Suspensão pneumática

Boa noite,

Tenho um Audi A6 4F C6 3.0 TDI de 2005 com suspensão pneumática.
A minha pergunta é muito concreta: Como o modelo do meu carro existe em versão com suspensão normal e com suspensão pneumática, electrónica à parte, é possível retirar os amortecedores pneumáticos e montar amortecedores de molas convencionais? Não estou a falar de kits de conversão como encontro pela internet para vários outros modelos. Estou mesmo interessado em saber se posso comprar amortecedores de molas e instala-los com um simples troca.

Desde já muito agradeço as vossas respostas

Cumprimentos
 
Obrigado madlima29. Então não é necessário nenhum kit de conversão? Basta arranjar uns amortecedores normais e servem sem nenhuma adaptação?

Quanto à sua afirmação...só me tem dado dores de cabeça e feito gastar €€€ a suspensão pneumática. E quero mesmo mudar para amortecedores de molas. Mas como ao pesquisar na net só vejo kits e mais kits de adaptação....fico a pensar que os amortecedores normais de molas não encaixam no meu carro...
 
Mas a minha pergunta era se eu podia comprar amortecedores para a versão sem suspensão pneumática e aplica-los directamente sem qualquer adaptações. Eu sei que há kits de conversão, vejo muito para o modelo anterior das allroad. É que eu consigo arranjar a bom preço 4 amortecedores + molas....o meu receio é que depois não encaixem no meu carro....
 
Boas,
A minha também tem suspensão pneumática e também já gastei uns euros com ela a esse respeito...
Então fica aqui a minha opinião.
Se mudares de pneumática para normal, quase de certeza que vais ter um monte de erros no carro, provavelmente nem vai andar. Não sei se bastará mudar com o VCDS e escolher que se trata de carro sem suspensão pneumática. Sei que há lá um lugar onde isso se coloca, assim como se coloca se o volante é multifunções ou se tem tecto de abrir...
Na suspensão pneumática tens 3 componentes que causam problemas: amortecedores, compressor e bloco de válvulas. As coisas têm desgaste e mais tarde ou mais cedo vai precisar trocar.

Amortecedores:
- Dos 4 já troquei 3 (frente esquerdo e dois de trás).
- Os amortecedor da frente comprei na pro4matic e o são 5***** Comprei da Arnott e custou cerca de 800€. Sei que no autodoc também vendem, mas na altura só tinham o do lado direito.
- Os amortecedores de trás mandei vir do ebay e custaram penso que 200€ os dois (novos).
- Compressor mandei vir do ebay e custou cerca de 100 ou 150€ (novo)

Depois de trocar os amortecedores e o compressor ficou perfeita.

Outra coisa que fiz e que me parece poder prevenir problemas no compressor foi eliminar o pré-filtro por onde aspira o ar e coloquei a ir buscar o ar à caixa do filtro do motor. Os engenheiros da audi entenderam que o ar para o compressor deve vir da cava da roda, por trás do resguardo... para mim eles são malucos ao quererem ir buscar ar a um local que apanha muito pó.

Espero ter ajudado.
 
Back
Top