[A3 8P] Tubas - Audi A3 Sportback 2.0 Tdi S-Line (by Wolfy)

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Maquina excelente, ainda vais sentir saudades dela.... mesmo trocando por um Q5.
Que tenhas a mesma sorte no Q5.
;)
 
Diário de Bordo: 13-05-2009

Ando a tentar minimizar os consumos com uma condução calma.

Tenho conseguido uma média de 5,3 l/100 km de casa para o trabalho e 4,4 l/100 do trabalho para casa.

Percurso e velocidades casa -> Trabalho:
- Troço de cerca de 300 metros da garagem até entrar na IC17 - velocidade média de 20 ou 30 km/h;
- IC17 - velocidade média de 100 km/h (sempre com cruise control);
- IC16 - velocidade média de 100 km/h - subida acentuada ao lado do Dolce Vita Tejo(sempre com cruise control);
- A9 - velocidade média de 120 km/h (sempre com cruise control);
- IC19 - velocidade média de 100 km/h (sempre com cruise control);
- Troço de cerca de 1 km entre a saída da IC19 e o emprego - velocidade média de 30 ou 40 km/h;
Média de consumo - 5,3 l/100 km

Percurso e velocidades Trabalho -> Casa:
- Troço de cerca de 1 km entre o emprego e a entrada da IC19 - velocidade média de 30 ou 40 km/h;
- IC19 - velocidade média de 100 km/h (sempre com cruise control);
- A9 - velocidade média de 120 km/h (sempre com cruise control);
- IC16 - velocidade média de 100 km/h - descida acentuada ao lado do Dolce Vita Tejo (sempre com cruise control);
- IC17 - velocidade média de 100 km/h (sempre com cruise control);
- Troço de cerca de 300 metros da IC17 até entrar na garagem - velocidade média de 20 ou 30 km/h;
Média de consumo - 4,4 l/100 km

Consumo global médio da ida e volta (os km para lá e para cá são praticamente os mesmos): 4,85 l/100 km
Combustível: BP Ultimate;
Pressão dos pneus: normal;
AC: desligado (por enquanto);
Vidros: fechados
Rádio a bombar !
 
Eu tenho sempre em mente uma situação, enquanto conduzo, que ajuda a consumir muito combustível:

"Nunca travar"

Não é bem nunca, mas evitar sempre que possível ter de travar.

Isto faz-nos ter uma condução muito mais calma e evita o desperdício de energia nos discos dos travões (pois é só para isso que servem, para transformar energia cinética em energia térmica).

Já consegui ir do trabalho até casa e só ter de carregar no pé do travão depois de entrar na garagem. Não é fácil, mas consegue-se. O truque é andar sempre com o carro engatado (mesmo nas descidas) para que o consumo seja "zero" quando não estamos a acelarar (diferente do consumo que existe quando o carro está em ponto morto, por exemplo, a descer) e levantar o pé do acelerador bastante antes de saber que vou ter de travar. Na realidade não se perde mais tempo, pois o resto do trânsito é que condiciona o nosso andamento.

Por exemplo, a descida da IC16, para quem a conhece, chego lá com uma média de cerca de 5,8 ou 5,9 e já consegui chegar ao final com 4,9 e depois, quando atesto, confirmo isto tudo (não vão lá pensar que o computador de bordo está marado). Faço o seguinte:

Entro na IC16 à velocidade mínima (adequada ao trânsito) que consigo. Normalmente é entre os 70 e os 80 km/h (o que já não é mau, pois estou a sair de uma estrada local para entrar na IC16. Depois deixo o carro em 5ª e nunca carrego nem no acelerador nem no travão até lá abaixo. Se tudo correr bem, no final, quando o piso endireita, chego aos 100/110 km/h e aí o carro começa a reduzir de velocidade... um pouco antes da curva apertada do final meto-lhe uma 4ª e entro na curva para aí a 60/70 km/h (não convém fazer isto a chover porque aquela curva é lixada).

No final da curva (IC17) volto a acelerar um pouco, 5ª..., acelerar até aos 100 km/h... 6ª... e pinba, cruise-control!

E pronto. Cá estão os consumos maravilha.

É engraçado na IC16 a malta a passar por mim a acelerar e em menos de 150 metros já estão com os stops acesos (a travar) e acabo por ultrapassá-los antes de chegar lá abaixo. Não percebo a mentalidade deste pessoal: vai a acelerar para gastar combustível, para depois a meio começar a travar, depois travam de mais e lá em baixo têm de acelerar outra vez para a curva... Será que o pessoal não sabe deixar o carro rolar?

É como aquele pessoal que na 2ª circular vai a 100... depois vê o radar (que limite a 80), mas passam para 60!!! Devem pensar que ficam com bónus para da próxima vez passar a 100 (20 km/h de bonús).
 
Boas!
Excelente exemplar!
Muito peso em extras, mesmo muito bom, só o exterior, mas se vai para mãos femeninas não vale muito o gasto! e até pode ser k alguem faça algum favor e avança-se logo com mod's exteriores.

Esses consumos são muito bons, mas ainda se pode fazer melhor!
:) já consegui em 130km's consumos de 3.9l/100 A28 + a11 + a3 durante 120km's, e uns milagrosos 4,4l/100km's a subir a serra do Gerês pelo meio mesmo com carro carregadissimo, até me passei quando vi!

Força ai nas mod's e continuação de "bons diarios de Bordo" pois é milagroso esse 2.0tdi!
O meu já deu mais do triplo dos problemas em 30.000km's
Abraços
 
Caros,

Não sei quem ainda segue este tópico/projeto, mas o Tubas ainda vive e de muito boa saúde... Está prestes a chegar aos 200.000 km e por enquanto, tudo original e sem qualquer problema.

Encontrei na garagem o saco de skie original que vinha com ele e como os tempos são de contenção, vou vendê-lo a quem dele precisar. Não faço publicidade aqui porque julgo ser contra as regras do fórum, mas podem procurar nos classificados por "Saco de Skie Original Audi A3".
 
Os últimos posts aqui do Tubas foram em 2009... abandonei um pouco este projeto uma vez que ofereci o carro à minha esposa e passei a dedicar-me mais ao Q5. De qualquer forma, o carro continua na família e em boa saúde... Aproxima-se agora dos 200.000 km e continua sem dar qualquer problema...

Entretanto, aconteceu uma coisa mais aborrecida que aproveito para partilhar e assim manter este tópico vivo e vem mesmo a calhar pois aparece depois de uma troca de conversa sobre jantes:

A minha esposa teve um encontro imediato com um passeio... Podia não ter sido nada de especial, já que foi só um encosto em andamento, mas logo por azar, nessa zona, o passeio estava partido/lascado e acabou por originar um impacto bastante grande e "aguçado" na jante do lado do pendura... O pneu rasgou todo e a jante ficou no estado que podem verificar em baixo (coloco todas as imagens em baixo).

Continuando a história, dirigi-me à Norauto para trocar o pneu e ver o que se podia fazer com a jante. A informação foi que a jante não tinha cura (pelo menos nas mãos deles) e o pneu como estava apenas 25% gasto e tinha feito um seguro na altura da compra (que só me custou 5 euros) teria apenas de pagar 25% do pneu novo... Aparentemente esta parte do pneu ficou-me apenas em 40 euros (com os Potenza 225 na jante de 17).

Entretanto recomendaram-me passar numa casa por trás da Pneuvita do Cacém (Ferroalumínos do Cacém) para ver o que diziam... Lá fui ter com eles e recebi a notícia que naquela jante só a conseguiam reparar e desempenar, mas não a conseguiam pintar pois tem uma pintura especial... Teria de ir à Audi.

Lá fui eu à Audi (às peças) pedir o orçamento para uma jante nova igual... 790 euros... Ia caindo para o lado (na Norauto avisaram-me logo disto e deram-me logo uma proposta para 4 jantes por 600 euros, pois disseram-me que ficaria mais barato que uma da Audi)... Entretanto, e como o senhor das peças deve ter visto que eu fiquei branco e azul e às bolinhas, recomendou-me logo passar na parte da colisão e falar com os colegas de lá (isto tudo na RTM de Alfragide que continua a ser a minha oficina de eleição).

Na colisão dissera-me que podiam mandar arranjar a jante numa casa espetacular em Braga (o meu compadre também já me tinha dito para lhe enviar a jante para o Norte que ele tratava disso em Braga numa casa muito conhecida e espetacular cujo nome continuo a desconhecer)... Disseram-me que não me conseguiam dar um orçamento certo mas que em princípio não chegaria aos 100 euros (só no transporte, se fosse eu a tratar, levavam-me 25 euros para enviar para o Norte e mais 25 euros para vir de volta, pela Chronopost).

Lá deixei a jantes na Audi (na 3ª feira passada) e disseram-me que na 5ª feira já a tinham por cá por volta das 14h... Hoje eram 13h15 e ligaram-me da Audi a informar que a jante já tinha chegado e a podia ir buscar (só 2 dias)... Lá fui eu busca-la... ainda um pouco incrédulo...

Resultado: a jante está nova como podem ver na foto, só demorou 2 dias, a Audi tratou de tudo (envios, recebimentos, tudo e mais alguma coisa), ainda me deram a fatura com o número de contribuinte, ainda pude pagar com Visa e o valor... 79,95 € já com IVA!!!

É de lhes tirar o chapéu... Realmente aquela oficina da Audi em Alfragide é simplesmente um espetáculo!!! Recomendo vivamente e confio inteiramente os meus carros às suas mãos.

Seguem então as fotos do antes e do depois. Não vale a pena identificar o que é antes e depois pois é claramente identificável.

No final, a brincadeira ainda me ficou por cerca de 120 euros... o que acho muito aceitável para tudo o que se passou e para o resultado final do trabalho (pneu novo de boa qualidade e jante com aspeto de nova).

dsc8465v.jpg


dsc8466f.jpg


dsc8469p.jpg


20130404150046.jpg
 
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Os últimos posts aqui do Tubas foram em 2009... abandonei um pouco este projeto uma vez que ofereci o carro à minha esposa e passei a dedicar-me mais ao Q5. De qualquer forma, o carro continua na família e em boa saúde... Aproxima-se agora dos 200.000 km e continua sem dar qualquer problema...

Entretanto, aconteceu uma coisa mais aborrecida que aproveito para partilhar e assim manter este tópico vivo e vem mesmo a calhar pois aparece depois de uma troca de conversa sobre jantes:

A minha esposa teve um encontro imediato com um passeio... Podia não ter sido nada de especial, já que foi só um encosto em andamento, mas logo por azar, nessa zona, o passeio estava partido/lascado e acabou por originar um impacto bastante grande e "aguçado" na jante do lado do pendura... O pneu rasgou todo e a jante ficou no estado que podem verificar em baixo (coloco todas as imagens em baixo).

Continuando a história, dirigi-me à Norauto para trocar o pneu e ver o que se podia fazer com a jante. A informação foi que a jante não tinha cura (pelo menos nas mãos deles) e o pneu como estava apenas 25% gasto e tinha feito um seguro na altura da compra (que só me custou 5 euros) teria apenas de pagar 25% do pneu novo... Aparentemente esta parte do pneu ficou-me apenas em 40 euros (com os Potenza 225 na jante de 17).

Entretanto recomendaram-me passar numa casa por trás da Pneuvita do Cacém (Ferroalumínos do Cacém) para ver o que diziam... Lá fui ter com eles e recebi a notícia que naquela jante só a conseguiam reparar e desempenar, mas não a conseguiam pintar pois tem uma pintura especial... Teria de ir à Audi.

Lá fui eu à Audi (às peças) pedir o orçamento para uma jante nova igual... 790 euros... Ia caindo para o lado (na Norauto avisaram-me logo disto e deram-me logo uma proposta para 4 jantes por 600 euros, pois disseram-me que ficaria mais barato que uma da Audi)... Entretanto, e como o senhor das peças deve ter visto que eu fiquei branco e azul e às bolinhas, recomendou-me logo passar na parte da colisão e falar com os colegas de lá (isto tudo na RTM de Alfragide que continua a ser a minha oficina de eleição).

Na colisão dissera-me que podiam mandar arranjar a jante numa casa espetacular em Braga (o meu compadre também já me tinha dito para lhe enviar a jante para o Norte que ele tratava disso em Braga numa casa muito conhecida e espetacular cujo nome continuo a desconhecer)... Disseram-me que não me conseguiam dar um orçamento certo mas que em princípio não chegaria aos 100 euros (só no transporte, se fosse eu a tratar, levavam-me 25 euros para enviar para o Norte e mais 25 euros para vir de volta, pela Chronopost).

Lá deixei a jantes na Audi (na 3ª feira passada) e disseram-me que na 5ª feira já a tinham por cá por volta das 14h... Hoje eram 13h15 e ligaram-me da Audi a informar que a jante já tinha chegado e a podia ir buscar (só 2 dias)... Lá fui eu busca-la... ainda um pouco incrédulo...

Resultado: a jante está nova como podem ver na foto, só demorou 2 dias, a Audi tratou de tudo (envios, recebimentos, tudo e mais alguma coisa), ainda me deram a fatura com o número de contribuinte, ainda pude pagar com Visa e o valor... 79,95 € já com IVA!!!

É de lhes tirar o chapéu... Realmente aquela oficina da Audi em Alfragide é simplesmente um espetáculo!!! Recomendo vivamente e confio inteiramente os meus carros às suas mãos.

Seguem então as fotos do antes e do depois. Não vale a pena identificar o que é antes e depois pois é claramente identificável.

No final, a brincadeira ainda me ficou por cerca de 120 euros... o que acho muito aceitável para tudo o que se passou e para o resultado final do trabalho (pneu novo de boa qualidade e jante com aspeto de nova).

http://imageshack.us/a/img692/7162/dsc8465v.jpg

http://imageshack.us/a/img692/9654/dsc8466f.jpg

http://imageshack.us/a/img580/3929/dsc8469p.jpg

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Único comentário possivel: WOW :wow: :pray: :palmas:
 
No fim de semana vou tirar uma foto à jante com a máquina fotográfica em vez de ser com o tlm para a comparação ser mais real.
 
yup nessa casa em braga fazem de tudo as jantes ate alarga-las eu ja mandei umas para arranjar levaram-me 100€ pelas 4 ja com envios e tudo mais ja para nao falar que as jantes estavam lastimaveis devido a um acontecimento parcido com um passeio.
CumpZ
 
O Tubas tem-se portado bem. Está quase a fazer 200.000 km nas mãos da família e não tem falhado. Apareceu-lhe agora uma maleita que pelo que já constatei com outros audistas, é normal ao fim destes km e é de difícil diagnóstico: a luz da direção assistida está acesa.

Em princípio será de origem tão simples como simplesmente a bateria... Ainda assim, a bateria ainda está em garantia e passou todos os testes que fizeram na oficina. Por essa razão, não podem substituí-la em garantia. Por outro lado, o controlador da direção (ou lá como aquilo se chama), custa 800 euros, por isso é de evitar substituir.

Ficou um dia na oficina, fizeram-lhe todos os testes e asseguram-me que não vou ficar sem direção de um momento para o outro. O código de erro que dá é de uma subtensão no sistema e isso indica que possa mesmo ser a bateria... Mas não existem quaisquer outros sintomas.

Também me disseram (mas não consegui confirmar a razão) para me ir preparando pois na próxima revisão era bem possível que precisasse de levar o motor de arranque e a embraiagem... Já falei com o pessoal da oficina e agora já ninguém se lembra porque o disseram e o que os levou a fazer esse aviso (foi a minha esposa que foi buscar o carro quando a informaram dessa situação).

Até podia parecer que era com a intenção de nos fazer gastar dinheiro, mas acho pouco provável, pois conhecem-me na oficina, não levaram nada por todos os diagnósticos que fizeram à direção e apenas disseram para nos preparar-nos (como se fosse rebentar a qualquer momento), estando a próxima revisão a mais de 1 ano.
 
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