Vírus

Esses vírus da psp já eu apanhei por 2 vezes, computador bloqueado que não dava para fazer nada, uma mensagem a dizer para pagar não sei quanto. Livrei-me dele no próprio dia, precisamente com o malwarebytes. Da primeira vez, usei a net do telemóvel para pesquisar no Google como é que havia que fazer. Modo de segurança, nova conta de utilizador, malwarebytes a funcionar, e na mesma noite estava resolvido. Da segunda vez, que foi passado um mês ou dois, foi muito mais rápido, porque já sabia o que fazer e até já tinha feito alguma coisa.

Agora este, eu não o descrevi de forma muito detalhada, e por isso é que achas que não é tão complicado. Consigo usar o pc, usar a net e tudo, logo parece menos grave. Mas não é. Neste momento, já nem consigo entrar pelo modo de segurança (no inicio conseguia, mas não me serviu de nada). Criou nova conta de utilizador com password; apesar de não conseguir aceder a ela, consegui apaga-la; quando reiniciei o pc, estava lá outra que já não deu para apagar... A minha primeira ideia, no início: restauro do sistema para um ponto anterior: tento faze-lo, pontos de restauro tinham desaparecido, apesar de serem criados automaticamente, como é normal. O que aparece são dúzias de janelas a abrir com a tal mensagem como descreveste a dizer que esta tudo encriptado e tenho de pagar em bitcoins para desencriptar. Consigo sempre apagar essas janelas todas, mas mais tarde voltam outra vez. O combofix, recomendado pelo anvil, correu, cheguei a pensar que se calhar tinha resolvido, mas não. Desbloqueou-me alguns ficheiros de fotos e de musica que estavam contaminados, mas de resto tudo igual. Curiosamente, as musicas dava para ouvir na mesma se fosse pelo media player. Portanto não é o caso de os meus ficheiros estarem todos inacessíveis. Isto parece ser é uma espécie de vírus inteligente, que começa por não restringir muita coisa e depois vai reagindo às tentativas de o eliminar infectando o que for preciso para que isso não aconteça. E pior ainda, estou em crer que usou o numero da minha pen para subscrever "serviços" de sites provavelmente ligados a quem criou o vírus, e que me vão ser cobrados, mesmo sem eu as ter pedido. Sabe-se lá que mais é que poderá fazer em meu nome...

Percebes agora porque é que isto é muito pior do que os da psp/interpol/etc ?

epah, lamento, e realmente mais complicado. atençao que formataçao ou livrares-te do pc pode nao te valer de nada pois como disseste esta a fazer subscriçoes de cenas com a tua pen. es capaz de ter sido vitima de fishing e teras ai um keylogger. 1º passo e falar com a operadora. nao te posso ajudar, ultrapassa-me. boa sorte na resoluçao do teu problema
 
epah, lamento, e realmente mais complicado. atençao que formataçao ou livrares-te do pc pode nao te valer de nada pois como disseste esta a fazer subscriçoes de cenas com a tua pen. es capaz de ter sido vitima de fishing e teras ai um keylogger. 1º passo e falar com a operadora. nao te posso ajudar, ultrapassa-me. boa sorte na resoluçao do teu problema

Obrigado.

Sim, este fim de semana vou directo à meo tentar saber ao certo se se confirma essa situação, e anular essas subscrições e provavelmente, também o cartão da pen e respectivo número.

Alguma coisa hade dar.
 
boas foste alvo de rdp o que é rdp remote desktop connection a pessoa pode usar o teu pc sem dares por isso e sim nem pede permissão para usar porque ele consegue usar sem te pedir autorização para mexer no teu computador se conseguires entrar no windows tenta remover o remote desktop connection e usa uma vpn para mudar o ip se for um virus o tal vírus ransomware segue este tutorial talvez te possa ajudar https://www.pcrisk.pt/guias-de-remocao/7562-your-personal-files-are-encrypted-virus
 
Last edited:
boas foste alvo de rdp o que é rdp remote desktop connection a pessoa pode usar o teu pc sem dares por isso e sim nem pede permissão para usar porque ele consegue usar sem te pedir autorização para mexer no teu computador se conseguires entrar no windows tenta remover o remote desktop connection e usa uma vpn para mudar o ip se for um virus o tal vírus ransomware segue este tutorial talvez te possa ajudar https://www.pcrisk.pt/guias-de-remocao/7562-your-personal-files-are-encrypted-virus

Obrigado pelas dicas, mas infelizmente nenhuma delas me poderá ajudar.
 
E eis que chegou a primeira factura depois do vírus... 3 euros e tal a mais do que a mensalidade.
Até não está mau...
As próximas devem ser bem piores...

Espatifar o pc não resulta porque as subscrições continuarão activas...
Cancelar o cartão da net e arranjar outro não resulta porque com outro vai acontecer o mesmo da mesma maneira...

Talvez as duas coisas ao mesmo tempo resultem... outro pc e outro cartão de net...

O que acham?

- - - - - - - - - -

E eis que chegou a primeira factura depois do vírus... 3 euros e tal a mais do que a mensalidade.
Até não está mau...
As próximas devem ser bem piores...

Espatifar o pc não resulta porque as subscrições continuarão activas...
Cancelar o cartão da net e arranjar outro não resulta porque com outro vai acontecer o mesmo da mesma maneira...

Talvez as duas coisas ao mesmo tempo resultem... outro pc e outro cartão de net...

O que acham?
 
E eis que chegou a primeira factura depois do vírus... 3 euros e tal a mais do que a mensalidade.
Até não está mau...
As próximas devem ser bem piores...

Espatifar o pc não resulta porque as subscrições continuarão activas...
Cancelar o cartão da net e arranjar outro não resulta porque com outro vai acontecer o mesmo da mesma maneira...

Talvez as duas coisas ao mesmo tempo resultem... outro pc e outro cartão de net...

O que acham?

- - - - - - - - - -

E eis que chegou a primeira factura depois do vírus... 3 euros e tal a mais do que a mensalidade.
Até não está mau...
As próximas devem ser bem piores...

Espatifar o pc não resulta porque as subscrições continuarão activas...
Cancelar o cartão da net e arranjar outro não resulta porque com outro vai acontecer o mesmo da mesma maneira...

Talvez as duas coisas ao mesmo tempo resultem... outro pc e outro cartão de net...

O que acham?

foi o que eu te disse desde inicio. tu tens o dvd de instalaçao do windows?. nao ha necessidade de mandar o pc para o lixo. se muito, mandas o disco rigido e compras outro de 1tb por 80 paus. e um pc ou e um laptop?
 
Back
Top