficar com os documentos apreendidos. Basta um toque e partir a barra de direção e um polícia casmurro para isso acontecer... Se não notas nada é porque foi bem arranjado ou foi pouca coisa....
 
Acho que a lei diz que qualquer veículo que não saia do acidente pelos próprios meios pode ficar com os documentos apreendidos. Basta um toque e partir a barra de direção e um polícia casmurro para isso acontecer... Se não notas nada é porque foi bem arranjado ou foi pouca coisa....
Não é assim tão profundo. Basta partir o pára-brisas ou o mero farol do lado do condutor para o veículo não poder sequer circular. Ou até entortar um veio de transmissão. Ou que não consigas fechar uma porta. Ou fiques com o pára-choques pendurado. Ou cair uma chapa de matrícula. Tanta coisa que impede o veículo de circular.
E não pode ser apreendido por causa disso.
Apenas direção, suspensão ou travagem permitem a apreensão. E chassis, não me lembrava....

Código da Estrada
(...)
Artigo 161.º
Apreensão do documento de identificação do veículo​

1 - O documento de identificação do veículo deve ser apreendido pelas autoridades de investigação criminal ou de fiscalização ou seus agentes quando:
(...)
d) O veículo, em consequência de acidente, se mostre gravemente afetado no quadro ou nos sistemas de suspensão, direção ou travagem, não tendo condições para circular pelos seus próprios meios;
 
Last edited:
Back
Top