Ventoinhas Malucas

Ola a todos,
já andei aqui no forum a pesquisar mas não achei nada com o problema que tenho, só parecido mas não igual.

Ontem fui as compras e quando cheguei a casa, com o carro frio (menos de 60º) ao desligar o motor, as ventoinhas estavam a trabalhar e não desligavam. Liguei o motor e elas desligam e passado cerca de 30 segundos voltam a ligar.

Fiz por varias vezes a experiencia, as ventoinhas podem estar paradas, mas mal desligo o carro elas começam a funcionar, ligo o carro e elas param, voltado despois a ligar-se após cerca de 30 segundos.

Como não achava nenhum fusivel para as parar durante a noite, lá achei um relé, perto da bateria, que se tirar desliga logo o carro, então o que fiz foi: desliguei o carro, as ventoinhas a trabalhar, retirei o relé, elas pararam, voltei a por o relé e elas ficaram sossegadas a noite toda.

Hoje de manha liguei a chave, sem meter o motor a trabalhar e as (meninas) sossegadas, liguei o motor e após os 30 segundos pumba, ventoinhas a trabalhar:eek:.

Desliguei o motor e elas a continuar a trabalhar, voltei a ligar o motor e as meninas desligam e após os 30 segundos lá voltam elas a rodar. Se ligar o motor e desligar logo, elas desligam-se mal o motor arranca e ligam-se mal paro o motor

Já vi aqui algo parecido no forum mas uns dizem que elas simplesmente não param, outros que não andam, no meu caso e neste momento ate ligo a chave sem meter o motor a funcionar e elas estão sossegadas. só arrancam se o motor estiver a trabalhar.

Ja agora, é um A3 1.6 de 2001

Como preciso de fazer uma viagem de uma horita hoje, tenho o problema de, como o carro nao aqueçe em baixa rotação engasga-se.

Espero que alguem saiba o que se passa com o meu argolinhas, pareçe que anda enguiçado :'(
 
Last edited:
isso deve ser o sensor da temperatura marado, a tempertura marca bem?
o ideal seria ligar ao VAG..
 
o meu carro tive um problema assim ....o que era
--->o sensor do oleo no cartar com ficha derretida...
---> sensor de temperatura...
--->e o modelo de controlo de velocidade das ventoinhas comos terminais podres e mau contacto..

o que fazia ao certo----> andava com o carro mesmo frio desligava a chave e ele ligava as ventoinhas.... estavam um pedaço a trabalhar depois paravam...
para as desligar, bastava deligar o cabo de menos da bateria e elas ja paravam...
espero ter-te tido ajudado amigo!!!
 
Já tive um Polo com esse problema, saquei cablagem toda fora, sensores novos, modulo de relés novo, era o climatronic.
 
Sim vick_79, se retirar o fusivel das ventoinhas, deixo o carro ao relantin e passado um pouco o ponteiro começa a subir e vai ate + ou - 90º. Depois dali não passa mesmo com as ventoinhas desligadas. No entanto se arrancar com o carro e for dar uma volta, mesmo sem as ventoinhas ligadas, ele so com o ar começa a arrefecer coisa que nunca fez

- - - - - - - - - -

Hoje vai ao mecanico, ele tem o VAG e vai ligar mas diz que pelos sintomas deve ser a sonda da temperatura que comanda as ventoinhas que não esta boa, pois a sonda do ponteiro esta boa dado que ele marca bem. tambem deve estar com o termostato colado todo aberto pois com as ventoinhas desligadas e com o carro em andamento o carro nao aquece e o mecanico diz que estes carros são para estar sempre nos 90º graus e muito dificilmente as ventoinhas disparam. a verdade é que ja tinha feito a experiençia uma vez quando me disse isso e deixei o carro chegar aos 90º e com ele sempre nas 2000 rotações, so apos alguns 10 minutos é que o carro chegou aos 92º e as ventoinhas ligaram. Vou lá agora por o carro para fazer a revisão dos 195.000. Oleo, Filtro, e vai meter a sonda de temperatura, e vai ver se resolve, senao começa a ir por partes. Logo já cá vou dizer qual a doença dele.
 
Back
Top