Várias questões (Óleo, Turbo, etc)

Obrigado pela ajuda e pelo esclarecimento. Diz me só uma coisa sff, mas n me leves a mal, apesar de tb concordar ctg em relação ao carro poder usar 0W ou 5W ou 10W pois isso apenas reflecte o comportamento do óleo a baixas temperaturas, tens mesmo a certeza que posso usar esses óleos? É q qd fikei sem oleo no outro dia liguei pra assistencia audi e eles disseram q o oleo pro meu carro era o 10w40 :S.

E já agora mais uma questão: para comprar o óleo basta ter um desses códigos(10w40 p ex) ou é preciso ver sempre se tem a tal norma 505.00 ou 01? é q tenho visto alguns óleos e nem todas as embalagens referem essa normal.

abraço

boas amigo de facto o oleo de boa qualidade vai fazer a diferença da longividade do motor do carro,e a norma 505.01 ja vem de alguns anos se nao estou em erro desde de 1996 no motor ALH 1.9 tdi 90cv. E esse oleo com essa norma, o motor é lubrificado eficazmente e com menor desgaste

fi_gas.VR disse:
Mete o Mobil Synt S SPECIAL V 5w-40... ;)
É o k meto no meu,e até agora nada a apontar... 8)
cump...

mas esse "nada a apontar" significa q esse óleo aguenta sempre os 15000km? ou tb precisa de levar um litrinho aí aos 12-13000?
é pra isso continuo com um óleo qq da marca. eu kero é um óleo q aguente e pah não me venham com historias q o carro gasta óleo. Não pode beber a mesma quantidade de óleo quer eu ande depressa ou devagar...é q esta porcaria acontece me sempre antes de chegar aos 15000 e desta ultima vez é inaceitavel pois tenho andado muito devaagar mesmo. Só pra terem uma ideia a minha média 2 anda nos 6 e tal.
Tem q haver um óleo q resista 150000km sejam elas quais forem as condiçoes...

abraço

olha o meu em 15000km nem um litro gastou...
faço varias viagens porto-lisboa e diferenças nem se ve...
tamos te a indicar um oleo indicado e recomendado pelo grupo vag ;) ;)
quando comprei o meu A3 nao sabia k ele bebia oleo, mas depois o meu mecanico e varias pessoas disseram o mesmo...
convence te k tens um carro assim e nao ha nada a fazer ;) ;)

Guardiao disse:
olha o meu em 15000km nem um litro gastou...
faço varias viagens porto-lisboa e diferenças nem se ve...
tamos te a indicar um oleo indicado e recomendado pelo grupo vag ;) ;)
quando comprei o meu A3 nao sabia k ele bebia oleo, mas depois o meu mecanico e varias pessoas disseram o mesmo...
convence te k tens um carro assim e nao ha nada a fazer ;) ;)

Então pelo o q tu me dizes nao é o carro q bebe óleo...o óleo usado na marca é q é uma m*rda certo? se esse mobil aguenta os 15000km entao o defeito nao é do carro.
Eu tou a pensar em meter o Castrol TXT 5w30 creio ou 5w40.
Quanto custa o litro desse Mobil q vcs usam?

chocapic disse:
Então pelo o q tu me dizes nao é o carro q bebe óleo...o óleo usado na marca é q é uma m*rda certo? se esse mobil aguenta os 15000km entao o defeito nao é do carro.
Eu tou a pensar em meter o Castrol TXT 5w30 creio ou 5w40.
Quanto custa o litro desse Mobil q vcs usam?

o meu bebeu, mas nao chegou a um litro...
esse oleo e bom... pelo k sei cumpre a norma 8) 8)
o mobil ja nao exite em muitos sitios, foi substituido pelo BP special V 5w40..
e o k eu uso no meu A3 130cv... e e o indicado..

pra mais infos consulta www.bp.pt

É assim,eu até á ultima revisão(90mil) metia o Galp formula 505 (5w-40),e ele consumia cerca de 0,5l em cada 15mil,não é muito mas ainda é... :roll:Agora com este(Mobil) ainda não fiz 15mil,para tirar uma conclusão,mas dizem muito bem dele,e as minha esperança é que venha a gastar zero... 8)
Este oleo existe sim senhor,como a mobil e a esso estão em parceria,deve-se encontrar nos postos esso,ou então um mecanico qualquer... :roll:
cump...

chocapic disse:
Obrigado pela ajuda e pelo esclarecimento. Diz me só uma coisa sff, mas n me leves a mal, apesar de tb concordar ctg em relação ao carro poder usar 0W ou 5W ou 10W pois isso apenas reflecte o comportamento do óleo a baixas temperaturas, tens mesmo a certeza que posso usar esses óleos? É q qd fikei sem oleo no outro dia liguei pra assistencia audi e eles disseram q o oleo pro meu carro era o 10w40 :S.

E já agora mais uma questão: para comprar o óleo basta ter um desses códigos(10w40 p ex) ou é preciso ver sempre se tem a tal norma 505.00 ou 01? é q tenho visto alguns óleos e nem todas as embalagens referem essa normal.

abraço

O teu carro DEVE levar 5W40 ou 0W30... 10W40 é excessivamente viscoso para os motores 2.0TDI. Os 10W40 são normalmente usados nos TDI110.

Tal como disse o philze, um óleo que não seja indicado para o motor em questão provoca sobreaquecimento, e isso deve-se sobretudo às tensões tangenciais que existem entre as camadas do óleo e as superfícies a lubrificar. No fundo um óleo não é mais do que um dissipador de calor. ;)

...dúvidas de miúda : se se nota sempre aos 13.000km o nivel do oleo a descer, nao se justificaria passar a muda d óleo para 13/13 em vez de 15/15? ou virá trazer alguma complicação?

[tb notei ha dias q o nivel do meu tinha descido, mas tb esta em cima dos km para a muda de oleo/filtro...assim fico ja a saber se começar a notar o mesmo...]

mtos thanks*

[ja agora, eu tenho escolhido o helix 10w40, po meu b5, 1,9tdi, 110cv. Mudo de 10 em 10, embora sintético]

já agora também ponho outra dúvida...
em 10 W 40....o 10 representa pra temperaturas a frio e o 40 para RESISTÊNCIA a temperaturas elevadas certo?
desde q cumpra a norma 505.01 até um 5w50 posso usar nao é?

A meu ver o melhor oleo para as b5(1.9tdi/110cv) é o Visco 7000Sport 5w-40,mas cada um é k sabe... 8)
Não vale apena andar a enganar os motores com oleos fracos e baratos... :evil:
cump...

mas q fracos e baratos pah? tu tás confuso ou nao percebes portugues?
ainda nao percebeste q a minha ideia é usar um óleo muito melhor do q o q se usa na marca, mas q por ser comprado cá fora é bem mais barato?

e tu a dares-lhe na coisa... :o

:lol:

chocapic disse:
mas q fracos e baratos pah? tu tás confuso ou nao percebes portugues?
ainda nao percebeste q a minha ideia é usar um óleo muito melhor do q o q se usa na marca, mas q por ser comprado cá fora é bem mais barato?

e tu a dares-lhe na coisa... :o

:lol:
Por isso mesmo é k deixei de ir á marca... 8)

Back