Boas Pessoal
A história resumidamente é a seguinte....
O meu avô tinha uma motorizada destas, num estado impecável, e já com uns anitos a mais para conduzir, teve um pequeno toque e a mota foi encostada...
Para ele não cair na tentação de a mandar arranjar deram na para sucata... Isto á cerca de dez anos.
Entretanto corri e saltei e bati a muitas portas mas a mota deixou mesmo de existir. Foi mesmo pro lixo....
Mas..........
Como não desisto á primeira procurei uma igual.... Depois de MUITO procurar uma "boa" para restaurar e com a documentos lá dei com uma perdida no tempo.
A mota que comprei estava encostada á mais de 20 anos e foi uma retoma de uma mota vendida à muitos anos atrás, pelo pai do homem que me vendeu a relíquia.
Que á poucos anos tratou de encontrar o antigo dono e passou a mota para o nome dele. Para um pato como eu que ia aparecer para a comprar
Aqui vai uma pequena ficha técnica
MARCA: EFS com motor CASAL turbina
MODELO: 220M Modelo de Luxo
ANO: 1969
MOTOR: Motor CASAL M152 Turbina, 50cc, 5,2 cavalos.
CAIXA: Caixa de 4 velocidades com 1ª para cima
QUADRO E RESTANTES: Azul, beije e dourado e muitos cromados
TRAVÕES: Tambor na roda frontal e traseira
O que é nacional é bom!!!
EFS - Eurico Ferreira de Sucena fundou a EFS, Lda em 1911
O motor CASAL é também produto nacional.
Alem do valor sentimental por esta motorizada pelas razoes que imaginam, trata-se de um pedaço da nossa história que vale a pena manter vivo.
Mas chega de conversa e venham umas fotos..
O primeiro avistamento do "canho"
Já em casa, com uma decoração do espaço a combinar com o estado dela
Por muito que olhasse ,tinha de respirar fundo e imaginar o resultado final porque senão tinha a voz da consciência a berrar " Que sucata é esta!!!!!!!!"
A voz da consciência e não só. Frases como esta foi o que mais ouvi quando cheguei com ela a casa.
Depois passa-se à primeira fase do restauro---Desmontar tudo
Situação Actual..........
Algumas peças á espera de sitio...
É tudo novo menos o velocímetro/conta Km e o vidro no "aro com pala" do farol.
O velocímetro....
Antes
PS: ele está limpo
Depois do restauro possível
O quadro está com um amigo de um amigo que tem umas cubas para decapagem e tratamento para a ferrugem...
Os guarda lamas tem bastante trabalho apesar de não parecer. O da frente tem um podre grande e a parte de baixo bastante amarrotada.
O de trás está melhor mas tem uns furos e umas amassadelas e no sitio principal de fixação a chapa estava rota.
Como não percebo nada de chapeiro ....
Estão bem entregues a um especialista neste tipo de restauros do impossível
O motor nem colado estava ao fim de 20 anos parado.
Ia po-lo a trabalhar, mas começaram as dificuldades.
Não dava xispa na vela....
Depois de vista a bobina e cheguei á conclusão que o platinado estava cheio de "gosma" preta, mas não conseguia tirar o volante do dínamo para arranjar e limpar o platinado. Tentei e tentei com o saca rolamentos mas antes que fizesse asneira parei e entreguei a quem sabia...
E ainda bem porque precisava de um kick novo e faltavam muitas peçinhas no carburador.
Levou uma revisão completa no motor e carburador.
No carburador levou a agulha, o freio e a gaveta nova. Mais a janela de fechar o ar para pegar, e o injector de encher gasolina no carburador.
Foi restaurada a tampa do kick, em que faltava o batente para a mola do kick e a mola.
E levou novo o que faltava.
Foi revista a cabeça, o pistão e segmentos, mas isso eu sabia que estava bom.
A caixa em principio está boa, e as mudanças entram . Mas só depois a andar se vê bem.
No geral foi todo revisto o motor e metido novo o que precisava.
A parte que mais gostei foi quando fui buscar o motor e perguntei ...
-Então e ficou a trabalhar bem?
-Ah e tal eu não pus a trabalhar ....
- Não??????
- Isso é do melhor que já foi feito. Já não se fazem motores como esse.
é encher o carburador com gasolina, e carregar no injector até sair gasolina aqui no buraco. Fechar a janela no ar aqui neste botão e dar ao kick.
Pega á primeira......
E eu lá trouxe o motor a bater em cada palavra do homem...
Bem ... A verdade foi uma ...
Fiz um bocado de mistura, prendi a bobine ao motor com um alicate de pressão, liguei a fiarada ( 1 fio ;D;D ) meti a vela e o cachimbo no sitio, enchi o carburador, fechei a janela do ar e á 3ª vez que dei ao kick à mão, fez se uma fumaça e um barulhão de escape directo ray:ray:ray:ray:
Depois de vinte e tal anos parado voltou ás explosões
Como isto é como um hobby para mim vai devagar devagarinho.... Aos fins de semana e quando posso.
O objectivo é estar a rolar no verão o meu primeiro clássico ;D
Mas vou actualizando o projecto quando houver novidades....
Sei que não é um motão pra ir pros picos na A29 mas depois a minha primeira experiência nas duas rodas off road, percebi que a minha relação com as motas é assim a modos que difícil. Entusiasmo me demais e isso torna-se muito perigoso.
Por isso vou me dedicar a este clássico lentinho para passear nas calmas ;D;D
Espero que gostem
A história resumidamente é a seguinte....
O meu avô tinha uma motorizada destas, num estado impecável, e já com uns anitos a mais para conduzir, teve um pequeno toque e a mota foi encostada...
Para ele não cair na tentação de a mandar arranjar deram na para sucata... Isto á cerca de dez anos.
Entretanto corri e saltei e bati a muitas portas mas a mota deixou mesmo de existir. Foi mesmo pro lixo....
Mas..........
Como não desisto á primeira procurei uma igual.... Depois de MUITO procurar uma "boa" para restaurar e com a documentos lá dei com uma perdida no tempo.
A mota que comprei estava encostada á mais de 20 anos e foi uma retoma de uma mota vendida à muitos anos atrás, pelo pai do homem que me vendeu a relíquia.
Que á poucos anos tratou de encontrar o antigo dono e passou a mota para o nome dele. Para um pato como eu que ia aparecer para a comprar
Aqui vai uma pequena ficha técnica
MARCA: EFS com motor CASAL turbina
MODELO: 220M Modelo de Luxo
ANO: 1969
MOTOR: Motor CASAL M152 Turbina, 50cc, 5,2 cavalos.
CAIXA: Caixa de 4 velocidades com 1ª para cima
QUADRO E RESTANTES: Azul, beije e dourado e muitos cromados
TRAVÕES: Tambor na roda frontal e traseira
O que é nacional é bom!!!
EFS - Eurico Ferreira de Sucena fundou a EFS, Lda em 1911
O motor CASAL é também produto nacional.
Alem do valor sentimental por esta motorizada pelas razoes que imaginam, trata-se de um pedaço da nossa história que vale a pena manter vivo.
Mas chega de conversa e venham umas fotos..
O primeiro avistamento do "canho"
Já em casa, com uma decoração do espaço a combinar com o estado dela
Por muito que olhasse ,tinha de respirar fundo e imaginar o resultado final porque senão tinha a voz da consciência a berrar " Que sucata é esta!!!!!!!!"
A voz da consciência e não só. Frases como esta foi o que mais ouvi quando cheguei com ela a casa.
Depois passa-se à primeira fase do restauro---Desmontar tudo
Situação Actual..........
Algumas peças á espera de sitio...
É tudo novo menos o velocímetro/conta Km e o vidro no "aro com pala" do farol.
O velocímetro....
Antes
PS: ele está limpo
Depois do restauro possível
O quadro está com um amigo de um amigo que tem umas cubas para decapagem e tratamento para a ferrugem...
Os guarda lamas tem bastante trabalho apesar de não parecer. O da frente tem um podre grande e a parte de baixo bastante amarrotada.
O de trás está melhor mas tem uns furos e umas amassadelas e no sitio principal de fixação a chapa estava rota.
Como não percebo nada de chapeiro ....
Estão bem entregues a um especialista neste tipo de restauros do impossível
O motor nem colado estava ao fim de 20 anos parado.
Ia po-lo a trabalhar, mas começaram as dificuldades.
Não dava xispa na vela....
Depois de vista a bobina e cheguei á conclusão que o platinado estava cheio de "gosma" preta, mas não conseguia tirar o volante do dínamo para arranjar e limpar o platinado. Tentei e tentei com o saca rolamentos mas antes que fizesse asneira parei e entreguei a quem sabia...
E ainda bem porque precisava de um kick novo e faltavam muitas peçinhas no carburador.
Levou uma revisão completa no motor e carburador.
No carburador levou a agulha, o freio e a gaveta nova. Mais a janela de fechar o ar para pegar, e o injector de encher gasolina no carburador.
Foi restaurada a tampa do kick, em que faltava o batente para a mola do kick e a mola.
E levou novo o que faltava.
Foi revista a cabeça, o pistão e segmentos, mas isso eu sabia que estava bom.
A caixa em principio está boa, e as mudanças entram . Mas só depois a andar se vê bem.
No geral foi todo revisto o motor e metido novo o que precisava.
A parte que mais gostei foi quando fui buscar o motor e perguntei ...
-Então e ficou a trabalhar bem?
-Ah e tal eu não pus a trabalhar ....
- Não??????
- Isso é do melhor que já foi feito. Já não se fazem motores como esse.
é encher o carburador com gasolina, e carregar no injector até sair gasolina aqui no buraco. Fechar a janela no ar aqui neste botão e dar ao kick.
Pega á primeira......
E eu lá trouxe o motor a bater em cada palavra do homem...
Bem ... A verdade foi uma ...
Fiz um bocado de mistura, prendi a bobine ao motor com um alicate de pressão, liguei a fiarada ( 1 fio ;D;D ) meti a vela e o cachimbo no sitio, enchi o carburador, fechei a janela do ar e á 3ª vez que dei ao kick à mão, fez se uma fumaça e um barulhão de escape directo ray:ray:ray:ray:
Depois de vinte e tal anos parado voltou ás explosões
Como isto é como um hobby para mim vai devagar devagarinho.... Aos fins de semana e quando posso.
O objectivo é estar a rolar no verão o meu primeiro clássico ;D
Mas vou actualizando o projecto quando houver novidades....
Sei que não é um motão pra ir pros picos na A29 mas depois a minha primeira experiência nas duas rodas off road, percebi que a minha relação com as motas é assim a modos que difícil. Entusiasmo me demais e isso torna-se muito perigoso.
Por isso vou me dedicar a este clássico lentinho para passear nas calmas ;D;D
Espero que gostem
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