Na imagem só vejo uma dessas valvulas
PS:
O meu motor é diferente do teu.
Pela foto que partilhas tu tens exactamente duas peças para trocar no teu circulo.
O esquema do meu motor não é assim. Eu nao tenho isso. (só tenho uma atras do bloco).
O meu deve estar ao lado do vaso. Acho que vou meter eu mãos à obra...
PS2:
Foto para o tubo do teu!
E fica aqui o
link do forum russo. Muito interessante para o vosso CAGA, com alguns tutoriais...
PS3:
Já percorri o meu circuito. O meu sendo facelift já tem um motor mais recente e supostamente mais eficiente segundo li (e convém dizer que o meu é caixa manual e com radiador auxiliar).
Isto é, o meu apenas tem o termostato que sai do bloco mais o termostato que está nas tubagens (ambos já foram mudados no meu caso). E no meu caso já não tem a tal válvula anti retorno.
Supostamente quando se liga o Ac/Sofagem o calor da refrigeração é desviado para aquecer o interior do carro (quando estão temperaturas muito baixas) e o motor não tem a capacidade para gerar o calor suficiente para manter o ponteiro nos 90 (pode trabalhar em segurança entre os 70º - 120º). Isto só acontece em percurso citadino. E nestas condições. Bastaria ligar a recirculação do ar para ele subir novamente, sem haver necessidade de ir para AE ou de desligar AC/Sofagem.
Parece-me ser a forma como trabalha no CGLC e nos TDIs mais recentes por serem mais eficientes (gasolina não terão este comportamento). Estive à conversa com um colega que tem um VW que também tem exactamente o mesmo comportamento desde o klm 0.