Comprei 4 velas da beru por 48€ nas Caldas da Rainha
por falar em velas beru, já as tive num gasolina e eram boas, mas estes dias o meu colega teve um problemazito com o carro, q até me preocupou a mim:
o carro, alias uma carrinha volvo V50 1.6d com 180.000kms, a frio pegava bem mas depois engasgava um pouco, fazia algum fumo, e depois de aquecer uns segundos normalizava... o consumo andava um pouco alto... depois de meter à máquina, mudar um tubo, mudar a maf, testar com outra egr, e antes de ir pra injectores foram ver as velas... 2 das velas não sairam inteiras, uma delas saiu sem a parte da frente toda, (a parte q fica incandescente) e o resto das velas dentro dos cilindros... eram Beru... bela cagada q estava, teve q se tirar cabeça pra ver o q tinha afectado: 2 pistões marcados com os pedaços das velas, e até nas valvulas e colaça tinha marcas... não sabendo se as pancadas tinha afectado bielas e cambota ou apenas os bronzes, esperava-o uma grande reparação... optou por meter um motor usado com aparentemente menos kms, já q este vinha com injectores e egr q podiam/podem ter resolvido o problema inicial, q o mecanico não garantiu ser as velas.... ou seja gastou 1500 euros por causa das velas terem sido mal metidas (não lubrificadas), ou por estarem lá há demasiado tempo, mas pelos vistos as oem são bosch, por isso as beru devem ter sido metidas à posteriori pelo anterior dono...
conclusão: nos nossos audis (no meu caso no b6), apesar destes usarem as velas apenas em temperaturas mt baixas, não será aconselhável mudar as velas mesmo sem estas darem problemas? é possível acontecer o mesmo nos b6 tdi?