Truques para abastecer

O autor deste texto trabalha numa refinaria há 31 anos:

Truques de um Engenheiro de Segurança para abastecer os veículos! Interessante!


*1º Truque:

Encher o tanque sempre pela manhã, o mais cedo possível.
A temperatura ambiente e do solo é mais baixa. Todoas os postos de
combustíveis têm seus depósitos debaixo terra. Ao estar mais fria a terra,
a densidade da gasolina e do diesel é menor. O contrário passa-se durante o
dia, que a temperatura do solo sobe, e os combustíveis tendem a
expandir-se. Por isto, se você enche o tanque ao meio dia, pela tarde ou ao
anoitecer, o litro de combustível não será um litro exactamente.Na
indústria petrolífera a gravidade específica e a temperatura de um solo tem
um papel muito importante. Onde eu trabalho, cada carregamento de
combustível nos camiões é cuidadosamente controlada no que diz respeito à temperatura. Para que, a cada galão vertido no depósito do camião seja exacto.
*2º Truque:

Quando for pessoalmente encher o tanque, não aperte a pistola ao máximo.
Segundo a pressão que se exerça sobre a pistola, a velocidade pode ser
lenta, média ou alta. Prefira sempre o modo mais lento e poupará mais
dinheiro. Ao encher mais lentamente, cria-se menos vapor e, a maior parte
do combustível vertido converte-se num cheio real, eficaz. Todas as
mangueiras vertedoras de combustível devolvem o vapor para o depósito. Se encherem o tanque apertando a pistola ao máximo uma percentagem do precioso líquido que entra no tanque do seu veículo se transforma em vapor do combustível, já contabilizado, volta pela mangueira de combustível ao depósito da estação. Isso faz com que, os postos consigam recuperar parte do combustível vendido, e o usuário acaba por pagar como se tivesse recebido a real quantidade contabilizada, menos combustível no tanque pagando mais dinheiro.
*3º.Truque:

Encher o tanque antes que este baixe da metade.
Quanto mais combustível tenha no depósito, menos ar há dentro do mesmo. O combustível evapora-se mais rapidamente do que você pensa.
Os grandes depósitos cisterna das refinarias têm tectos flutuantes no
interior, mantendo o ar separado do combustível, com o objectivo de manter a evaporação ao mínimo.

*4º Truque:

Não encher o tanque quando o posto de combustíveis estiver sendo
reabastecido e nem imediatamente depois.
Se você chega ao posto de combustíveis e vê um camião tanque que está
a abastecer os depósitos subterrâneos do mesmo, ou os acaba de reabastecer, evite, se puder, abastecer no dito posto nesse momento.
Ao reabastecer os depósitos, o combustível é jorrado dentro do depósito,
isso faz com que o combustível ainda restante nos mesmos seja agitado e os sedimentos assentados ao fundo acabam ficando em suspensão por um tempo.
Assim sendo você corre o risco de abastecer o seu tanque com combustível sujo.
 
Se for peço desculpa mas recebi este mail hoje e resolvi partilhar.
Existem aqui coisas que fazem sentido...
 
Como nao sabia e fiquei a saber, valeu mesmo o repost.
Apenas uma nota, se devo abastecer antes do deposito estar a meio, para poupar na evaporizaçao,
tambem andando com menos de metade no deposito, poupo combustivel, pois a bomba faz menos esforço
e o peso total do tanque diminui... Digo eu... :D
 
Outra nota, se o carro gasta menos combustivel por ser mais leve, convem andarmos apenas de carro
em jejum e depois de ter ido a casa de banho fazer necessidades. Se os passageiros do veiculo estiverem
mais leves, gasta menos combustivel... Digo eu... :D
 
Como nao sabia e fiquei a saber, valeu mesmo o repost.
Apenas uma nota, se devo abastecer antes do deposito estar a meio, para poupar na evaporizaçao,
tambem andando com menos de metade no deposito, poupo combustivel, pois a bomba faz menos esforço
e o peso total do tanque diminui... Digo eu... :D

Também tinha essa ideia
 
Em relação ao 3º truque, já conhecia... usava mais para contabilizar médias visto que não tenho computador de bordo.
Quanto às outras dicas vou testar e logo vejo se há alguma diferença ou não :D
 
Aquela dica de não abastecer quando os tanques são abastecidos parace-me bastante importante.
De facto a pressão daquelas mangueiras a despejar lá para dentro certamente levantam residuos.
 
Back
Top