Velas de incandescência queimadas

por falar em velas beru, já as tive num gasolina e eram boas, mas estes dias o meu colega teve um problemazito com o carro, q até me preocupou a mim:
o carro, alias uma carrinha volvo V50 1.6d com 180.000kms, a frio pegava bem mas depois engasgava um pouco, fazia algum fumo, e depois de aquecer uns segundos normalizava... o consumo andava um pouco alto... depois de meter à máquina, mudar um tubo, mudar a maf, testar com outra egr, e antes de ir pra injectores foram ver as velas... 2 das velas não sairam inteiras, uma delas saiu sem a parte da frente toda, (a parte q fica incandescente) e o resto das velas dentro dos cilindros... eram Beru... bela cagada q estava, teve q se tirar cabeça pra ver o q tinha afectado: 2 pistões marcados com os pedaços das velas, e até nas valvulas e colaça tinha marcas... não sabendo se as pancadas tinha afectado bielas e cambota ou apenas os bronzes, esperava-o uma grande reparação... optou por meter um motor usado com aparentemente menos kms, já q este vinha com injectores e egr q podiam/podem ter resolvido o problema inicial, q o mecanico não garantiu ser as velas.... ou seja gastou 1500 euros por causa das velas terem sido mal metidas (não lubrificadas), ou por estarem lá há demasiado tempo, mas pelos vistos as oem são bosch, por isso as beru devem ter sido metidas à posteriori pelo anterior dono...

conclusão: nos nossos audis (no meu caso no b6), apesar destes usarem as velas apenas em temperaturas mt baixas, não será aconselhável mudar as velas mesmo sem estas darem problemas? é possível acontecer o mesmo nos b6 tdi?

Isso tem o motor 1.6 do grupo PSA. Isso é um problema recorrente desses motores, admira-me o mecanico não ter dito isso. Tenho conhecimento pessoal de mais dois casos, um tinha velas já de concorrencia não me recorda a marca o outro tinha velas Bosch e tambem aconteceu o mesmo. As velas são muito compridas, tem um pedaço grande depois da rosca que fivca dentro da colaça. Com o tempo e com as altas temperaturas, e com carvao aquilo fica praticamente colado á colaça, e ao desapertar partem. Ao montar novas tem sempre de levar uma massa propria de alta temperatura para evitar esse problema.
Basta pesquisar pela net vais encontrar muita gente com problemas iguais nesse motor mas em modelos diferentes. Volvo, focus, peugeot,mazda, mini etc. O motor é sempre o mesmo.
 
Isso tem o motor 1.6 do grupo PSA. Isso é um problema recorrente desses motores, admira-me o mecanico não ter dito isso. Tenho conhecimento pessoal de mais dois casos, um tinha velas já de concorrencia não me recorda a marca o outro tinha velas Bosch e tambem aconteceu o mesmo. As velas são muito compridas, tem um pedaço grande depois da rosca que fivca dentro da colaça. Com o tempo e com as altas temperaturas, e com carvao aquilo fica praticamente colado á colaça, e ao desapertar partem. Ao montar novas tem sempre de levar uma massa propria de alta temperatura para evitar esse problema.
Basta pesquisar pela net vais encontrar muita gente com problemas iguais nesse motor mas em modelos diferentes. Volvo, focus, peugeot,mazda, mini etc. O motor é sempre o mesmo.

pois, não sabia... um motor usado em tantas marcas devia ser mais fiavel...
mas foi isso q aconteceu, as 2 velas não estavam a sair e foram forçadas partindo e caindo dentro do cilindro em pequenos bocados... o mecanico disse isso, mas certamente já tinham partido lá dentro, pois eles disseram q não colocaram o motor a trabalhar, e ao abrir viu-se já tudo marcado...

mas então no meu b6 não sei quando foram mudadas, não será melhor mudar e jogar pelo seguro??!
 
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