E será fiável?Só mais uma info em relação ao assunto que foi falado atrás por causa de testar o termostato.
O termostato pode ser testado sem ser retirado, só é necessário algo para testar os sensores por obd e medir a evolução da temperatura no tubo de radiador onde o termostato controla a temperatura, se aquecer, abrir o termostato cedo demais está ko.
mesmo a frio, tens o retorno para o vaso de expansao. pelo menos no 8l. quando tive um problema de aquecimento, estive a "estudar" o circuito e o retorno, vem diretamente do bloco/cabeça para o vazo para nao acomular pressao, nao podemos esquecer que a bomba de agua nao para, logo, a pressao tem de ir para algum lado. mas isto dito por um leigo na materia, os mais entendidos que se cheguem à frenteAmigo se o tubo de retorno do vaso de expansão estiver a retornar a água é sinal que o termostato está abrindo
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o vazo, faz parte do circuito mas ao mesmo tempo nao faz, e verdade, o termoestato fechado, a agua nao circula no radiador, mas se vires bem, o tubo do retorno vai diretamente da cabeça para o vazo, nao me estou a conseguir explicar bem.......Penso não estar a dizer asneira mas a água não circula no radiador enquanto não atinge os 87 graus para aquecer o motor mais rápido e depois de abrir o termostato a água faz passagem ao bloco indo pelo termostato para o radiador e voltando ao vaso de expansão
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Bem eu confesso que não percebo nada do assunto e lendo tudo ainda mais confundido fiquei.
O que escrevi em cima veio de um tópico de outro fórum em que eu expus este problema, obtive várias respostas mas esta que escrevi foi escrito por um especialista em mecânica uma pessoa que percebe mesmo do assunto. Talvez aqui do fórum haja quem o conheça ele é do Norte.
A conclusão que cheguei é que o que se passa no meu carro não é normal, o ponteiro da temperatura não pode oscilar, mas o termostato pode não estar totalmente danificado daí conseguir segurar a temperatura no verão por exemplo.
Mas com certeza o meu termostato anda a abrir cedo de mais.
Achei a explicação dele bastante pertinente e simples e parece me que tem toda a lógica pois tem de haver uma forma de se conseguir testar um termostato sem ter que o remover.
Boas!@apollo86 No teu caso é normal pois é um 177cv (tem um comportamento diferente, além dos componentes que são diferentes, onde o circuito está incluído).
Podes partilhar a nota da casa mãe que partilharam ctg?
é que por vezes quem desenha os modelos tem mais razão que pessoas que vão aprendendo com tentativas e erro. Podes poupar o tempo e custo na viagem até ao Porto pois não te vão resolver o "problema".
A solução/resolução aplicada nos 170 não é replicada nos 177, ponto final.
Já partilhei aqui: https://www.audipt.com/threads/temperatura-resolvido.136862/page-14
O 177 tem apenas dois termostatos e não tem a valvula antiretorno (a tal que costuma dar problemas nos outros motores que está dentro de um tubo em que algumas oficinas da audi só vendem a peça completa, mas que se souberes a referencia é possível comprar).
Mais, supostamente quando se liga o Ac/Sofagem o calor da refrigeração é desviado para aquecer o interior do carro (quando estão temperaturas muito baixas) e o motor não tem a capacidade para gerar o calor suficiente para manter o ponteiro nos 90 (pode trabalhar em segurança entre os 70º - 120º). Isto só acontece em percurso citadino. E nestas condições. Bastaria ligar a recirculação do ar para ele subir novamente, sem haver necessidade de ir para AE ou de desligar AC/Sofagem.
E nota, isto apenas é para o CGLC de 177cv porque segundo a Audi são motores mais eficientes.
PS:
Existe uma alternativa para colocar a temperatura fixa nos 90, mas para isso tens de enganar o sistema o que irá prejudicar a meu ver para quem faz muitos quilómetros e também no Verão. O que vi foi algumas pessoas a inverterem a válvula (link). Eu deixaria tal como está, afinal foi idealizado desta forma.