Fazendo aqui um desenterranco.
A minha a4 b6 1.9tdi caixa de 6v està com sintomas de que a geometria abre e fexa mais lentamente do que devia.
A carrinha anda bem, o turbo nao encrava, apenas quando calco no acelerador, a potencia nao é isnstantanea como devia ser, e ao largar o acelerador, tb nao se ouve o descomprimir do turbo, e a rotacao desce um pouco devagar.
Como disse a carrinha anda bem o turvo entra as 1200rpm e nao entra em save, quer dizer, se andsr tipo uns 1000kms sem puchar pela carrinha, depois comeca a entrar em save. tenho que irmpara a autoestrada esticsr por ela pars deixar de entrsr em save mod.
Mas o estranho é quando calco no acelerador a fundo, em vez de comecar logo a pujanca, vai progrecivamente durante uns 3 segundos.
Isto serà do turbo? Tubos de vaco foram mudados, admicao e egr foi tudo limpo. a carrinha dede que comprei, (2 anos) sempre foi assim, mas notasse que tem piorado.
Tás à espera que alguém aqui venha, te diga que teve um sintoma idêntico e resolveu porque mudou não sei o que, e depois tu mudas também e não te resolve nada?
Só te posso ajudar desta forma:
Se tubos de vacuo são novos, e a admissão está limpa, se não tens nenhum tubo roto...
Só tens estas hipoteses: N75, sensor MAP, sensor MAF, em que todos te dão erros no VAG, mas apenas quando estão mesmo nas couves, podem não estar no melhor estado e não acusarem erro!
Arranja um tubo de vacuo, com uma agulha na ponta, e um manómetro na outra, espetas isso na admissão na zona da EGR e vais para a estrada e vais logo ver se está a fazer as pressões correctasque de certeza que não está
Outra forma, desmontas o tubo que vai dar à caixa do filtro de ar, de forma a veres a VNT a aturar, ligas o carro, a mesma vai logo mover-se para o carro puxar bem em baixas!
Desmontas ainda mais as coisas, tiras o tubo que vale ouro mais o tubo plástico ao lado isto de forma a veres a turbina e o veio do turbo com um espelho...
Isto tudo são coisas que um bom mecanico te se sabe ver isso em um dia!
- N75 (35 EUROS)
- SENSOR MAP (50 A 70 EUROS)
- MAF (135 A 170 EUROS)
- LIMPEZA do turbo (100 a 300 euros) dependo do que precisas e de quem o faz;
- Tubo de ouro lol 110 euros com modificação, caso contrario são 250 euros;
- Tubo paralelo ao de ouro que liga ao intercooler (35 euros)
De nada
O erro que tens, também de nada tem a ver com a MAF!
Tens pressão excessiva e entra em SAFE!
Não sei como consegues dizer que os sensores estão bons, como testaste os mesmos? o sensor MAP não dá para testar, mas podes sempre o substituir que não é caro! (ou alguém te emprestar um, são dois parafusos e em 30 segundos mudas isso) mas normalmente o sensor MAP acusa erro!
A N75 tens varias formas de a testar, já o fizeste? testaste o vacuo que lá chega? testaste o vácuo que de lá sai para a VNT? Se não fizeste estes testes não tens como dizer que "os sensores não me parece", não podes encarar o problema dessa forma!
O teu erro significa: redução da força e "safe mode", "limp mode" como lhe queiras chamar.
provocado por:
- Pressão alta;
- Tubos de vacuo, e tubos de admissão (com fuga, mal encaixados, entupidos ou até mesmo trocados, no caso dos tubos de vácuo;
- VNT lixada (a vnt tem uma membrana interior);
- Turbo com carvão (palhetas presas)
- Por ultimo N75 com defeito ou nas couves;
Qual é a referencia da tua N75?
Vou atirar para o ar, mas eu primeiro vias tudo o que era tubos (vácuo e admissão), depois de ter a certeza que não era isso! Testava a N75, e até trocava por outra! Cheira-me que é a N75 no teu caso!
Andar com o carro assim há tanto tempo, com pressões elevadas, vais dar cabo de outras coisas com o tempo!
PS: a tua N75 não é especiallol tens N75 com 3 saídas e com 2 saídas, a tua qual é? provavelmente uma de 2 saídas apenas... referencia PIERBURG - Ref.: 7.22903.28.0
Para te dar um exemplo num audi a3 8l de 98 (110cv), com n75 de ficha quadrada da PIERBURG, a mesma, mesmo com desconto e nas casas que já conheço que fazem melhor preço, rondava os 175 euros lolsó porque a ficha era quadrada
cortei-lhe os fios, aquilo apenas lhe chega sinal de 12v e massa! Mudei para a ficha redonda, em que a N75 custa 35 euros original PIERBURG
até hoje está a bombar
basicamente é a N75 que equipa carros mais recentes, mas o funcionamento é o mesmo!
Disse isto a um user aqui no forum, e ele fez exatamente o mesmo, cortou a ficha dele e colocou a redonda mais a N75 mais recente pelo valor muito mais baixo!
Outro exemplo, os carros VW, usam a mesma N75, mas com outra ficha, e as N75 para VW são mais baratas, mas não as colocas no teu audi porque a tua ficha não é aquela![]()
Eu arranjo.te o manual do vag.com la tem como testar e ativares certas funcoes do grupo vag.
Desde limpeza de geometria,etc etc
Se vieres á margem sul apita ..lol
Pessoal, agora sou eu a desenterrar novamente este tópico.
"Acho" que tenho a geometria do meu 1.9tdi presa.
Como se faz a limpeza? Alguém tem aí um video de youtube? Isto não deve ser muito difícil, certo?
O carro esteve praticamente parado durante dois anos e recentemente com o regresso da minha mulher ao trabalho tem feito pouquíssimos quilómetros em cidade (andará com velocidades ~50km/h e dificilmente ultrapassará os 100km/h para um percurso que nem chega aos 10km, isto é, nem chega a aquecer o motor).
Dado este cenário, a carrinha deve estar cheia de carvão pois quando peguei e fui fazer uma auto estrada, ao chegar aos 120/140, tive uma quebra de potencia e depois parecia que só tinha tipo metade da potencia e não passava os 100km/h. Foi preciso desligar e ligar novamente para ficar porreira.
Isto é, dá a sensação que não posso puxar por ela muito rápido em AE....
Estes sintomas é de geometria presa? Se sim, como limpo isto?
É que não me apetece andar a fazer várias AEs para limpar o carvão....
NOTA - Não tem erros se ligar o vagcom.
Ob
@Sergio Fininho Ainda tens esse manual disponível?
Isso precisa é de calor
hehehe... quando ligas o carro a N75 faz mover a wastegate por momentos! Não precisas de ir à auto estrada limparpodes fazer uns picanços aí na rua lol
da maneira que falas isso parece que já está em modo carvão sólido
faz tudo pelo mais barato... acelerar pesado
depois ver a wastegate.... depois N75 e depois sensor MAP... esquece lá a MAF que isso só avaria para os mecânicos que lhes dá jeito trocar por recondicionadas e que têm um amigo que faz preço especial com a entrega da antiga lol
![]()
lol sabes que as mafs tambem avariam![]()
E eu das 10 MAF que testo, 60% já não lê grande coisa mas escapa. 30% está já mau, e apenas 10% está mesmo morta.tudo avaria... então em Audis lolmas no caso das mafs, falo daqueles mecânicos, eletricistas auto e afins que dizem sempre que a Maf avariou lol
em 10 mafs avariadas pelas bocas deles... 1 deve ter avariado realmente
e com sorte foi porque o caramelo mexeu nela lol
![]()