Trocar Caixa Automatica por Manual ( A6 Avant de 2000 )

Boa tarde,
não sei se é o sitio certo para este tópico, mas penso que seja....
já alguem daqui fez a alteração de uma caixa automatica para uma manual??
eu estou a tentar fazer em uma A6 avant do ano 2000,
as vezes avanço outra vezes vou andando para trás :(
Hoje a caixa ja está no sitio e meti a carrinha a trabalhar pela 1ª vez com a caixa manual,
mas......
o que acontece é o seguinte,
a carrinha só vai até as 2000 / 2500 rotações, não passa daí....
Alguem me consegue dizer porque será ????

possivel problema será de sensores ????

caixa automatica - Leva um sensor ao lado dos dentes do volante de embraigem ( penso que é onde passam 6 pinos que têm o volante da caixa automatica )

caixa manual - Leva 2 ( uma nos dentes e outro mesmo ao lado )

Abraço
Carlos Sá
 
Last edited:
Re: Caixa Automatica Vs Manual ( A6 Avant de 2000 )

Ou será mesmo por ainda ser necessário fazer a programação da centralina para " caixa manual " ????
Ajudas por favor :)
 
Re: Caixa Automatica Vs Manual ( A6 Avant de 2000 )

boas penso que nao vai passar so pela troca da caixa ,a algum tempo atras fiz a mesma troca mas num A3 1.8 e nessa altura para nao ter dores de cabeça substitui toda a cablagem do carro, quadrante e centralina isto porque o carro com caixa automatica tem duas centralinas Claro que deu algum trabalho mas tambem nao compensava reparar a caixa sendo um carro ja com muitos anos,apos a troca foi dar a chave e ate hoje ja la vao 3 anos e zero problemas
 
Re: Caixa Automatica Vs Manual ( A6 Avant de 2000 )

Ela já esta a funcionar, não passa é das 2000 e tal rotações, será que reprogramando a centralina para manual resolve ???

- - - - - - - - - -

Tem 2 centralinas ???
É uma geral e outra só para a caixa ????
 
Bom dia,
ontem a noite voltei a tirar a caixa para ver se descobria alguma coisa, e não fiquei nada contente com o que vi :(

HuIUQf.jpg

volante da caixa automatica

EQvXL2.jpg

volante da caixa manual

qfp4hb.jpg

os dois volantes sobrepostos ( na mesma posição ) mas como se pode ver na foto os pontos não coincidem
 
Last edited:
Re: Caixa Automatica Vs Manual ( A6 Avant de 2000 )

Ela já esta a funcionar, não passa é das 2000 e tal rotações, será que reprogramando a centralina para manual resolve ???

- - - - - - - - - -

Tem 2 centralinas ???
É uma geral e outra só para a caixa ????

sim isso mesmo

- - - - - - - - - -

continuo a dizer que deves trocar a cablagem e centralina sera a maneira mais facil por um carro identico de caixa manual
 
Eu estava a pensar reprogramar a centralina para manual,
sendo assim teria de trocar a cablagem toda ????

- - - - - - - - - -

Uma outra coisa,
eu andei a pesquisar na net para que serve o sensor que leva no volante,
mas fiquei um bocado confuso porque pelo que percebi tem mais do que uma funcionalidade,pareceu-me que até varia a funcionalidade de carro para carro
Na minha A6 avant C5 qual é a funcionalidade ou funcionalidades deste sensor???

FWzCrN.png
 
esse sensor e da rotacao da cambota e indica tambem o ponto morto superior depois a centralina vai gerir essa informaçao contudo se nao estou em erro a centralina de origem desse carro vem preparada para caixa automatica nao dando para alterar
 
obrigado,
vou ver se consigo saber se dá para reprogramar para caixa normal.

1º - o srº quando fez essa alteração, meteu também a centralina, mas teve também de mudar o canhão ou o sensor da chave da ignição por ser codificada certo ???

2º - E em relação a centralina que é somente para a caixa que eu nem sabia que existia, essa tirou-a do carro ou ficou sem efeito ???

3º - O sensor que famos anteriormente vai ligar a centralina que é só para a caixa ou vai ligar a centralina geral ???
 
Eu sei que sou velho mas detesto que me tratem por sr.:)em relacao ao assunto como ja disse troquei tudo a centralina da caixa tirei-a pois a cablagem nova que meti nem tem ligaçao para ela nao faz falta nenhuma o sensor que mostraste esta na caixa manual certo se sim da informaçao a centralina geral
 
sim, o que mostrei esta na caixa manual, mas a caixa automatica também tinha esse sensor, desliguei a ficha que ligava no sensor da caixa automatica e liguei no sensor que vinha na caixa manual.

mas quando dizes que trocaste tudo referes-te exactamente ao que? a cablagem toda do motor ????
 
Luis Silva, depois tenta-me dizer ao certo a cablagem que trocas-te :)

Em relação aos pontos do volante estarem em sitios diferentes como tinha mostrado numa foto anteriormente,
acho que já solucionei o problema, tenho de esperar por segunda para ir confirmar ao vivo com as duas caixas, mas estive a ver umas fotos que tinha tirado, e parece-me que o furo para o sensor de rotação tambem não fica no mesmo sitio nas caixas :D
 
Bons dias,
já estou a tratar de arranjar a centralina, não sei bem é que cablagem vou precisar arranjar também :(

em relação a caixa manual, para que o furo que não tem nada que esta junto ao sensor de rotação ??
é para algum outro sensor ???
FWzCrN.png
 
traz a cablagem do carro onde foste buscar a caixa manual confirma se o motor e igual ao que tens no teu carro e a centralina tambem penso que a instalaçao do motor e separada do resto senao vai ser mais complicado
 
Back
Top