Venda de carro - Como evitar sarilhos?

Boas pessoal,

O carro da maria pifou o motor, e vai-se vender como está.

Vai-se preencher declaração de venda e por ai fora.

Pergunta, como fazemos para garantir que a partir do dia que o tipo leva o carro, aconteça o que acontecer ao carro (multas, e por ai fora), nenhuma responsabilidade será imputada à minha maria?

Cópia da dec. venda totalmente preenchida e uma declaração preenchida e assinada por ambos, a indicar que a partir do dia X, o carro passou a ser da pessoa tal, pelo que qualquer questão com o mesmo, deve ser direccionada para o novo proprietário, independentemente de já ter feito a transferência de propriedade?

Abc
 
muito simples....

tratar da papelada toda, pagamentos... e

Irem os 2 LOGO a uma loja do cidadão para ele dar logo entrada para ser emitido o novo DU...

assim não tem como correr mal...
 
muito simples....

tratar da papelada toda, pagamentos... e

Irem os 2 LOGO a uma loja do cidadão para ele dar logo entrada para ser emitido o novo DU...

assim não tem como correr mal...
Sim essa não falha.. tens toda a razão.

Fora isso nada mais serve aos olhos da lei?
 
se fizeres isso, a lei pode ter os olhos todos que quiser... é garantido...

como é dado a entrada do processo a nível informático, caso haja algum stress só tens de te dirigir ao mesmo local e pedir um comprovativo...
 
Código da Estrada

Artigo 118.º
Identificação do veículo

....

3 - O adquirente ou a pessoa a favor de quem seja constituído direito que confira a titularidade do documento de identificação do veículo deve, no prazo de 30 dias a contar da aquisição ou constituição do direito, comunicar tal facto à autoridade competente para a matrícula.

4 - O vendedor ou a pessoa que, a qualquer título jurídico, transfira para outrem a titularidade de direito sobre o veículo deve comunicar tal facto à autoridade competente para a matrícula, nos termos e no prazo referidos no número anterior, identificando o adquirente ou a pessoa a favor de quem seja constituído o direito.

"
Não cumprimento, pelo vendedor (ou pessoa que, a qualquer título jurídico, transfira para outrem a titularidade de direito sobre o veículo) do dever de comunicar à autoridade competente para a matricula no prazo de 30 (trinta) dias, a venda (ou a transferência do direito) do veículo, e a identificação do adquirente (ou pessoa a favor de quem seja constituído o direito).

Se não o fizeres pode te sair a rifa de: Coima: € 120 a € 600"
 
Last edited:
Bem, disse a namorada o que fazer, quer eu quer ela trabalhávamos hoje, pelo que foi o irmão e pai dela a receber o comprador.

Levou carro, pagou em dinheiro, documentos não levou... que ainda não decidiu se vai ficar com ele ou despachar.. e pronto... preguei forte e feio a miúda que não teve culpa, pois foi o irmão que fez a %&$%&//..

Espero que a pessoa seja séria como eles pensam que é..

Ainda por cima, o carro está em nome do pai, mas sob reserva de propriedade do banco. Ela tem declaração a dizer que o carro está pago, e no livrete está o nome do pai, mas com a cena da reserva. Não sei que efeitos isto tem, disse para levar o homem a dgv para ver isso... pa semana disse o irmão..

Vamos ver no que vai dar..

Abc
 
Para mim é como o Boost disse. Paga e na hora vão os 2 ao IMTT registar o carro!

Tudo o resto é arriscar, até pode ser uma pessoa muito séria e de confiança há muitos anos! Depois as coisas mudam e o proprietário é que se f***!!! Mais nada!

Começam logo a chover contas de passagens nas ex-SCUT's, via verde, multas, impostos e tudo em nome do proprietário! E o proprietário é que tem que resolver tudo, enquanto o teu amigo de muita confiança passa meses, depois anos, a dizer o mesmo "Sim eu vou tratar disso, agora é que não tenho tido tempo!" e tu lá andas, com multas, portagens a pagar, e a explicar às concessionárias, às autoridades, e entretanto já tens processos de contra-ordenação a andar contra ti, e depois vais ao IMTT pedir para anularem a matrícula e prenderem o carro, mas como estamos em Portugal até que isso aconteça, lá continuam a vir portagens para pagar, multas e o teu nome todo f**** perante a lei e as concessionárias e o que for, depois precisas de alguma coisa e fecham-te a porta até as coisas estarem realmente esclarecidas! Até podes dizer que o carro foi vendido a fulano e afinal o carro depois já está em cicrano,...

Nunca, nunca vender carros sem ter a papelada logo tratada!

Felizmente não falo por experiência própria, mas da experiência daqueles que me são próximos...
 
Não se pode confiar em ninguem ,é passar o nome na hora , eu vendi um punto gt ha 3 anos o senhor tinha um porsche 996 e pensei eu para ter um carro desses tem posses e não vai have problema , e dei a declaração sem data e deixei ele responsavel para fazer a troca de nome .

Resultado ja passaram 3 anos , o carro continua a circular , pois tem ipo em dia , não paga os impostos de circulação , e as finaças andam-me a lixar a cabeça para eu pagar os selos , coisa que não pago pois ja fiz um mandato de apreensão do carro e que supostamente depois desse mandato é como se eu tive-se dado baixa do carro .
Tenho a morada e todos os dados dos dono do carro , mas tanto a policia como o imtt dizem que ninguem vai la , so apreendemo carro se for mandado parar numa operação stop.

Se eles não se preocupam , eu tambem não.
 
Não se pode confiar em ninguem ,é passar o nome na hora , eu vendi um punto gt ha 3 anos o senhor tinha um porsche 996 e pensei eu para ter um carro desses tem posses e não vai have problema , e dei a declaração sem data e deixei ele responsavel para fazer a troca de nome .

Resultado ja passaram 3 anos , o carro continua a circular , pois tem ipo em dia , não paga os impostos de circulação , e as finaças andam-me a lixar a cabeça para eu pagar os selos , coisa que não pago pois ja fiz um mandato de apreensão do carro e que supostamente depois desse mandato é como se eu tive-se dado baixa do carro .
Tenho a morada e todos os dados dos dono do carro , mas tanto a policia como o imtt dizem que ninguem vai la , so apreendemo carro se for mandado parar numa operação stop.

Se eles não se preocupam , eu tambem não.

Se eu estivesse na tua situação mandava cancelar as metriculas...
 
O facto de ires de imediato trocar o carro de nome, não invalida (apenas reforça) a tua obrigação de como vendedor dar garantia do produto vendido, mesmo que em segunda-mao se trate.


A melhor solução para evitar problemas a meu ver é fazeres uma declaraçao para o comprador assinar junto com a declaraçao de venda...
A dizer:
- bla bla bla... fulano tal... compra o carro tal, ao dia tal... com os kms tal.... e responsabiliza-se apartir da hora tal e dia tal sobre todas as multas, bla bla bla com o mesmo.... bem como declara ter tomado conhecimento que a viatura se destina a comercio e nao possui qualquer tipo de garantia.... bla bla bla.... E que tem 15 dias par a trocar o carro de nome.... bla bla bla...

Escreves o que quizeres, o homem assina e pronto...
 
Se eu estivesse na tua situação mandava cancelar as metriculas...


Não posso , supostamente a unica coisa que posso fazer é fazer um pedido de apreensão do carro, que ja fiz.

Para cancelar as matriculas tem de ficar 5 anos sem comparecer ha ipo ou dar entrada num centro de abate.
 
Back
Top