Ora bem, vou deixar mais alguma informação relativamente ao uso de telemóveis Dual SIM no módulo BT Audi e RNS-E.
Recentemente, devido a questões profissionais, tive necessidade de adquirir um telemóvel Dual SIM.
No espaço de 3 dias tive oportunidade de testar 3 modelos diferentes, cada qual com comportamentos diferentes quando ligados aos sistema Bluettoth e RNS-E.
1º Equipamento:
ZTC BS500
http://www.ztc.pt/item.php?i=59
Marca relativamente recente no mercado (disseram-me que era de origem portuguesa, mas não confirmei...) mas como achei o telemóvel agradável e tinha as funções essenciais de que necessito, decidi comprá-lo.
Quando tentei ligá-lo ao BT do carro, este reconheceu o módulo, fez o emparelhamento sem problemas, mas para além de não sincronizar nenhum tipo de informação com o RNS-E (nem chamadas nem lista telefónica), passados alguns minutos, a ligação BT perdia-se.
Tentei várias vezes apagar o emparelhamento e fazê-lo de novo, mas o problema persistiu e decidi trocar de equipamento.
2º Equipamento:
Samsung C5212
http://www.samsungmobile.pt/telemoveis/samsung-c5212
Marca com mais modelos de telemóveis Dual SIM, por isso também a que deverá ter melhores equipamentos nesta área.
Na altura em que fui trocar o equipamento à loja, este era o único modelo Samsung dual SIM em stock sem ser touch, por isso optei por ele devido à minha necessidade de ter um telemóvel de teclas.
Em funcionamento com o BT do carro, o emparelhamento decorreu sem problemas, a sincronização de dados não correu assim tão bem, pois apenas sincronizou a lista telefónica. Quanto às chamadas apenas sincroniza as que são registadas depois e enquanto o telemóvel estiver ligado ao BT do carro, fora isso, a informação de chamadas não é sincronizada.
Para além disso, na lista telefónica as letras dos nomes com acentos e cedilhas não são mostradas. Isto, quanto a mim é um problema menor.
Mas este modelo ainda não me satisfazia totalmente, pois achava-o um pouco grande (um "tijolo" como se costuma dizer) e para além das questões do BT do carro, não permitia sincronização com Outlook, o que a mim me faz imensa falta por causa dos contactos, e ainda a questão da troca de SIM, pois cada vez que seleccionava um dos SIM, o telemóvel tinha de reiniciar para o assumir com predefinido.
E vai daí, troquei pelo que tenho actualmente.
3º Equipamento:
Samsung E2152
http://mea.samsungmobile.com/ENG/mobile-phones/samsung-e2152
Dos três modelos que testei, este foi sem dúvida o que mais funcionalidades permitia.
Em termos de hardware está um pouco abaixo dos anteriores, nomeadamente na definição da câmara e do display, mas em termos de software, está muito mais completo. (isto na perspectiva de funcionalidades que eu próprio necessito)
Para começar, permite a sincronização com Outlook. Depois, no emparelhamento com o BT do carro, a informação é toda sincronizada, quer a lista telefónica quer os registos de chamadas. (Na lista telefónica, a questão de as letras dos nomes com acento ou cedilha não serem apresentadas no RNS-E e quadrante manteve-se, mas como já referi, acho que é uma questão menor)
Para além disso, a bateria tem um tempo de duração bastante alargado, pois tenho sempre o bluetooth ligado, falo entre uma a duas horas ao telemóvel por dia e a bateria dura entre 4 a 5 dias.
Finalmente, uma funcionalidade que acho muito interessante é a troca entre SIMs. Esta troca é feita através de uma tecla lateral dedicada exclusivamente a esse efeito e cada SIM é activado para ser o predefinido apenas carregando nessa tal tecla. O telefone não tem de reiniciar e a troca é instantânea.
Resumindo, este telemóvel é uma excelente escolha para quem necessita de um Dual SIM, tem um Audi com Bluetooth, necessita de um telemóvel robusto e com bateria durável, tem uma actividade em que dão mais jeito as teclas que um Touch e também para quem não quer gastar muito dinheiro num telemóvel.
P.S.:Desculpem o "testamento", mas como o tópico é relacionado com opiniões/esclarecimentos, acho que quanto mais e objectiva informação se poder dar, melhor.