Ora viva.
A pedido de vários users do fórum, cá vai este DIY de substituição de cromados do airbag.
Ferramentas:
Chave torx 25 para soltar o airbag.
Broca de 6mm de ferro.
Barbequim.
Dremel com ponteira de lixa.
Chave de fenda fininha.
Panos para proteger o airbag.
Rebites (X10) de 5/12.
Ferro de soldar a gaz com ponteira chata ou de alisamento.
Kit de cromados : logo (se necessário) e aro.
Alguns de vocês se queixam do mau estado do cromado do airbag.
Há kits de qualidade no AliExpress a rondar os 15€. Na compra, ter sempre o cuidado de não comprar uma capa de colar, mas sim um aro de instalar.

Há a opção de cromado brilhante ou fosco.
A escolha é vossa.
No caso do A3 8p de 2009, é fosco.
Começamos por remover o airbag com a ajuda de uma chave torx. Encontram 2 tampas amovíveis por trás, 1 de cada lado. O parafuso está pelo topo. Um espelho pode ajudar-vos caso não tenham prática de o fazer.
Depois de remover o airbag,
Inspecionar as laterais. Vão encontrar 10 rebites a volta da capa.
Os mesmos devem ser removidos com a ajuda de um barbequim, e uma broca de ferro ou aço HSS. Basta furar a cabeça do rebite (muito cuidado para não vazar o buraco) até a chapa. Não precisam furar todo. Só a cabeça até se soltar. Eu normalmente furo a cabeça quase até ao fim, e com uma chave de fenda fina, no topo, centrado, 2 pancadinhas e saltam logo fora. Utilizem um pano para proteger o airbag.

ATENÇÃO!!! MUITO CUIDADO PARA NAO FICAREM QUALQUER TIPO DE LIMALHAS EM LADO NENHUM, NEM RESTOS DE REBITE!!! Isto em caso do airbag rebentar em caso de necessidade, não levarem com os metais nos olhos e rosto. É muito importante e deve ser feito com calma e muita limpeza. Friso: importante ter cuidado com as limalhas!!!!
Feito isto, com a chave de fendas fina, separam as abas da capa da estrutura e airbag. É só puxar aos poucos a toda a volta. Cuidado para manterem o melhor possível a forma do saco do airbag.

Feito isto, agora é desbastar o plástico pelo interior da capa. São basicamente os pinos derretidos do aro. Utilizem um Dremel com uma ponteira de lixa.
Basta só remover a superfície branca do plástico, evitando ao máximo danificar a capa.

Depois podem remover o aro velho.
Fica como exemplificado nas fotos
De seguida, instalam o aro novo.
Os pinos são mais finos, mas chegam para serem derretidos com o auxílio de um ferro a gaz e uma ponteira chata.
Derretem bem alinhado e bem plano.

Está será a parte mais delicada.
Mas fácil de executar.

No final, deverá parecer novo e imaculado. É uma boa alternativa, já que podem comprar airbags arranhados e feios a baixo custo, e fazer este DIY e renovar o aspeto do mesmo. Fica a dica.
Depois voltam a instalar o airbag (aconselho a verem videos de como remover e instalar) ao sítio e está pronto para deliciar os olhos do dono.

Espero que ajude quem já pensou o fazer, mas tem receio. Da algum trabalho, mas considero que é de um grau de dificuldade relativamente baixo.
Um abraço a todos.
A pedido de vários users do fórum, cá vai este DIY de substituição de cromados do airbag.
Ferramentas:
Chave torx 25 para soltar o airbag.
Broca de 6mm de ferro.
Barbequim.
Dremel com ponteira de lixa.
Chave de fenda fininha.
Panos para proteger o airbag.
Rebites (X10) de 5/12.
Ferro de soldar a gaz com ponteira chata ou de alisamento.
Kit de cromados : logo (se necessário) e aro.
Alguns de vocês se queixam do mau estado do cromado do airbag.
Há kits de qualidade no AliExpress a rondar os 15€. Na compra, ter sempre o cuidado de não comprar uma capa de colar, mas sim um aro de instalar.


Há a opção de cromado brilhante ou fosco.
A escolha é vossa.
No caso do A3 8p de 2009, é fosco.
Começamos por remover o airbag com a ajuda de uma chave torx. Encontram 2 tampas amovíveis por trás, 1 de cada lado. O parafuso está pelo topo. Um espelho pode ajudar-vos caso não tenham prática de o fazer.
Depois de remover o airbag,
Inspecionar as laterais. Vão encontrar 10 rebites a volta da capa.
Os mesmos devem ser removidos com a ajuda de um barbequim, e uma broca de ferro ou aço HSS. Basta furar a cabeça do rebite (muito cuidado para não vazar o buraco) até a chapa. Não precisam furar todo. Só a cabeça até se soltar. Eu normalmente furo a cabeça quase até ao fim, e com uma chave de fenda fina, no topo, centrado, 2 pancadinhas e saltam logo fora. Utilizem um pano para proteger o airbag.

ATENÇÃO!!! MUITO CUIDADO PARA NAO FICAREM QUALQUER TIPO DE LIMALHAS EM LADO NENHUM, NEM RESTOS DE REBITE!!! Isto em caso do airbag rebentar em caso de necessidade, não levarem com os metais nos olhos e rosto. É muito importante e deve ser feito com calma e muita limpeza. Friso: importante ter cuidado com as limalhas!!!!
Feito isto, com a chave de fendas fina, separam as abas da capa da estrutura e airbag. É só puxar aos poucos a toda a volta. Cuidado para manterem o melhor possível a forma do saco do airbag.


Feito isto, agora é desbastar o plástico pelo interior da capa. São basicamente os pinos derretidos do aro. Utilizem um Dremel com uma ponteira de lixa.
Basta só remover a superfície branca do plástico, evitando ao máximo danificar a capa.



Depois podem remover o aro velho.
Fica como exemplificado nas fotos
De seguida, instalam o aro novo.
Os pinos são mais finos, mas chegam para serem derretidos com o auxílio de um ferro a gaz e uma ponteira chata.
Derretem bem alinhado e bem plano.

Está será a parte mais delicada.
Mas fácil de executar.

No final, deverá parecer novo e imaculado. É uma boa alternativa, já que podem comprar airbags arranhados e feios a baixo custo, e fazer este DIY e renovar o aspeto do mesmo. Fica a dica.
Depois voltam a instalar o airbag (aconselho a verem videos de como remover e instalar) ao sítio e está pronto para deliciar os olhos do dono.

Espero que ajude quem já pensou o fazer, mas tem receio. Da algum trabalho, mas considero que é de um grau de dificuldade relativamente baixo.
Um abraço a todos.
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