Turbo...

Boas tardes, tenho uma questão que fiz um search mas não encontrei bem o que queria por isso aqui vai.

Haverá maneira de pelo "ouvido" verificar se um turbo esta a ir com as coves ou não?
Tipo, algum barulho caracteristico de turbo com as palhetas estragadas, fumo, falta de barulho de carga e descarga do turbo...

Pergunto isto porque parece-me que na maioria dos carros a turbo, oiço um carregar de descarregar do turbo mas no meu não oiço o descarregar assim tão nitido, sinto o turbo a entrar mas não sei por vezes parece-me que os burros que tenho parecem mais mansos.

Tenho um A4 2.5TDI Quattro e falo isto porque ando agora com um A3 1.9TDI 130cv, e tabem que o carro e mais leve e por isso o torne mais bruto mas gostava de saber se pode haver alguma maneira de verificar sintomas de turbo a passar mal assim por barulhos ou algum fumo em excesso.

Obrigado pela atenção.

[[]]'s
 
Boas tardes, tenho uma questão que fiz um search mas não encontrei bem o que queria por isso aqui vai.

Haverá maneira de pelo "ouvido" verificar se um turbo esta a ir com as coves ou não?
Tipo, algum barulho caracteristico de turbo com as palhetas estragadas, fumo, falta de barulho de carga e descarga do turbo...

Pergunto isto porque parece-me que na maioria dos carros a turbo, oiço um carregar de descarregar do turbo mas no meu não oiço o descarregar assim tão nitido, sinto o turbo a entrar mas não sei por vezes parece-me que os burros que tenho parecem mais mansos.

Tenho um A4 2.5TDI Quattro e falo isto porque ando agora com um A3 1.9TDI 130cv, e tabem que o carro e mais leve e por isso o torne mais bruto mas gostava de saber se pode haver alguma maneira de verificar sintomas de turbo a passar mal assim por barulhos ou algum fumo em excesso.

Obrigado pela atenção.

[[]]'s


eu parti o meu recentemente, e a unica coisa que notei antes de ele partir foi a estabilizar o carro em 5ª as 2000rpm e sentia.o a prender e a desprender, coisa ligeira mas para quem conhece o carro notava..
porque antes disso tudo normal, ate estava andar bastante bem..
 
Eu parti o meu e até á data nunca tinha notado nada de estranho... um dia simplesmente pufffffff foi-se....

eu comecei a senti.lo a prender e uns 50kms depois partiu...


mas olha quando nao sentires o carro a puxar olha pelo espelho, se vires fumo branquinho ja sabes do que foi..
ate la andas com o coracao nas maos ..
 
Mas agora pergunto, vcs sempre ouviram e sentiram o turbo a entrar? tipo aquele pufffff qd entra e o tssssss kd sai? ou isso só deverá fazer se tiver dump valve como nos subarus e afins que metem não entendendo eu porque :S.

É que o barulho que o meu turbo faz em relação ao do A3 e bastante diferente e o A3 levou um turbo novo a uns tempos devido a fuga de oleo por isso suponho que teja no seu "melhor" estado LOL.

Obrigado pelas respostas na mesma e não acho que o meu turbo teja a ir po galheiro mas acho que deveria ouvi-lo mais ou ter outro barulho :D
 
Mas agora pergunto, vcs sempre ouviram e sentiram o turbo a entrar? tipo aquele pufffff qd entra e o tssssss kd sai? ou isso só deverá fazer se tiver dump valve como nos subarus e afins que metem não entendendo eu porque :S.

É que o barulho que o meu turbo faz em relação ao do A3 e bastante diferente e o A3 levou um turbo novo a uns tempos devido a fuga de oleo por isso suponho que teja no seu "melhor" estado LOL.

Obrigado pelas respostas na mesma e não acho que o meu turbo teja a ir po galheiro mas acho que deveria ouvi-lo mais ou ter outro barulho :D

na minha carrinha que e uma a4 b5 de 115cv de origem sentia bem quando o turbo disparava e no meu caso nao se ouve nada do turbo..
ja o outro que tive, a5 b5 de 110cv ouvia.se muito mais e sentia.se muito menos..
se tiver 'assubiar' tem alguma fuga.

e se nao me engano nos carros a gasolina e mesmo preciso dump valve se nao estou em erro nao e meramente estetico ou que lhe queira chamar. lol

mas para tirares bem as duvidas porque nao o ligas ao pc e vais fazer testes de pressao e afins??

cumps
 
Epah os gajos da audi disseram-me que ele não apresentava sintomas de estar a dar o pifo, mas a uns dias um amigo meu disse que o turbo dele tinha as palhetas ou la o que era estragadas e que tinha um barulho parecido com o que o meu tem.
A minha questão é mais de eu achar que os burros do A3 parecem mais bem alimentados que o do meu A4 LOL.

Mas em principio tão bons, são e mais mansinhos provavelmente de ser tracção as 4 não se sentir tanto o efeito por não ter a potencia toda so em duas rodas, é que o A3 parece bem mais nervoso que até liga o ESP várias vezes e não é por falta de pneu :D

Obrigadão na mesma a ver se os burros deixam de ser mansinhos.
 
Epah os gajos da audi disseram-me que ele não apresentava sintomas de estar a dar o pifo, mas a uns dias um amigo meu disse que o turbo dele tinha as palhetas ou la o que era estragadas e que tinha um barulho parecido com o que o meu tem.
A minha questão é mais de eu achar que os burros do A3 parecem mais bem alimentados que o do meu A4 LOL.

Mas em principio tão bons, são e mais mansinhos provavelmente de ser tracção as 4 não se sentir tanto o efeito por não ter a potencia toda so em duas rodas, é que o A3 parece bem mais nervoso que até liga o ESP várias vezes e não é por falta de pneu :D

Obrigadão na mesma a ver se os burros deixam de ser mansinhos.

o que e capaz de ligar e o ASR..
mas olha isso de um ser mais nervoso que outro tambem depende da caixa e sim, possivelmente por ter traccao so as duas rodas.
mas faz testes com alguma pessoa que conhecas e que perceba do assunto isso por barulhos e muito relativo digo eu...
 
Amigo é simples:

A3.1.9tdi 130cv:
Peso = 1250kg (+ou-)
Binario = 310nm

A4 2.5tdi 150cv 4x4
Peso = 1500kg (+ou-)
Binario = 210nm

Perdes em binario e em peso apesar de teres + cv e um motor mais potente perdes em termos de resposta, ganhas em velocidade maxima e caso ambos os carros estejam com 5 pessoas no habitaculo, outra coisa que ganhas é em curva pois tens sistema 4x4

se fizeres uma reprozita no teu A4 e puseres o binario ai nos 400nm... Jasus... até arrancas a pintura ao A3 no arranque :D :D
 
Last edited:
Amigo é simples:

A3.1.9tdi 130cv:
Peso = 1250kg (+ou-)
Binario = 310nm

A4 2.5tdi 150cv 4x4
Peso = 1500kg (+ou-)
Binario = 210nm

Perdes em binario e em peso apesar de teres + cv e um motor mais potente perdes em termos de resposta, ganhas em velocidade maxima e caso ambos os carros estejam com 5 pessoas no habitaculo, outra coisa que ganhas é em curva pois tens sistema 4x4

se fizeres uma reprozita no teu A4 e puseres o binario ai nos 400nm... Jasus... até arrancas a pintura ao A3 no arranque :D :D

Pois a diferença é que o A4 2.5TDI e o B6 180cv LOL mas estou a perceber o que falas.
Em termos de caixa, suponho que sendo as duas de 6velocidades a não terá grandes diferenças visto as velocidades serem muito semelhantes nas mesmas rotaçoes logo o "racio" ou la como se chama parece-me ser relativamente parecido.
Quando digo que liga o ESP digo isto porque é o que diz no botão LOL, se desligar o ESP aparece a luz amarela no painel e quando não desligo esta pisca bastantes mais vezes no A3 que no A4 heheheheh.
 
Amigo é simples:

A3.1.9tdi 130cv:
Peso = 1250kg (+ou-)
Binario = 310nm

A4 2.5tdi 150cv 4x4
Peso = 1500kg (+ou-)
Binario = 210nm

Perdes em binario e em peso apesar de teres + cv e um motor mais potente perdes em termos de resposta, ganhas em velocidade maxima e caso ambos os carros estejam com 5 pessoas no habitaculo, outra coisa que ganhas é em curva pois tens sistema 4x4

se fizeres uma reprozita no teu A4 e puseres o binario ai nos 400nm... Jasus... até arrancas a pintura ao A3 no arranque :D :D

O 2500 tdi só tem 210 nm de binário??
 
LOL mas o A3 n tem cat out ou tera?

Se tira-se ele tambem não ficaria a fazer um bocado mais de fumozinho e a levar-me mais uns trocos no gasoil?

O do teu irmão não sei se terá, por acaso quando lhe mexi nem reparei, mas o teu sem cat. ganhava mais um bocadinho de alma, tens os cavalos amordaçados. :D
 
Back
Top