temperatura

boas pessoal!!
hoje passou-se uma coisa no minimo estranha, depois de desligar o motor, passado uns 5 minutos, dava a xave e o ponteiro da temperatura passava dos 90ºC, visto no climatronic xegava aos 105ºC, punha o carro a trabalhar e fazia-me a estrada, passado 1 minuto a temperatura voltava ao normal, ou seja, a temperatura so subia com o motor parado.. ja liguei ao VAG e não tenho erros, e nunca me acendeu a luz da temperatura no quadrante, será que alguem me pode ajudar com este dilema!?
 
A ventoinha roda? Não percebo nada disso mas os carros costumam aquecer mais parados por causa de não haver deslocação do vento, e se a ventoinha não disparar aquece bué. Mas deve de haver alguém com mais conhecimentos para te ajudar.

Boa sorte
 
A ventoinha roda? Não percebo nada disso mas os carros costumam aquecer mais parados por causa de não haver deslocação do vento, e se a ventoinha não disparar aquece bué. Mas deve de haver alguém com mais conhecimentos para te ajudar.

Boa sorte
sim roda!!
como podes ver, desde que o motor esteja a trabalhar, a ventoinha dos nossos carros (B5) esta tambem a trabalhar..
 
sim roda!!
como podes ver, desde que o motor esteja a trabalhar, a ventoinha dos nossos carros (B5) esta tambem a trabalhar..


Estas ventoinhas têm uma espécie de "embraiagem" (acopolamento viscoso) que só as coloca em "força" quando a temperatura sobe, apesar de estarem sempre a rodar não ventilam quase nada em "vazio". O problema poderá ser desse "acopolamento viscoso" ou do termoestato.

Mas, não sendo especialista, alguém mais conhecedor poderá esclarecer-te melhor e/ou corrigir alguma "asneira" que eu tenha escrito . . . :green:
 
Estas ventoinhas têm uma espécie de "embraiagem" (acopolamento viscoso) que só as coloca em "força" quando a temperatura sobe, apesar de estarem sempre a rodar não ventilam quase nada em "vazio". O problema poderá ser desse "acopolamento viscoso" ou do termoestato.

Mas, não sendo especialista, alguém mais conhecedor poderá esclarecer-te melhor e/ou corrigir alguma "asneira" que eu tenha escrito . . . :green:
o problema é que o ponteiro da temperatura so sobe quando o motor esta parado :green:
 
O Vinny explicou bem o que pode ser...

Faz um teste muito simples de despiste da viscosa porque ainda é cara...

Colocas o carro frio a trabalhar, e com um cabo de vassoura páras a ventoinha, (não te preocupes que ela pára e não estás a estragar nada)...

Com a ponta do pau mantens a ventoinha parada ( numa ponta da ventoinha pouca pressão, o suficiente para ela não rodar)...

Quando o carro chegar aos 90º esperas mais um pouco que ela tem que começar a rodar sozinha com muita força ( com o pau não a seguras)...

Se isso acontecer a viscosa está boa...
 
Mantem sempre ligado:p:p
:p
:p:p:p:p:p

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O Vinny explicou bem o que pode ser...

Faz um teste muito simples de despiste da viscosa porque ainda é cara...

Colocas o carro frio a trabalhar, e com um cabo de vassoura páras a ventoinha, (não te preocupes que ela pára e não estás a estragar nada)...

Com a ponta do pau mantens a ventoinha parada ( numa ponta da ventoinha pouca pressão, o suficiente para ela não rodar)...

Quando o carro chegar aos 90º esperas mais um pouco que ela tem que começar a rodar sozinha com muita força ( com o pau não a seguras)...

Se isso acontecer a viscosa está boa...
vou testar isso, so axo estranho o raio do ponteiro so subir com o motor parado assim que ponho a trabalhar, passado 1 ou 2 minutos o ponteiro estabiliza nos 90ºC.. segue um video de exemplo

 
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O Vinny explicou bem o que pode ser...

Faz um teste muito simples de despiste da viscosa porque ainda é cara...

Colocas o carro frio a trabalhar, e com um cabo de vassoura páras a ventoinha, (não te preocupes que ela pára e não estás a estragar nada)...

Com a ponta do pau mantens a ventoinha parada ( numa ponta da ventoinha pouca pressão, o suficiente para ela não rodar)...

Quando o carro chegar aos 90º esperas mais um pouco que ela tem que começar a rodar sozinha com muita força ( com o pau não a seguras)...

Se isso acontecer a viscosa está boa...

:o:o:o

Estavas com vontade ontem:lol::lol:
 
bue de estranho...
não será o sensor de temperatura marado? ou o ponteiro...
o sensor é relativamente novo, foi comprado no final de Dezembro de 2010, o ponteiro quando faço teste com o VAG conta um pouco adientado, mas é coisa de 2 milimetros, lembro-me de ja ha uns bons tempos o carro me ter feito isto, mas depois não tornou a fazer ate ontem, que foi todo o dia assim..
 
Era isso mesmo o que queria dizer, ela rodar roda sempre, mas apenas com o balanço do motor, o que poderá estar a acontecer é a embraiagem não está a atracar.

Ou seja, faz o teste quando ela supostamente deveria de estar atracada e se parar é porque essa embraiagem deve estar lixada.

O que vi acontecer num passat foi o contrário, a ventoinha rodava sempre e o motor não chegava a aquecer.
 
bem feito o teste que recomendou o pratinhol, carro a trabalhar a frio, parei a ventoinha, com o VAG ligado este deu indicação de 91,5ºC maximo nunca passou desse valor ora ia para os 90 ora ia para os 91.5, a verdade é que a ventoinha nunca fez força para arrancar com mais velocidade, peguei no carro fui dar uma volta, depois do motor parado, o ponteiro manteve nos 90ºc, antes de parar o motor, ouvia uma barulho anormal, parecia um chiar de correias, peguei no WD-40 e pus na viscosa, e o barulho desapareceu..
hoje esta tudo normal aparentemente, de salientar que ontem retirei o sensor de temperatura e lhe dei uma limpeza..
vamos ver como corre a proxima volta, depois dou noticias ;)
 
bem feito o teste que recomendou o pratinhol, carro a trabalhar a frio, parei a ventoinha, com o VAG ligado este deu indicação de 91,5ºC maximo nunca passou desse valor ora ia para os 90 ora ia para os 91.5, a verdade é que a ventoinha nunca fez força para arrancar com mais velocidade, peguei no carro fui dar uma volta, depois do motor parado, o ponteiro manteve nos 90ºc, antes de parar o motor, ouvia uma barulho anormal, parecia um chiar de correias, peguei no WD-40 e pus na viscosa, e o barulho desapareceu..
hoje esta tudo normal aparentemente, de salientar que ontem retirei o sensor de temperatura e lhe dei uma limpeza..vamos ver como corre a proxima volta, depois dou noticias ;)

continuo a achar q é sensor... se for isso vai acontecer novamente...
 
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