E como sabes se o FAP está em fim de vida? Quando o carro começa a arder?? Tenho um bocado de receio que isso possa acontecer..
é possível isso acontecer sim, acontece em alguns mercedes.
nos VAG ja aconteceu em casos isolados, o carro tem sensores para prevenir isso, o sensor de pressão diferencial muita vez avaria porque o FAP está cheio, também não é por nada que a regeneração é bloqueada em caso de avaria
Tanto que é recomendado fazer uma regeneração em Estrada ou até mesmo forçada depois de o trocar (sensor)
Mais,com o VCDS consegues ver o nível de cinzas, resíduos de óleo no FAP, kms desde a ultima regeneração e ainda litros de gasoleo consumidos desde a ultima regeneração, existem uns valores máximos/minimos, passado isso existe "perigo" tanto para o turbo que sofre devido a elevada pressão no escape como o caso do carro arder, mas para o carro arder é preciso "abusar".
Tanto na A6 como no A3 tenho FAP, são carros que fazem praticamente só AE, até ver não tenho razão de queixa.
Se for um motor que tenha levado o Fix das emissões, ainda existe outro problema, que é o FAP estar sempre a regenerar, ai até quem faz muita AE tem problemas, e muita gente ja o retirou devido a isso, ou reverteu a actualização (o teu carro não faz parte do FIx)
O problema do supressor para alem de dar nas vistas, é o trabalho que da a meter, e a tirar.
O teu carro tem quantos kms?