Sem querer tirar negócios a ninguém (não foi sequer a minha intenção), há no entanto que dizer as coisas de forma clara... e para tal vou dar exemplos para a plataforma B6 que é a que sei com segurança.
1º - Se por exemplo o carro tiver smls compatível (basta que tenha volante MF), para ter o CC apenas basta comprar a manete e configurar no Vag. Neste caso o custo é apenas o da manete, ou seja cerca de 40€ que afirmei atrás...
2º- Como disse atrás, a função de CC contempla várias funções, como seja, activar, desactivar, resume, aumentar vel, diminuir velocidade, etc... ou seja, nunca terão o CC de forma completa a funcionar.
3º- Dizes que alterar o SMLS é básico... acredito, até porque sou leigo no que diz respeito a essas alterações, contudo poderá haver o risco de que alguma coisa corra mal, e estamos a falar de uma peça que nova custa na Audi 180€+IVA.
Mais uma vez digo que não estou a tentar tirar negocio a ninguém, apenas acho que as coisas às vezes devem ser postas de forma mais clara para quem não está por dentro ou não tem os conhecimentos... Sinceramente, e mais uma vez olhando para a plataforma B6, acho que justifica sempre ir pela via OEM.