Boas..
Venho aqui perguntar o que me esta a acontecer em outro carro em casa que por acaso nao é argolas mas partilha muita coisa connosco..
espero que nao haja problema, em fazer aqui esta pergunta, e caso haja, peço imensa desculpa, mas precisava mesmo da vossa ajuda
é um seat ibiza 6k sport , 1.9tdi 110cv, motor ASV 2001, bomba injectora, com 100.000km nacional.
e no domingo aconteceu uma coisa muito estranha:
-num percurso de 15 km sem grandes stress's nem puxadas, que o carro faz normalmente, o carro ao fim de uma pequena subida deu um estouro, e a pessoa que ia a conduzir, ligou aflita a pedir ajuda..
la segui po local, abro o capot, vejo o tubo solto, que nao tava rasgado nem nada danificado, voltei a coloca-lo no sitio, e fui dar uma volta com o carro.. sem puxar em demasia, passado uns kms, numa recta, em recuperação a seguir a uma curva la voltou a sair do sitio o dito tubo..
la o coloquei de novo, levei-o para casa, e la ligeui o VCDS, e nao encontrei nenhum erro.. para meu espanto..
mais uma vez, lembrei-me de fazer um teste.. fazer um graph dos valores da MAF, e da pressao do turbo.. porem sei que nao percebo grande coisa da coisa..
o que pude concluir é que em recuperação a MAF, atinge 800(nao sei ao certo a medida) mas dpois estabiliza bem mais abaixo, e ja o turbo, atinge picos de 2.5 bar se nao mais cada vez que passava de mudança..
neste teste puxamos o carro ao maximo a subir uma picada de 3km, a 7%, esticando as mudanças, e sem haver qualquer problema, tentado depois a direito com os mesmos valores, sem nunca haver nada que indicasse alguma avaria no carro..
la paramos outra vez em casa, e tenho ideia que guardei o graph.. ta é noutro pc.. mas dpois posto aqui..
Com esperança que tivesse sido um stress qualquer passageiro XD, nao liguei mais ao assunto..
o que é certo ontem em plena cidade de Viseu apos ter carregado a mala do carro com alguma carga(carro comercial) apos entrar numa rotunda um pouco mais a bruta(tal como deve ser em viseu) o carro volta-me a fazer a desfeita e volta a estourar.. la parei, coloquei o tubo no lugar, e levei o carro para casa com calma, sem voltar a ter stress's.
Vinha aqui perguntar se ha ideias do que podera ser.. do que podera causar esta pressao excessiva do turbo.. tenho ideia que pelo que ja li o turbo nao devia passar dos 2bar.. nao sei s estou correcto..
sera algum sensor?! sera turbo? maf?! deem-me ideias pf.. o carro é de trabalho e faz imensa falta..
Muito obrigado desde ja..
Jorge Soares
Venho aqui perguntar o que me esta a acontecer em outro carro em casa que por acaso nao é argolas mas partilha muita coisa connosco..
espero que nao haja problema, em fazer aqui esta pergunta, e caso haja, peço imensa desculpa, mas precisava mesmo da vossa ajuda
é um seat ibiza 6k sport , 1.9tdi 110cv, motor ASV 2001, bomba injectora, com 100.000km nacional.
e no domingo aconteceu uma coisa muito estranha:
-num percurso de 15 km sem grandes stress's nem puxadas, que o carro faz normalmente, o carro ao fim de uma pequena subida deu um estouro, e a pessoa que ia a conduzir, ligou aflita a pedir ajuda..
la segui po local, abro o capot, vejo o tubo solto, que nao tava rasgado nem nada danificado, voltei a coloca-lo no sitio, e fui dar uma volta com o carro.. sem puxar em demasia, passado uns kms, numa recta, em recuperação a seguir a uma curva la voltou a sair do sitio o dito tubo..
la o coloquei de novo, levei-o para casa, e la ligeui o VCDS, e nao encontrei nenhum erro.. para meu espanto..
mais uma vez, lembrei-me de fazer um teste.. fazer um graph dos valores da MAF, e da pressao do turbo.. porem sei que nao percebo grande coisa da coisa..
o que pude concluir é que em recuperação a MAF, atinge 800(nao sei ao certo a medida) mas dpois estabiliza bem mais abaixo, e ja o turbo, atinge picos de 2.5 bar se nao mais cada vez que passava de mudança..
neste teste puxamos o carro ao maximo a subir uma picada de 3km, a 7%, esticando as mudanças, e sem haver qualquer problema, tentado depois a direito com os mesmos valores, sem nunca haver nada que indicasse alguma avaria no carro..
la paramos outra vez em casa, e tenho ideia que guardei o graph.. ta é noutro pc.. mas dpois posto aqui..
Com esperança que tivesse sido um stress qualquer passageiro XD, nao liguei mais ao assunto..
o que é certo ontem em plena cidade de Viseu apos ter carregado a mala do carro com alguma carga(carro comercial) apos entrar numa rotunda um pouco mais a bruta(tal como deve ser em viseu) o carro volta-me a fazer a desfeita e volta a estourar.. la parei, coloquei o tubo no lugar, e levei o carro para casa com calma, sem voltar a ter stress's.
Vinha aqui perguntar se ha ideias do que podera ser.. do que podera causar esta pressao excessiva do turbo.. tenho ideia que pelo que ja li o turbo nao devia passar dos 2bar.. nao sei s estou correcto..
sera algum sensor?! sera turbo? maf?! deem-me ideias pf.. o carro é de trabalho e faz imensa falta..
Muito obrigado desde ja..
Jorge Soares