Tubo do intercooler solta-se com pressao a mais motor ASV 2

Boas..
Venho aqui perguntar o que me esta a acontecer em outro carro em casa que por acaso nao é argolas mas partilha muita coisa connosco..:p

espero que nao haja problema, em fazer aqui esta pergunta, e caso haja, peço imensa desculpa, mas precisava mesmo da vossa ajuda

é um seat ibiza 6k sport , 1.9tdi 110cv, motor ASV 2001, bomba injectora, com 100.000km nacional.
e no domingo aconteceu uma coisa muito estranha:

-num percurso de 15 km sem grandes stress's nem puxadas, que o carro faz normalmente, o carro ao fim de uma pequena subida deu um estouro, e a pessoa que ia a conduzir, ligou aflita a pedir ajuda..
la segui po local, abro o capot, vejo o tubo solto, que nao tava rasgado nem nada danificado, voltei a coloca-lo no sitio, e fui dar uma volta com o carro.. sem puxar em demasia, passado uns kms, numa recta, em recuperação a seguir a uma curva la voltou a sair do sitio o dito tubo.. :(

la o coloquei de novo, levei-o para casa, e la ligeui o VCDS, e nao encontrei nenhum erro.. para meu espanto..

mais uma vez, lembrei-me de fazer um teste.. fazer um graph dos valores da MAF, e da pressao do turbo.. porem sei que nao percebo grande coisa da coisa.. :p

o que pude concluir é que em recuperação a MAF, atinge 800(nao sei ao certo a medida) mas dpois estabiliza bem mais abaixo, e ja o turbo, atinge picos de 2.5 bar se nao mais cada vez que passava de mudança..

neste teste puxamos o carro ao maximo a subir uma picada de 3km, a 7%, esticando as mudanças, e sem haver qualquer problema, tentado depois a direito com os mesmos valores, sem nunca haver nada que indicasse alguma avaria no carro..


la paramos outra vez em casa, e tenho ideia que guardei o graph.. ta é noutro pc.. mas dpois posto aqui..

Com esperança que tivesse sido um stress qualquer passageiro XD, nao liguei mais ao assunto..
o que é certo ontem em plena cidade de Viseu apos ter carregado a mala do carro com alguma carga(carro comercial) apos entrar numa rotunda um pouco mais a bruta(tal como deve ser em viseu) o carro volta-me a fazer a desfeita e volta a estourar.. la parei, coloquei o tubo no lugar, e levei o carro para casa com calma, sem voltar a ter stress's.

Vinha aqui perguntar se ha ideias do que podera ser.. do que podera causar esta pressao excessiva do turbo.. tenho ideia que pelo que ja li o turbo nao devia passar dos 2bar.. nao sei s estou correcto..

sera algum sensor?! sera turbo? maf?! deem-me ideias pf.. o carro é de trabalho e faz imensa falta..

Muito obrigado desde ja..

Jorge Soares
 
o carro ta original??
pelo que dizes ou e o tubo danificado na boca ou para mim e o intercooler entupido dai dar tanta pressao...
pico de 2.5 bar??dass...ainda nao partiu??
isso original faz no maximo pico 1.5 1.6 bar e estabiliza a 1.1 1.2..
ve o ic pode ser dai.
cumps
 
o carro ta original??
pelo que dizes ou e o tubo danificado na boca ou para mim e o intercooler entupido dai dar tanta pressao...
pico de 2.5 bar??dass...ainda nao partiu??
isso original faz no maximo pico 1.5 1.6 bar e estabiliza a 1.1 1.2..
ve o ic pode ser dai.
cumps

lol já te esqueceste do que fazia o teu ??

Tendo turbo de origem e electronica ori, no maximo pica a 1.1 bar e estavel 0,9.

Agora se verificaste o valor do turbo com vag com ao valor apresentado retira 1000. ;)

Já me esquecia, quanto ao resto pode ser muita coisa, N75 nas couves, westgate, geometria do turbo etc etc

Faz um log...
 
é assim.. o carro se nao me engano tem um chip kkr ligado À bomba.. tanto que esporadicamente da um erro no modulo do motor, quantity upper limit ou algo do genero.. mas o carro possui esse mesmo chip desde os 70000km.. posso retira-lo para retirar duvidas.. sera que o chip podera fazer influencia?!

de resto o carro esta de origem.. :) umas jantes À maneira e pouco mais.. :p

audi pq falas de retirar 1000 ao valor que aparece no vagcom? qt aos valores, tambem tinha ideia que fossem esses.. alias, tava para ir tirar os do meu audi so para comparar.. mas como disse, pensei que fosse um stress esporadico..

entao quer dizer que tudo acima dos 1.1 é mt mau.. mesmo com menos 1000mbar acusa 1.5 bar de pico..

falam de IC entupido? sera?! com faço para testar ou limpar? e s assim fosse nao haveria quebra de potencia?

de resto terei que ir trocando para saber o que esta marado!? as N75 sao parecidas de motor para motor? tenho um motor identico num A3 8L onde poderia sacar a valvula n75 para testar caso fosse dai..

Mas nao havera modo de saber atraves de diagnostico mais informações comparaveis para tentar chegar a alguma conclusao?!


Desde ja o meu obrigado por toda a informação que possam dar..
 
lol já te esqueceste do que fazia o teu ??

Tendo turbo de origem e electronica ori, no maximo pica a 1.1 bar e estavel 0,9.

Agora se verificaste o valor do turbo com vag com ao valor apresentado retira 1000. ;)

Já me esquecia, quanto ao resto pode ser muita coisa, N75 nas couves, westgate, geometria do turbo etc etc

Faz um log...


lool.. o meu era caso a parte he he...
quanto ao problema ai o amigo jorge tem que começar a eliminar possibilidades de avaria sendo que pra mim as primeiras a serem verifivadas sao as mecanicas pk o vag com serve para mts coisas mas nao para todas...

audi pra semana sabado tas preparado pra ver a pressao do meu pd???lol
 
o carro ta original??
pelo que dizes ou e o tubo danificado na boca ou para mim e o intercooler entupido dai dar tanta pressao...
pico de 2.5 bar??dass...ainda nao partiu??
isso original faz no maximo pico 1.5 1.6 bar e estabiliza a 1.1 1.2..
ve o ic pode ser dai.
cumps

2.5 e nao ficou por ai.. pois esse era o valor maximo da escala, e ainda saiu fora.. obvio que foi mesmo um pico.. expontaneo quase.. mas apareceu... e qd fiz o graph, o tubo nao saltou.. o que presumo que qd tenha acontecido a pressao tera sido mais alta ainda.. nao é À toa que tubos bem apertados se soltam com sobrepressao.
 
lool.. o meu era caso a parte he he...
quanto ao problema ai o amigo jorge tem que começar a eliminar possibilidades de avaria sendo que pra mim as primeiras a serem verifivadas sao as mecanicas pk o vag com serve para mts coisas mas nao para todas...

audi pra semana sabado tas preparado pra ver a pressao do meu pd???lol

sim tens razão.. as avarias mecanicas estao primeiro.. mas que sugeres?! desmontar ic e ver?! radiador tlvz? a egr afecta alguma coisa?! a tal wastegate que falas, sempre existe nos tdi? nunca percebi ao certo onde é que se encontra entao.. por onde é que sai o ar em excesso?

e ja agora pq é o que teu caso era a parte?! alteraste a geometria do turbo pa injectar mais pressao?!


:p
 
lool.. o meu era caso a parte he he...
quanto ao problema ai o amigo jorge tem que começar a eliminar possibilidades de avaria sendo que pra mim as primeiras a serem verifivadas sao as mecanicas pk o vag com serve para mts coisas mas nao para todas...

audi pra semana sabado tas preparado pra ver a pressao do meu pd???lol

lol quando quizeres amigo ja sabes...

Quanto ao assunto do topico, é assim se lês no vag com valores de 2500, retiras 1000 e o valor real será de 1,5 bar.

Se tens uma resistencia ligada à bomba é normal que com o aumento de gasoleo o valor de pressao do turbo aumente.

Ic entupido lol, nada disso... quando muito uma limpeza é sempre bem vinda, é normal em alguns carros que as tubagens com algum desgaste comecem a saltar fora com alguma pressao.

Nada como resolveres esse assunto, metes umas abraçadeiras novas e curvas e pontas de silicone, samco ou venair etc.

Ficas com esse assunto resolvido, normalmente quando se reprograma um 6k2 na volta de teste ou passado uns dias alguns tubos junto da egr saltam fora, aquilo é um encaixe que com o tempo desgasta e perde a suposta aderencia.
 
lol quando quizeres amigo ja sabes...

Quanto ao assunto do topico, é assim se lês no vag com valores de 2500, retiras 1000 e o valor real será de 1,5 bar.

Se tens uma resistencia ligada à bomba é normal que com o aumento de gasoleo o valor de pressao do turbo aumente.

Ic entupido lol, nada disso... quando muito uma limpeza é sempre bem vinda, é normal em alguns carros que as tubagens com algum desgaste comecem a saltar fora com alguma pressao.

Nada como resolveres esse assunto, metes umas abraçadeiras novas e curvas e pontas de silicone, samco ou venair etc.

Ficas com esse assunto resolvido, normalmente quando se reprograma um 6k2 na volta de teste ou passado uns dias alguns tubos junto da egr saltam fora, aquilo é um encaixe que com o tempo desgasta e perde a suposta aderencia.

continuo sem perceber pq o valor aparece alterado no vag.. mas entao se o maximo é assim pq é que o minimo esta nos 0.9? no pico o vag "passa-se" e exibe valores malucos!?
e qt ao "chip" so ao fim de 3anos e 30000km, é que provoca estragos!?

vou entao retirar o chip, e colocar uma abraçadeira nova no lugar onde ele se desencaixa.. que é logo À saida do turbo(tubo metalico) num tubo horizontal de aluminio que se encontra horizontal com o motor (atras deste) e liga a um tubo de borracha que atravessa o motor, por cima da caixa para ir po intercooler.

amanha ja vejo isso e dpois venho aqui dizer a minha opiniao!! :p
 
resumindo nao sera é nada a ver entao com a MAF pois nao?!
tenho ideia que o carro ja levou ha uns 5 ou 6anos.. o sintoma era outro, mas... nunca se sabe.. :p
 
continuo sem perceber pq o valor aparece alterado no vag.. mas entao se o maximo é assim pq é que o minimo esta nos 0.9? no pico o vag "passa-se" e exibe valores malucos!?
e qt ao "chip" so ao fim de 3anos e 30000km, é que provoca estragos!?

vou entao retirar o chip, e colocar uma abraçadeira nova no lugar onde ele se desencaixa.. que é logo À saida do turbo(tubo metalico) num tubo horizontal de aluminio que se encontra horizontal com o motor (atras deste) e liga a um tubo de borracha que atravessa o motor, por cima da caixa para ir po intercooler.

amanha ja vejo isso e dpois venho aqui dizer a minha opiniao!! :p

Dei como referencia os valores de 2.5 pelo que tinha lido, se o chip da stress...

Eu sou suspeito, mas eu nao aconselho a utilizaçao dessas resistencias à bomba.

Quanto ao tubo saltar acontece em muitos...
 
resumindo nao sera é nada a ver entao com a MAF pois nao?!
tenho ideia que o carro ja levou ha uns 5 ou 6anos.. o sintoma era outro, mas... nunca se sabe.. :p

Nop, maf controla a quantidade de microns ar para a centralina saber a quantidade de gasoleo a debitar.

Quando muito o carro nao puxava perdia força e ate poderia entrar em safe.

Não me parece que seja algo de alarmante no teu carro.

Melhor explicaçao- by bosch - O medidor de massa de ar localiza-se entre o filtro de ar e a borboleta, e mede a massa de ar aspirada. Através dessa informação, a unidade de comando calculará o exato volume de combustível para as diferentes condições de funcionamento do motor. Na prática, utilizam-se medidores de massa de ar de fio térmico e de película quente. Ambos sensores funcionam segundo o mesmo princípio: uma fina resistência de película de platina ou de fio de platina se localiza muito perto do sensor de temperatura no fluxo de ar aspirado. A unidade de comando recebe um sinal de tensão proporcional à massa de ar e, baseada nisso, calcula a vazão de ar requerida.
 
Last edited:
Nop, maf controla a quantidade de microns ar para a centralina saber a quantidade de gasoleo a debitar.

Quando muito o carro nao puxava perdia força e ate poderia entrar em safe.

Não me parece que seja algo de alarmante no teu carro.

Melhor explicaçao- by bosch - O medidor de massa de ar localiza-se entre o filtro de ar e a borboleta, e mede a massa de ar aspirada. Através dessa informação, a unidade de comando calculará o exato volume de combustível para as diferentes condições de funcionamento do motor. Na prática, utilizam-se medidores de massa de ar de fio térmico e de película quente. Ambos sensores funcionam segundo o mesmo princípio: uma fina resistência de película de platina ou de fio de platina se localiza muito perto do sensor de temperatura no fluxo de ar aspirado. A unidade de comando recebe um sinal de tensão proporcional à massa de ar e, baseada nisso, calcula a vazão de ar requerida.

bem acredito.. sim e ja me lembro que na altura o carro entrava em safe sim..
qt ao resto acredito que nao seja grave.. mas tenho medo que seja pa ai o turbo nas ultimas.. nao é que tenha razao para tal.. mas ainda ha 2anos, teve um problema que a marca nao chegou ao certo a descobrir, mas pensa-se que tera sido uma falha na junta da cabeça.. o carro funcionava em pleno, mas mandava a agua pelo vaso expansor para fora, tal era a pressao dentro do circuito..
Desmontaram, testaram cabeça, testaram bloco, puseram junta nova e o assunto ficou resolvido.. a resposta que me deram acabou por se tornar verdade em outros ibizas que conheço..

Agora quase a passar 2anos, vem esta cena.. acredito que seja comum em outros carros.. mas em stock? a serio, vou tirar a resistencia e ver o que acontece.. quero ter confianca no carro, e nao andar a dar estouros, como ja fez 3vezes.. :p

vou pensar que sera do chip entao, que podera ter avariado e provocar o excesso de caudal.. realmente e muito estranho.. :S
 
continuo sem perceber pq o valor aparece alterado no vag.. mas entao se o maximo é assim pq é que o minimo esta nos 0.9? no pico o vag "passa-se" e exibe valores malucos!?
e qt ao "chip" so ao fim de 3anos e 30000km, é que provoca estragos!?

vou entao retirar o chip, e colocar uma abraçadeira nova no lugar onde ele se desencaixa.. que é logo À saida do turbo(tubo metalico) num tubo horizontal de aluminio que se encontra horizontal com o motor (atras deste) e liga a um tubo de borracha que atravessa o motor, por cima da caixa para ir po intercooler.

amanha ja vejo isso e dpois venho aqui dizer a minha opiniao!! :p

O valor da pressão que aparece no Vag é a pressão absoluta, ou seja é a pressão atmosférica (=+- 1BAR) + a pressão que o turbo está a fazer.
Tb estou com um problema do género na minha B6.....
 
Back
Top