1969 EFS 220M Casal 4V » O Restauro» Novidades pag 5

Re: 1969 EFS 220M Casal 4V » O Restauro» Novidades pag 1

sim senhor..estou ansioso para ver o resultado final ....
qualquer dia vou fazer igual a minha xf 17.....
 
Re: 1969 EFS 220M Casal 4V » O Restauro» Novidades pag 1

Estou a gostar de acompanhar este projecto. "A verdadeira história de um ser não está naquilo que fez, mas naquilo que pretendeu fazer." (Thomas Hardy) Parabéns pelo empenho!
 
Re: 1969 EFS 220M Casal 4V » O Restauro» Novidades pag 1

Boas pessoal

Isto anda um bocado parado devido á falta de tempo...
Mas como é um hobby é para os tempos livres :p:p

Aqui vão mais umas fotos dos desenvolvimentos

O guarda corrente "novo" que vai levar
Não foi fácil encontrar porque é uma peça que, ou perdem a tampa traseira ou estão muito estragados.
Este guarda corrente é de uma EFS mais recente, e tem um buraco a mais e um pequeno a menos... De resto é exactamente igual.
O grande vai ser tapado, e mais uma pequena soldinha numa racha, e depois abro o buraco pequeno... A parte fácil :p
Dá para perceber que buracos estou a falar
p110129120209.jpg

p110129120237.jpg


Estive a juntar as tampas que são para pintar. Com o cinza original e verniz preparado para aguentar temperatura.

Aqui vão umas fotos do motor quase limpo e das tampas que foram para a pintura.

p110129113358.jpg

p110129113427.jpg

p110129113332.jpg


Antes de tirar a tampa da embraiagem tive de tirar o óleo.... Aí é que percebi o que é óleo com mais de 20 anos parado dentro de um motor :p:p:p:p

Quer dizer .... Aquela gosma meia esverdeada com um cheirinho indescritível que já foi óleo um dia ;)

Esta semana já me vão chegar ás mãos, o disco de polimento que encomendei , e sabão respectivo para alumínio. E vou tratar de por os cubos a brilhar como nunca :D

Entretanto o banco foi também para estofar. Vai ficar como era de fábrica...
Os guarda lamas já estão prontos mas ainda não os tenho. Já não falta muito para ter a chapa toda pronta para a pintura :D

Vou dando novidades...

Abraço
 
Last edited:
Re: 1969 EFS 220M Casal 4V » O Restauro» Novidades pag 3

Boas,

Não pares que isso está a andar bem.:)
Estou curioso para ver o resultado final.

Abraço
 
Re: 1969 EFS 220M Casal 4V » O Restauro» Novidades pag 3

Boas pessoal

Mais uns desenvolvimentos na maquina....
O tempo é mesmo pouco ultimamente, mas o importante é não parar ;)

Andei a polir os cubos das rodas...

Como está dito ai para trás, depois da limpeza a micro esferas de vidro ficou assim
p110205142534.jpg


o disco e o "sabão" ou lá como se chama...
p110205142739.jpg

p110205142803.jpg


A diferença ;D
p110205144352.jpg


Depois de umas horas ( e umas pausas para o berbequim não pegar fogo na minha mão :p)
p110205155849.jpg

p110205162812.jpg


Ficam a saltar as mossas todas á vista mas pronto. Isto não saiu ontem da fabrica :p

Abraço a todos
 
Re: 1969 EFS 220M Casal 4V » O Restauro» Novidades pag 3

parece-me bem :palmas:

Muito cuidado com aquela anilha que tens naquela tampa que agarra a espia do travão da roda da frente, se perdes isso está a put@ armada. Tira isso daí até voltares a meter a roda ao sitio ;) Essas anilhas existem nas tampas frente e trás


Em relação aos raios não stress que não está esquecido ;)
 
Re: 1969 EFS 220M Casal 4V » O Restauro» Novidades pag 3

Aqui vão mais umas novidades da coisa...

O motor já está quase pronto... Faltam uns pormenores como a borracha do cabo do acelerador no topo do carburador; uma tampa nova do óleo; pintar a cabeça do parafuso de nível de óleo de vermelho; o kick novo e o pedal das mudanças ( que estão a caminho ) e limpar melhor as partes que não são pintadas... E talvez alguma coisita mais que não me estou a lembrar agora...
Mas chega de paleio ... Está assim depois de pintadas as tampas, e envernizado com verniz de alta temperatura
p110319153749.jpg

p110319153732.jpg

p110319153640.jpg


Entretanto tenho também o banco pronto... Superou as minhas expectativas

p110402151844.jpg

p110402152023.jpg

p110402151959.jpg


Espero dar um grande adianto nos próximos tempos que estou cheio de vontade de ir pros picas com o VIA :D:D e a dele está quaaaaaaaaaaaaaaase pronta :D:D:D:D
 
Re: 1969 EFS 220M Casal 4V » O Restauro» Novidades pag 3

Esse motor ficou com óptimo aspecto, mesmo uma maravilha!

O banco mandaste recuperar o teu ou compraste um novo?

Adianta lá essa m€rda rápido a ver se fazemos a volta a Portugal :p

Força nisso ;)
 
Re: 1969 EFS 220M Casal 4V » O Restauro» Novidades pag 3

Esse motor ficou com óptimo aspecto, mesmo uma maravilha!

O banco mandaste recuperar o teu ou compraste um novo?

Adianta lá essa m€rda rápido a ver se fazemos a volta a Portugal :p

Força nisso ;)


Opa o banco mandei recuperar porque não o arranjava novo.
Mas pelo que soube o velhote só aproveitou mesmo a estrutura principal metálica. E mesmo assim vai ao jacto de areia e é pintado. O resto, molas e tudo, é novo. Meteu o símbolo novo na traseira e mesmo aquela faixa de alumínio que tem á volta em baixo foi limpa e polida.
Ficou melhor que novo. Uma perfeição nos acabamentos.

No próximo fim de semana em Braga na feira Topos e Classicos vou tentar arranjar o resto dos pormenores que faltam.
Esta semana chega mais um monte de peças. Panela, curva de escape, juntas, afinadores, serra cabos, abraçadeiras, filtro de ar, ferramentas para mala da mota; etc; etc ....

Os cromados estão para ir esta semana e vou melgar o pintor para não me demorar a pintar a coisa :D:D
Depois de ter tudo é um tiro a montar. O problema é encravar nas partes em que não posso fazer porque senão já andava na estrada... :p:p:p:p
 
Re: 1969 EFS 220M Casal 4V » O Restauro» Novidades pag 3

Era o que pensava em relação ao banco, o meu foi para fazer exactamente o mesmo ;)

Então já que vais à feira dos classicos toma em atenção se vês um farolim para ti da EFS, é que parece-me que não o tens e isso também já não deve existir :S (pelo menos originais)

E as manetes que compraste também me parece que nao sao, ve lá se existe alguma coisa que eu estou-me a ver grego :S
 
Re: 1969 EFS 220M Casal 4V » O Restauro» Novidades pag 3

Era o que pensava em relação ao banco, o meu foi para fazer exactamente o mesmo ;)

Então já que vais à feira dos classicos toma em atenção se vês um farolim para ti da EFS, é que parece-me que não o tens e isso também já não deve existir :S (pelo menos originais)

E as manetes que compraste também me parece que nao sao, ve lá se existe alguma coisa que eu estou-me a ver grego :S

Eh pah o farolim traseiro eu tenho, mas não é EFS. É igual, mas tem uma pequena estaladela. Vou ver se o apanho também por lá.
As manetes que comprei não são as originais, mas não vou aplicar essas. Na altura o meu grau de exigência pro restauro não estava tão alto :p:p:p
Já tenho outras bases das manetes e acelerador original que só falta dar tratamento de beleza. Andava com umas debaixo de olho mas o gajo caçou a massa e está a ver se me aldraba...Mandou me mais umas peças que tinha comprado e as manetes não eram as que tinha falado e visto nas fotos que enviou...
Vou ver se apanho umas na feira. Á uns tempos vi umas mas o deviam ser banhadas a ouro...
Se apanhar lá manetes originais a bom preço queres um par?
Tens alguma foto das que queres?


Um gajo mete-se nesta porcaria e depois vê-se grego para fazer as coisas como deve ser.... Mas agora é até ao fim
:D:D:D
 
Re: 1969 EFS 220M Casal 4V » O Restauro» Novidades pag 3

eu estou mortinho para me ''livrar'' desta :D .... não sabia que tinha tanto pormenor :S

as manetes que procuro são estas ou iguais mas com aqueles relevos de ''encaixar'' os dedos:

imagem403.jpg


se vires por lá alguma coisa (novo) dás-me uma apitadela com o preço, é que já as vi usadas (bem usadas), mas só o preço que deve ser em mandar cromar UPA UPA..farto de cromados estou eu :p


Se não tens sempre uma alternativa, queria evitar mas se não me orientar com umas originais vou comprar umas made in china e mando gravar as letras EFS :S
 
Re: 1969 EFS 220M Casal 4V » O Restauro» Novidades pag 3

eu estou mortinho para me ''livrar'' desta :D .... não sabia que tinha tanto pormenor :S

as manetes que procuro são estas ou iguais mas com aqueles relevos de ''encaixar'' os dedos:

imagem403.jpg


se vires por lá alguma coisa (novo) dás-me uma apitadela com o preço, é que já as vi usadas (bem usadas), mas só o preço que deve ser em mandar cromar UPA UPA..farto de cromados estou eu :p


Se não tens sempre uma alternativa, queria evitar mas se não me orientar com umas originais vou comprar umas made in china e mando gravar as letras EFS :S

Uma igual a essa mandei eu de volta ao gajo que me enviou o material aldrabado. Só a manete da direita era EFS como essa da foto, e a outra era chinosa e maior um bocadinho. Mas mesmo a EFS estava toda amassada perto da bola, e seria preciso cromar .... De qualquer maneira as minhas são apenas meia cana, sem bola.
Se vir coisas dessas novas a bom preço fica descansado que as apanho. Já agora se quiseres envia por pm até quant€€€€ tenho luz verde para gastar dinheiro nas duas manetes :p:p:p
 
Re: 1969 EFS 220M Casal 4V » O Restauro» Novidades pag 3

mas atenção que existe dois tipos de manetes, as que queria nem eram estas mas pronto..se não houver das outras lá terá de ser estas :S

eu logo com calma ja vejo se te arranjo umas fotos daquilo que realmente quero, o preço pode ir até aos 200€ :p
 
Back
Top