Subida rápida da temperatura VW Passat 2006

Bom dia. Sou novo por aqui. Tenho uma VW Passat Variant 2.0 DSG de 09/2006 com 200.000 kms. Ontem aconteceu algo meio estranho. Normalmente o ponteiro da temperatura nunca passou dos 90 graus. Pelo menos que eu tenha reparado e ontem em recta a 150 kms/h o ponteiro mantinha-se nos 90 graus. Mas em subida a temperatura subia para os 105 graus, mas de deixa-se de forçar baixava logo para os 90 graus. A carrinha puxa bem, nem sinto nenhum sintoma de avaria e o computador de bordo ainda não indicou avaria nenhuma.
Será normal?
 
Ventoinha não está a disparar ;)
Nesta situação se não fores de A/C ligado, liga-se pois começa a funcionar uma ventoinha e já desce a temperatura do motor ;)
 
O facto de subir repentinamente aos 105 graus é um comportamento normal do ponteiro de temperatura, é comportamento anormal é do motor.

O ponteiro e centralina dos TDI e vários carros do grupo vag está programado para ficar a apontar para os 90º não apenas quando o motor está nos 90º, mas quanto está dentro da temperatura "normal de funcionamento". Este intervalo de temperaturas "normais de funcionamento", anda qualquer coisa como entre os 83 e os 104º, se ligares á máquina e fores acompanhando o processo de aquecimento verás que é isso que ocorre.

No teu caso, tens o carro a entrar em sobreaquecimento, ele mantem-te o ponteiro nos 90º até atingires 104º, mal atinge 105º, o ponteiro pula entre os 90 e os 105 sem paragens pelo meio, e o mesmo o corre quando baixa abaixo de 105º. A mesma situação já me aconteceu algumas vezes e fui acompanhando o processo e aumentos de temperatura pelo climatronic, portanto confirmei isso mesmo.


Verifica se não terás algo de mais gravoso, como pressões a mais nas tubagens, ou agua a desaparecer, indicativos de passagem ou problemas de junta ou culassa.

Até lá, anda sem puxar demasiado para não subir muito a temperatura
 
O facto de subir repentinamente aos 105 graus é um comportamento normal do ponteiro de temperatura, é comportamento anormal é do motor.

O ponteiro e centralina dos TDI e vários carros do grupo vag está programado para ficar a apontar para os 90º não apenas quando o motor está nos 90º, mas quanto está dentro da temperatura "normal de funcionamento". Este intervalo de temperaturas "normais de funcionamento", anda qualquer coisa como entre os 83 e os 104º, se ligares á máquina e fores acompanhando o processo de aquecimento verás que é isso que ocorre.

No teu caso, tens o carro a entrar em sobreaquecimento, ele mantem-te o ponteiro nos 90º até atingires 104º, mal atinge 105º, o ponteiro pula entre os 90 e os 105 sem paragens pelo meio, e o mesmo o corre quando baixa abaixo de 105º. A mesma situação já me aconteceu algumas vezes e fui acompanhando o processo e aumentos de temperatura pelo climatronic, portanto confirmei isso mesmo.


Verifica se não terás algo de mais gravoso, como pressões a mais nas tubagens, ou agua a desaparecer, indicativos de passagem ou problemas de junta ou culassa.

Até lá, anda sem puxar demasiado para não subir muito a temperatura

Muito obrigado. Vou acompanhar a situação para verificar se volta acontecer. No manual da carrinha diz que até ao 120 é normal.
 
Back
Top