1969 EFS 220M Casal 4V » O Restauro» Novidades pag 5

Boas Pessoal

A história resumidamente é a seguinte....


O meu avô tinha uma motorizada destas, num estado impecável, e já com uns anitos a mais para conduzir, teve um pequeno toque e a mota foi encostada...
Para ele não cair na tentação de a mandar arranjar deram na para sucata... Isto á cerca de dez anos.
Entretanto corri e saltei e bati a muitas portas mas a mota deixou mesmo de existir. Foi mesmo pro lixo....

Mas..........

Como não desisto á primeira procurei uma igual.... Depois de MUITO procurar uma "boa" para restaurar e com a documentos lá dei com uma perdida no tempo.

A mota que comprei estava encostada á mais de 20 anos e foi uma retoma de uma mota vendida à muitos anos atrás, pelo pai do homem que me vendeu a relíquia.
Que á poucos anos tratou de encontrar o antigo dono e passou a mota para o nome dele. Para um pato como eu que ia aparecer para a comprar :p

Aqui vai uma pequena ficha técnica

MARCA: EFS com motor CASAL turbina
MODELO: 220M Modelo de Luxo
ANO: 1969
MOTOR: Motor CASAL M152 Turbina, 50cc, 5,2 cavalos.
CAIXA: Caixa de 4 velocidades com 1ª para cima
QUADRO E RESTANTES: Azul, beije e dourado e muitos cromados
TRAVÕES: Tambor na roda frontal e traseira


O que é nacional é bom!!!
EFS - Eurico Ferreira de Sucena fundou a EFS, Lda em 1911
O motor CASAL é também produto nacional.

Alem do valor sentimental por esta motorizada pelas razoes que imaginam, trata-se de um pedaço da nossa história que vale a pena manter vivo.

Mas chega de conversa e venham umas fotos..

O primeiro avistamento do "canho"
1274001113660183791foto.jpg


Já em casa, com uma decoração do espaço a combinar com o estado dela
p101014185811.jpg


Por muito que olhasse ,tinha de respirar fundo e imaginar o resultado final porque senão tinha a voz da consciência a berrar " Que sucata é esta!!!!!!!!"
A voz da consciência e não só. Frases como esta foi o que mais ouvi quando cheguei com ela a casa. :assobio::assobio:

Depois passa-se à primeira fase do restauro---Desmontar tudo

p101023130325.jpg

p101023130307.jpg

nrmotorapagado.jpg

p101030150736.jpg

p101030150803.jpg

p101030150826.jpg

p101030150835.jpg

matriculaapagada.jpg



Situação Actual..........

Algumas peças á espera de sitio...
p101224190322.jpg


É tudo novo menos o velocímetro/conta Km e o vidro no "aro com pala" do farol.
p101224190640.jpg


O velocímetro....

Antes
p101224173847.jpg

PS: ele está limpo :p
Depois do restauro possível
p101224184247.jpg


O quadro está com um amigo de um amigo que tem umas cubas para decapagem e tratamento para a ferrugem...

Os guarda lamas tem bastante trabalho apesar de não parecer. O da frente tem um podre grande e a parte de baixo bastante amarrotada.
O de trás está melhor mas tem uns furos e umas amassadelas e no sitio principal de fixação a chapa estava rota.

Como não percebo nada de chapeiro ....
Estão bem entregues a um especialista neste tipo de restauros do impossível


O motor nem colado estava ao fim de 20 anos parado.
Ia po-lo a trabalhar, mas começaram as dificuldades.
Não dava xispa na vela....
Depois de vista a bobina e cheguei á conclusão que o platinado estava cheio de "gosma" preta, mas não conseguia tirar o volante do dínamo para arranjar e limpar o platinado. Tentei e tentei com o saca rolamentos mas antes que fizesse asneira parei e entreguei a quem sabia...

E ainda bem porque precisava de um kick novo e faltavam muitas peçinhas no carburador.

Levou uma revisão completa no motor e carburador.
No carburador levou a agulha, o freio e a gaveta nova. Mais a janela de fechar o ar para pegar, e o injector de encher gasolina no carburador.
Foi restaurada a tampa do kick, em que faltava o batente para a mola do kick e a mola.
E levou novo o que faltava.
Foi revista a cabeça, o pistão e segmentos, mas isso eu sabia que estava bom.
A caixa em principio está boa, e as mudanças entram . Mas só depois a andar se vê bem.

No geral foi todo revisto o motor e metido novo o que precisava.

A parte que mais gostei foi quando fui buscar o motor e perguntei ...

-Então e ficou a trabalhar bem?
-Ah e tal eu não pus a trabalhar ....
- Não??????
- Isso é do melhor que já foi feito. Já não se fazem motores como esse.
é encher o carburador com gasolina, e carregar no injector até sair gasolina aqui no buraco. Fechar a janela no ar aqui neste botão e dar ao kick.
Pega á primeira......
E eu lá trouxe o motor a bater em cada palavra do homem...

Bem ... A verdade foi uma ...
Fiz um bocado de mistura, prendi a bobine ao motor com um alicate de pressão, liguei a fiarada ( 1 fio ;D;D ) meti a vela e o cachimbo no sitio, enchi o carburador, fechei a janela do ar e á 3ª vez que dei ao kick à mão, fez se uma fumaça e um barulhão de escape directo :pray::pray::pray::pray:

Depois de vinte e tal anos parado voltou ás explosões



Como isto é como um hobby para mim vai devagar devagarinho.... Aos fins de semana e quando posso.
O objectivo é estar a rolar no verão o meu primeiro clássico ;D
Mas vou actualizando o projecto quando houver novidades....


Sei que não é um motão pra ir pros picos na A29 mas depois a minha primeira experiência nas duas rodas off road, percebi que a minha relação com as motas é assim a modos que difícil. Entusiasmo me demais e isso torna-se muito perigoso.
Por isso vou me dedicar a este clássico lentinho para passear nas calmas ;D;D

Espero que gostem
 
Last edited:
Re: 1969 EFS 220M Casal 4V » O Restauro

Depois vais tu e o Via3 fazer picos :) :)

Sim senhor, um projecto diferente e bastante interessante, vai dando novidades do desenrolar do restauro.

Abraço.
 
Re: 1969 EFS 220M Casal 4V » O Restauro

Obrigado a todos pelos comentários :)

Esqueci me de mais uns pormenores....

Os cubos das rodas já estão como novos.... Foram limpos a micro esferas de vidro e já os tenho de volta.
Não danifica nada e fica com o acabamento de novo que neste caso não era polido...
Mantêm também claro, todas as pequenas amassadelas dos anos... A experiência profissional ;D

Depois meto umas fotos

Um dos aros foi para o lixo que estava irrecuperável. E alem disso não era o original.
O de trás vou limpa-lo todo e deixa-lo pronto para ir também para a cromagem.
Como é o original e tem gravado a marca da mota, vou mante-lo .
Depois é preciso raiar as duas rodas de novo e meter borracha...

Isto com calma vai voltar á estrada em grande ;D
 
Re: 1969 EFS 220M Casal 4V » O Restauro

Parabéns!!!
Excelente projecto.
Vai continuando a colocar fotos para a malta poder ir acompanhando.
 
Re: 1969 EFS 220M Casal 4V » O Restauro

Parabéns Tb tenho uma na Garagem vermelha, está em melhor estado do que a tua quando a compras-te, apenas o motor parou, está a precisar de um restauro, um dia ganho coragem para fazer o que fizeste, pena estar longe dela.
É sempre bom Guardar estas memórias.
 
Re: 1969 EFS 220M Casal 4V » O Restauro

em que te fostes meter !!! vais ter muita dor de cabeça !! preparate ! aki en casa o meu velhote restaurou uma sache lebre e aparte de ficar muito €€€€€€ deu muita dor de cabeça !! mas o resultado e um espetaculo agora ate ja esta a restaurar outra igual so de outra cor qeu em principio era so para pecas, faz as coisas com tempo e ficao perfeitas !! a do velhote demorou 3 anos mas esta melhor que nova !!
 
Re: 1969 EFS 220M Casal 4V » O Restauro

em que te fostes meter !!! vais ter muita dor de cabeça !! preparate ! aki en casa o meu velhote restaurou uma sache lebre e aparte de ficar muito €€€€€€ deu muita dor de cabeça !! mas o resultado e um espetaculo agora ate ja esta a restaurar outra igual so de outra cor qeu em principio era so para pecas, faz as coisas com tempo e ficao perfeitas !! a do velhote demorou 3 anos mas esta melhor que nova !!

Realmente isto faz desaparecer umas massas.... É mais isto e mais aquilo e mais a outra peça .....
Mas nada que não estivesse muito a contar. É uma questão de ir eliminando os problemas um a um.
A grande prova é por tudo direito a nível de chapa e encontrar algumas coisas que são precisas novas. Se não houver novo é procurar em bom estado, e restaura-se
Acho que depois de ter todas as peças de chaparia prontas e pintadas e os cromados prontos está o maior feito... Depois peçinha a pecinha vai ficar novo..
Mas realmente só com muito gosto e alguma vontad€ é que se consegue por um "monte de sucata" destes transformado num clássico de estimação ;D
Se tivermos que pagar tudo fora, aí sim vai uma pipa de massa para uma brincadeira destas :assobio:
 
Re: 1969 EFS 220M Casal 4V » O Restauro» Novidades pag 1

Como tinha prometido aqui vão mais umas fotos das novidades do andamento do projecto ;)

Os cubos das rodas limpos a micro esferas de vidro....

p110109125449.jpg


E o quadro que já está em casa, depois de uma limpeza da tinta, ferrugem e lodo e sei lá mais o que :p E um tratamento anti ferrugem. É um género de uma metalização.
Antes de ir levou um arranjo no suporte do descanso principal. Estava ligeiramente torto de uma solda mal feita. Foi só passar o disco da rebarbadora a tirar a altura do disco, depois duas cacetadas, e bem soldado já direito.
E ficou assim o quadro e mais umas peças. O braço oscilante de trás, as mangas das bainhas e mais umas peças....
p110109124817.jpg




Abraço
 
Back
Top