Suporte de luz mala/porta luvas

plainas, uma pequena duvida no módulo da porta falaste em pinos 1 e 2, um é 12v e um é massa? ou é mais do tipo, pino 1 para a vermelha e pino 2 para a branca? e já agora, seja a luz dos pés ou das portas, na montagem convém desligar a bateria? ou não há problema nenhum de fazer com tudo ligado?

EDIT: o que é mesmo necessário desmontar para ter acesso ao modulo 09?

Last edited:
já agora isso é caro? é que fios de reparação audi ai ai lol

já tenho 6 suportes de luz branca e 4 de vermelha. falta me 1 branca pois já sei onde tem o outro ;)

Os fios de reparação devem andar na casa dos 1,5€ ou 2€ cada um...

plainas, uma pequena duvida no módulo da porta falaste em pinos 1 e 2, um é 12v e um é massa? ou é mais do tipo, pino 1 para a vermelha e pino 2 para a branca? e já agora, seja a luz dos pés ou das portas, na montagem convém desligar a bateria? ou não há problema nenhum de fazer com tudo ligado?

EDIT: o que é mesmo necessário desmontar para ter acesso ao modulo 09?

Nos modulos das portas, o pino 1 é 12V e o pino 2 massa. Ligas as duas lampadas (vermelha e branca) aos mesmos pinos já que são alimentadas em paralelo.
Convém desligares a bateria quando andas a ligas/desligar fichas no carro, se nos modulos das portas nem é muito "critico", no modulo 09 a conversa é outra...não custa nada desligar e ficas descansado ;)
Para chegares ao modulo 09 tens de tirar a forra por baixo do volante..

Muito obrigado.

Não compensa comprar as fichas "originais" de encaixe nos suportes das lâmpadas? já vi que posso usar aquelas "cenas" (falta me o nome, mas já vi num outro tópico, muitos encaixes são assim que se crava com um alicate) mas se for o encaixe original bate sempre certo o + com o - .

Quanto ao modulo 9 é mesmo por baixo do volante onde tem a patilha de subir e descer o volante ou por trás do comutador das luzes (médios/maximos, etc)?

e já agora, tirando a bateria, não tem problemas como código do rádio etc? pode estar algum tempo desligada sem perder essas informaçoes de configuração?

Muito obrigado.

Não compensa comprar as fichas "originais" de encaixe nos suportes das lâmpadas? já vi que posso usar aquelas "cenas" (falta me o nome, mas já vi num outro tópico, muitos encaixes são assim que se crava com um alicate) mas se for o encaixe original bate sempre certo o + com o - .

Quanto ao modulo 9 é mesmo por baixo do volante onde tem a patilha de subir e descer o volante ou por trás do comutador das luzes (médios/maximos, etc)?

e já agora, tirando a bateria, não tem problemas como código do rádio etc? pode estar algum tempo desligada sem perder essas informaçoes de configuração?

Pessoalmente neste caso das luzes das portas/pés, nos encaixes dos suportes de lâmpadas uso terminais de cravar que encaixam perfeitamente nos terminais dos suportes. Podes meter as fichas oem mas fica bastante mais caro porque além das fichas vais ter de comprar os fios de reparação com terminais para encaixar nas fichas.
E, sendo lâmpadas é indiferente que o + fique de um lado ou do outro. Se vais meter leds é que tens de ver se têm polaridade e depois de acender até podes marcar com um marcador de que lado é cada terminal para se tiveres de desligar, depois saberes em que lado deves ligar.

Quanto ao modulo 09 tens mesmo de tirar a tampa onde está o comutador de luzes, está presa por tré parafusos, um por cima do acelerador, outro por cima do descanso de pé e outro no canto do tableir dentro da tampa do topo do tablier onde estão os fusiveis..

Last edited:
Não é assim tão simples como imaginava, pensei que chegar ao modulo 9 fosse mais fácil. Estive a desmontar para ver, pois fui comprar os fios na sexta mas quando cheguei lá estava fechado e não trouxe nada.
então hoje tive a desmontar para ver, e fiquei com uma duvida. tirando a tampa tenho logo acesso ao módulo, a questão é, tenho de o tirar fora?ou conseguirei tirar a ficha B no meio daquela "salsada" toda? outra questão que me pus a pensar, o fio para o lado do passageiro passa facilmente de um lado para o outro pela zona traseira ao rádio ou há melhor sitio para passar?

quanto aos terminais era isso que eu queria dizer mas faltou me o nome. Cravando um terminal do tamanho apropriado e protegendo com manga nao deve haver qualquer problema.

agora o problema é mesmo o módulo 9, vai ser mais complicado pôr nos pés do que nas portas...

Edit: estava aqui a pensar, imaginemos que quero abrir a porta mas que o carro nao pareça uma central luminosa, nas de cima posso desligar. e como desligar as dos pés e das portas? arranjar maneira de pôr um botão on off? não irá dar erro pondo no off? pode associar lâmpada fundida (penso que não, as do interior acho que nao avisa). Mas será viável a aplicação do botão?

Last edited:
6€ que paguei pelo fio, agora já não é bem a mesma referência, tem um "E" no final. O fio para o modulo das portas estava esgotado agora de manha, tem mais logo e custa 2€ e pouco.

dsc9974q.jpg

Aqui deixo a foto das luzes. Os leds é o tempo da viagem da china. Agora não tenho tempo de colocar nas portas e ainda me faltam 2 suportes brancos, se alguém tiver que mande mp.

E vou ver se arranjo um bocadinho para abrir um projeto :D

Obrigado a todos :D

Back