Ora bem, abri este tópico para tentar que algum de vós já com calo nesta matéria me ajude a tentar perceber uma situação.
Na passada segunda-feira aventurei-me a fazer a mudança da correia de distribuição do meu A3, aproveitei e mudei também filtros de ar, gasóleo e habitáculo.
Diga-se de passagem que não é facil e dá trabalho, principalmente sem elevador, mas ao final do dia tinha já tudo montado e sem problemas.
Mas antes de montar o apoio do motor e após ter a parte da correia no sitio e o tensor e polias apertadas, andei com a cambota à mão umas voltas, voltei a colocar o motor em PMS e recoloquei as ferramentas de indexação, tanto na árvore de cames como na bomba injectora as ferramentas entraram na boa, o tensor estava com os indicadores alinhados, mas a marca do volante estava um pouco fora de alinhamento, adiantado cerca de 5mm.
Como não senti nenhuma resistência ao dar a volta ao motor, removi as ferramentas e dei a chave. O carro pegou logo e tem um trabalhar normalíssimo, por isso julgo que o ligeiro desalinhamento do volante não seja relevante.
Depois de deixar aquecer o motor ao ralenti, liguei o VCDS e verifiquei o ponto da bomba, que para meu espanto estava impecável, prefiro um cheirinho adiantada, mas não me apeteceu estar a mexer novamente e deixei ficar assim. Depois olhei para o tensor, e aqui é que está a minha preocupação, os indicadores não estavam bem alinhados, estavam ligeiramente cerca de 3mm no sentido anti-horário, mas como o tensor é automático pensei que fosse influencia da temperatura.
Hoje de manha com o carro frio, tirei a tampa da correia e verifiquei o tensor, e realmente os indicadores estão ligeiramente desalinhados, mas pouco mesmo, tipo 3 ou 4mm... para menos (anti-horário).
A minha questão é se realmente a mola compensa esta ligeira diferença e não há problema ou se tenho que desmanchar meio carro novamente para reajustar aquilo? É que a correia parece-me bem esticadinha!
Não sou mecânico auto e sei que me aventurei num procedimento que se mal feito podem resultar despesas avultadas, tenho perfeita noção disso, mas também sei daquilo que sou capaz e daquilo que gosto de fazer e sabia que era capaz. Fiz as minhas ferramentas de indexação, fiz um saca para a polia da árvore de cames, fiz uma ferramenta para o tensor, comprei uma chave dinamómetrica e emprestaram-me outra, acho que fiz tudo direitinho, mas fiquei com esta mosca atrás da orelha.... nem tudo podia ser perfeito...
Pratinhol, rafael, etc, chamados à recepção faxabor!
Na passada segunda-feira aventurei-me a fazer a mudança da correia de distribuição do meu A3, aproveitei e mudei também filtros de ar, gasóleo e habitáculo.
Diga-se de passagem que não é facil e dá trabalho, principalmente sem elevador, mas ao final do dia tinha já tudo montado e sem problemas.
Mas antes de montar o apoio do motor e após ter a parte da correia no sitio e o tensor e polias apertadas, andei com a cambota à mão umas voltas, voltei a colocar o motor em PMS e recoloquei as ferramentas de indexação, tanto na árvore de cames como na bomba injectora as ferramentas entraram na boa, o tensor estava com os indicadores alinhados, mas a marca do volante estava um pouco fora de alinhamento, adiantado cerca de 5mm.
Como não senti nenhuma resistência ao dar a volta ao motor, removi as ferramentas e dei a chave. O carro pegou logo e tem um trabalhar normalíssimo, por isso julgo que o ligeiro desalinhamento do volante não seja relevante.
Depois de deixar aquecer o motor ao ralenti, liguei o VCDS e verifiquei o ponto da bomba, que para meu espanto estava impecável, prefiro um cheirinho adiantada, mas não me apeteceu estar a mexer novamente e deixei ficar assim. Depois olhei para o tensor, e aqui é que está a minha preocupação, os indicadores não estavam bem alinhados, estavam ligeiramente cerca de 3mm no sentido anti-horário, mas como o tensor é automático pensei que fosse influencia da temperatura.
Hoje de manha com o carro frio, tirei a tampa da correia e verifiquei o tensor, e realmente os indicadores estão ligeiramente desalinhados, mas pouco mesmo, tipo 3 ou 4mm... para menos (anti-horário).
A minha questão é se realmente a mola compensa esta ligeira diferença e não há problema ou se tenho que desmanchar meio carro novamente para reajustar aquilo? É que a correia parece-me bem esticadinha!
Não sou mecânico auto e sei que me aventurei num procedimento que se mal feito podem resultar despesas avultadas, tenho perfeita noção disso, mas também sei daquilo que sou capaz e daquilo que gosto de fazer e sabia que era capaz. Fiz as minhas ferramentas de indexação, fiz um saca para a polia da árvore de cames, fiz uma ferramenta para o tensor, comprei uma chave dinamómetrica e emprestaram-me outra, acho que fiz tudo direitinho, mas fiquei com esta mosca atrás da orelha.... nem tudo podia ser perfeito...
Pratinhol, rafael, etc, chamados à recepção faxabor!



