Turbo A3 8L 1.9TDI 130cv

Boa tarde,

Tenho um A3 1.9 tdi 130cv do ano 2001 e hoje tudo indica que o turbo "morreu". Segundo o mecânico os sintomas assim o indicam. Tem muito óleo junto à EGR, não sendo de lá a fuga, e em andamento quando o turbo dispara, pois ainda dispara, ouve-se um barulho, do tipo, fuga de ar ou algo semelhante a isso.
Gostava de saber a vossa opinião no que respeita ao turbo. Qual a marcar do turbo para o carro em questão e qual a melhor marca para o efeito. Onde posso comprar? É aconselhável realizar uma reparação ou é melhor comprar novo?

Se algum user for da Ilha da Madeira, agradecia ajuda mais específica dos locais onde possa comprar ou reparar o turbo.

Desde já, o meu obrigado

Cumprimentos
 
Boas..

quanto ao oleo na EGR sim pode ser realmente o turbo a precisar de reparação \ substituição..
quanto ao barulho não quer dizer que seja o turbo, pode ser uma fuga.. tenho um amigo meu que tem uma fuga num carro \ motor igual a esse e tambem faz um ruido do tipo fuga.. e realmente é uma fuga num dos tubos...

quanto à questao da substituiçao \ reparaçao do turbo, só um entendido te pode dizer quando o vir.. porque se o turbo estiver bom a nivel de folgas bastará substituir os vedantes... se o turbo tiver folgas grandes no veio entao a substituição será o melhor.. pode aconecer ter um turbo bom mas com vedantes lixados e faz a tal passagem de oleo, como podes ter um turbo com folga no veio e a fuga dar-se por esse mesmo veio..

por isso, ve bem a questao do turbo e em funçao disso toma providencias.. sabendo que uma reparação custa talvez 150€ e um novo uns 600€... nao te aconselho a meter usado, porque esses turbos rondam os 250€/300€ usados e corres o risco do turbo estar bom de folga e necessitar na mesma de uma reparaçao e acabas por gastar mais 150€ ficando-te ao preço de um novo.. e novo é novo e tens garantia...

mas cada cabeça sua sentença....
 
Boa noite e obrigado pela resposta,

O mecânico pediu para acelerar e não notou nenhuma fuga de ar. Amanhã, diz que irá desmontar umas peças para ter a certeza se eram as escovas do turbo a roçar ou a bater no ferro (penso que foi isto que mencionou). Assim que tenha a certeza, amanhã, e se for do turbo, tenho que realmente decidir em função da opinião do mecânico o que realmente fazer.
Até lá continuo receptivo às vossas opiniões.

Obrigado e cumprimentos

Boas..

quanto ao oleo na EGR sim pode ser realmente o turbo a precisar de reparação \ substituição..
quanto ao barulho não quer dizer que seja o turbo, pode ser uma fuga.. tenho um amigo meu que tem uma fuga num carro \ motor igual a esse e tambem faz um ruido do tipo fuga.. e realmente é uma fuga num dos tubos...

quanto à questao da substituiçao \ reparaçao do turbo, só um entendido te pode dizer quando o vir.. porque se o turbo estiver bom a nivel de folgas bastará substituir os vedantes... se o turbo tiver folgas grandes no veio entao a substituição será o melhor.. pode aconecer ter um turbo bom mas com vedantes lixados e faz a tal passagem de oleo, como podes ter um turbo com folga no veio e a fuga dar-se por esse mesmo veio..

por isso, ve bem a questao do turbo e em funçao disso toma providencias.. sabendo que uma reparação custa talvez 150€ e um novo uns 600€... nao te aconselho a meter usado, porque esses turbos rondam os 250€/300€ usados e corres o risco do turbo estar bom de folga e necessitar na mesma de uma reparaçao e acabas por gastar mais 150€ ficando-te ao preço de um novo.. e novo é novo e tens garantia...

mas cada cabeça sua sentença....
 
Verifica as tubagens junto ao intercooler por baixo do carro.
Tambem tenho um 130 e as abraçadeiras desencaxaram-se e tinha fuga junto ao intercooler.
Abraço
 
Verifica as tubagens junto ao intercooler por baixo do carro.
Tambem tenho um 130 e as abraçadeiras desencaxaram-se e tinha fuga junto ao intercooler.
Abraço

Boa noite,

Como referi antes, o mecânico esteve a ver a tubagem junto ao capot e por baixo do carro e não verificou qualquer fuga de ar na tubagem. Está mesmo muito inclinado para a avaria do turbo. Amanhã, já saberei com certeza se é turbo ou não.

Cumprimentos
 
Prepara nota se for um novo turbo eu tb tive de colocar um e ainda estou a espera da conta até vai doer.
Na minha com 220.000 Km acho que vou meter tudo novo, Turbo já está, Bomba Injetora, Bomba direção, 2 apoios de motor, ficha sensor massa ar, entre outros tubos e juntas, a conta vai ser jeitosa.
 
Se o turbo ainda faz pressão é porque não "morreu" !

Saca o turbo fora e pede opinião a alguém que não ganhe comissão de te vender um turbo novo, se é que me entendes...

Abraço
 
Boa tarde,

Agradeço a todos quantos tiveram a amabilidade de deixar a sua opinião e sugestões.
Dizer-vos que para já o pior cenário não se verificou. Esta manhã fui com mais calma ao meu mecânico, o carro foi levantado e após acelerar a fundo, viu-se que um tubo de cor laranja, presumo de silicone ou material afim, situado na vertical, após a ligação horizontal que sai do intercooler, tinha um "rasgão".
Assim e como a VSA está fechada hoje, colocamos uma fita no tubo para aguentar o fim de semana e na segunda-feira irei comprar o tubo e proceder à sua substituição.

Mais uma vez, obrigado.

Cumprimentos
 
as fugas nos tubos sao sempre muito dificeis de detectar ainda mais quando sao pequenas.so uma pequena correcçao de diserem que um turbo novo custa 600 euros.isso nao e verdade.600 euros custa um turbo reconstruido.tudo bem que vem como novo mas nao e.um turbo novo em folha custa por volta de 1200 a 1400 euros a estriar saido da fabrica.ainda bem que se reslveu tudo por um mero tubo.apezar dessa fitacola nao fazer nem 3 km com o carro a andar isso sao pressoes muito grandes.mas claro foi so para desenrrascar.mas mesmo assim prepara te que esse tubo novo e bem carote.por volta de 70 euros ou bem mais
 
as fugas nos tubos sao sempre muito dificeis de detectar ainda mais quando sao pequenas.so uma pequena correcçao de diserem que um turbo novo custa 600 euros.isso nao e verdade.600 euros custa um turbo reconstruido.tudo bem que vem como novo mas nao e.um turbo novo em folha custa por volta de 1200 a 1400 euros a estriar saido da fabrica.ainda bem que se reslveu tudo por um mero tubo.apezar dessa fitacola nao fazer nem 3 km com o carro a andar isso sao pressoes muito grandes.mas claro foi so para desenrrascar.mas mesmo assim prepara te que esse tubo novo e bem carote.por volta de 70 euros ou bem mais

Bom dia,

Obrigado pelo comentário. Na realidade a fita foi mesmo para andar durante o fim de semana bem devagar e para evitar todo aquele fumo. Em relação ao tubo, mesmo sendo caro, nada comparável com o valor de um turbo, seja ele novo ou reconstruído!

Cumprimentos
 
Back
Top