Upgrades ao chassi A3/Leon/Golf IV

Vou fazer um Quote de um topico de um amigo meu noutro forum, a meu ver muito util mesmo e didatico tambem... ;)

rcampos disse:
Este post foi originalmente feito no LeonClubPT, e neste momento está alterado com mais informação.

Boas!

Tenho uma Octavia de 2000 que partilha do mesmo chassi do Leon/Golf/A3. Depois de ter pesquisado em vários forums escolhi alguns upgrades a fazer ao meu carro, utilizando material das melhores versões da Audi (S3 e TT 225).
Já as efectuei todas e venho aqui deixar a informação, incluindo preços referências e a minha opinião das melhorias. A informação foi recolhida em vário foruns (incluindo o LeonClubPT), nomeadamente em http://forums/vwvortex.com e http://www.briskoda.net/forums/

Barras AA Superior - Audi S3
Referência: 8L9-805-629-A
Preço: 95€

Barras AA Inferior - Audi S3
Referência: 8N0-199-403-B
Material extra: 2x N 104 679 01 + 2x N 909 147 01 (porca e parafusos especiais)
Preço: 25€ (Total)
Info: http://www.leonclubpt.com/forum/viewtopic.php?t=1606

Casquilhos/sinoblocs do triângulo da suspensão - Audi TT
Referência: 2x 8N0 407 181 B
Preço: 37€ (Total)

Casquilhos/sinoblocs do charrion - Audi TT
Referência: 2x 8n0 199 282 C + 2x 8n0 199 282 D
Preço: 87€ (Total)


Qualquer uma das alterações foi notória em termos de melhoria, embora a que represente melhor relação melhoria/preço seja a barra AA inferior.
Depois destas alterações (feitas progressivamente) o carro ficou com a frente muito mais precisa, mais rápido a responder e melhor quando encontra irregularidades na estrada (os casquilhos não permitem tanto movimento). O comportamento em curva ficou bastante melhorado, tal como a segurança foi aumentada pois o carro é neste momento mais rápido a reagir, e para além disso mais preciso e incisivo.

Instalação:
A instalação das barras AA é um DIY: a inferior basta apertar os parafusos, nem precisei de levantar o carro, na superior é necessário abrir vários buracos na torre da suspensão, e pode ser necessário tirar as rodas para apertar as porcas.

Para instalar os casquilhos é necessário retirar o triângulo da suspensão, e poderá ser necessário usar uma prensa para retirar/colocar os casquilhos. É também necessário baixar o charrion para colocar os casquilhos. Esta tarefa deixei-a para uma oficina, pois não tenho nem o material nem o conhecimento para o fazer. Será necessário fazer um alinhamento depois de trocar os casquilhos, pelo que é melhor se puderam aproveitar uma ida lá por outras razões. Nota: Os casquilhos do triângulo são ligeiramente diferentes dos que estavam montados, pois a furação num é centrada e noutros um bocadinho descentrada, mas quando foi a alinhar, ficou tudo bem.

Considerações diversas:
Tinha inialmente pensado em por casquilhos powerflex, e o melhor preço que encontrei foi de 33€/casquilho para os casquilhos traseiros do triângulo, e 30€ para os dianteiros (que eu não troquei). A powerflex não faz para os casquilhos do charrion.
Depois de pesquisar um pouco na net e de pensar um pouco (não foi mt difícil!!), fiquei a concordar com quem diz para os casquilhos traseiros do triângulo da suspensão, o poliuretano não é o melhor material, exactamente devido à sua rigidez. Para a frente do triângulo não há grande problema (pois funcionam tipo um rolamento), mas para trás, em que o casquilho é torcido, o poliuretano, como não torce, vai provovar um desgaste muito grande do triângulo. Lá rígido deve ficar, mas pessoalmente acho que não é muito boa ideia.
Um tópico com alguma "food for thought":
http://forums.vwvortex.com/zerothread?id=2578693

Como alternativa há então os casquilhos do TT/R32, que continua a ser de borracha, no entanto são maciços e entram mais justos: o mecânico à primeira não quis acreditar que entravam.

Podem ver um tópico online onde tem fotos:
http://forums.vwvortex.com/zerothread?id=2623212

Normal (se olharem com atenção, vêm que a borracha é descontinuada em 2 sítios)
http://www.pap-parts.com/images/1J0407181.jpg
TT/R32
http://www.pap-parts.com/images/8n0407181b.jpg

Os casquilhos do charion do TT são bastante diferentes dos originais. O normal é uma peça única, enquanto que os do TT/R32 são duas peças, e na sua grande maioria metal
Na oficina disseram-me que podia ser difícil tirar os casquilhos do charrion, mas segundo eles foi bastante fácil.
ais um tópico com info (de onde eu tirei a ideia):
http://www.briskoda.net/forums/octavia/cheap-handling-md/50699/3/
Como crei que é preciso registar para ver o post acima, aqui estão as fotos do casquilho do Audi TT tiradas do site:

http://co.it.pt/~rcampos/carro/casq_audi_TT.JPG
http://co.it.pt/~rcampos/carro/casq_audi_TT2.JPG

No VWVortex encontrei uma vez um post onde originalmente vi a alteração dos casquilhos do charion (http://forums.vwvortex.com/zerothread?id=2505543, que também é referido no tópico da Briskoda) em que o autor falava de várias experiências que fez com casquilhos (fabricados por ele em poliuretano), barras soldadas no charrion (como tem o Audi TT Roadster), e segundo ele, com os casquilhos do charrion: "The steering is far more accurate than my brother's M3 and the front end just won't give up in corners."
Outra coisa que ele refere é também como um apoio de motor melhora o comportamento em curva, uma vez que aperta ao charrion e torna tudo mais rígido, embora ele diga que tornou o carro muito barulhento e tem de novo stock.

Quanto a material do TT, existe ainda uma outra opção um pouco mais radical: colocar o triângulo de suspensão (mais rígido que os nossos), colocar a rótula, que tem afinação de camber (muito bom) juntamente com as mangas de eixo, tudo do dito Audi TT. Não fica especialmente barato, mas as melhorias deverão ser notórias. A troca não é 100% directa, pois as barras estabilizadoras apoiam em sítios diferentes, mas é uma alteração fácil.
http://forums.vwvortex.com/zerothread?id=1724405

Há também quem tenha utilizado apenas a rótula+manga de eixo por causa da afinação de camber, no entanto não é uma troca directa, tem que se maquinar a peça, e a meu ver mais vale ir logo para a anterior.
http://forums.vwvortex.com/zerothread?id=1254442

Cordialmente,
Raul Campos
 
Muito bom! Vou aproveitar a revisão dos 180k para meter este material.

Alguém sabe alguma coisa dos apoios de motor?
 
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