Teste de Compressão

Boas.
Venho por este modo solicitar a vossa ajuda, a quem entenda minimamente do assunto.

Não é um Audi, nem tão pouco anda lá perto, é um todo-poderoso Renault Clio dci.

Desde à algum tempo para cá noto que o motor anda com um consumo exagerado de óleo. Não tenho fugas no motor, nem nas tubagens, nem tão pouco tenho óleo a verter pelo cárter. Após algum tempo com os mesmos sintomas, decidi-me pela troca de marca de lubrificante.

Anteriormente utilizei um óleo Mobil 1 10w40, estando agora a utilizar o BP Visco 7000 0w40. Sei que é um óleo de viscosidade muito fina, mas ficou-me por um preço fantástico e esperava obter um rendimento mais elevado relativamente ao Mobil 1.

Fiquei na esperança que com a troca de marca o problema ficasse solucionado, mas aparentemente continuou...

Digamos que "mama" cerca de 1 litro em cerca de 2000 kms.

Algo não está bem, e não me convenço que a "culpa" é de ser um óleo tão fino!

Como tal, começo a desconfiar seriamente da integridade dos segmentos....

A ideia de fazer um teste de compressão ao motor, agrada-me, pois acredito que me detectasse a fonte do problema. Contudo, nunca fiz nenhum, nem tenho conhecimento de ninguém que tenha feito.

Depois de tanto paleio sobre o assunto que me anda a incomodar, pergunto:

Vale a pena fazer o teste?
Há outra alternativa para descobrir o motivo pelo qual o óleo desaparece?

Nota: Motor de origem e não, não faz fumaça....

Cumps
 
O oleo afinal ficou caro...ter usado um 0w nesse motor ja deve ter estragado os segmentos.volta ao 10w40 e se ainda beber mto ai sim abre ou faz o teste.
 
Art disse:
O oleo afinal ficou caro...ter usado um 0w nesse motor ja deve ter estragado os segmentos.volta ao 10w40 e se ainda beber mto ai sim abre ou faz o teste.

Mas pelo que ele diz já consumia oleo antes de modar para o 0w
 
uma duvida :?:

quantos ktrs tem o carro :?:

não perdes nada em fazer o teste de compressão, demora pra i 45mitutos ou uma horita
 
106000.

Quando tinha o 10w40 acontecia o mesmo, daí o problema já vir de trás....

O que poderá ser?
 
Penso que deves fazer o teste de compressão pois não perdes nada,e é relativamente rápido e não muito dispendioso,e assim já tiras as duvidas se é ou não dos segmentos,mas não creio que 1 motor com pouco mais de 100.mil kil já esteja a precisar de uma repação tão dispendiosa!Em todo o caso se não for segmentos poderá ser os vedantes das válvulas que não retem o óleo eficazmente,é o meu palpite mas como é lógico é 1 problema complexo e deve ser analisado bem por 1 mecanico da tua confiança,mas contudo penso que deves fazer o teste de compressão em primeiro...
espero ter ajudado.

cump.
 
Partzy disse:
Boas.
Venho por este modo solicitar a vossa ajuda, a quem entenda minimamente do assunto.

Não é um Audi, nem tão pouco anda lá perto, é um todo-poderoso Renault Clio dci.

Desde à algum tempo para cá noto que o motor anda com um consumo exagerado de óleo. Não tenho fugas no motor, nem nas tubagens, nem tão pouco tenho óleo a verter pelo cárter. Após algum tempo com os mesmos sintomas, decidi-me pela troca de marca de lubrificante.

Anteriormente utilizei um óleo Mobil 1 10w40, estando agora a utilizar o BP Visco 7000 0w40. Sei que é um óleo de viscosidade muito fina, mas ficou-me por um preço fantástico e esperava obter um rendimento mais elevado relativamente ao Mobil 1.

Fiquei na esperança que com a troca de marca o problema ficasse solucionado, mas aparentemente continuou...

Digamos que "mama" cerca de 1 litro em cerca de 2000 kms.

Algo não está bem, e não me convenço que a "culpa" é de ser um óleo tão fino!

Como tal, começo a desconfiar seriamente da integridade dos segmentos....

A ideia de fazer um teste de compressão ao motor, agrada-me, pois acredito que me detectasse a fonte do problema. Contudo, nunca fiz nenhum, nem tenho conhecimento de ninguém que tenha feito.

Depois de tanto paleio sobre o assunto que me anda a incomodar, pergunto:

Vale a pena fazer o teste?
Há outra alternativa para descobrir o motivo pelo qual o óleo desaparece?

Nota: Motor de origem e não, não faz fumaça....

Cumps

Um vizinho meu é mecanico na RENAULT e é uma pessao muito prestavel, e tem um excelente conhecimento da marca..

Se quiseres cá vir um dia a Aveiro, falas com ele e ele ve o carro e ja te deve dizer alguma coisa, por telefone as vezes nao é a mesma coisa..

Abraço
 
Art disse:
O oleo afinal ficou caro...ter usado um 0w nesse motor ja deve ter estragado os segmentos.volta ao 10w40 e se ainda beber mto ai sim abre ou faz o teste.

como é que se estraga os segmentos usando um oleo mais fino?
 
Back
Top