A realidade de alguns...

Boas pessoal,

Eh pah, descupem o desabafo, mas realidades como é que vou descrever a seguir, deixam-me mesmo muito envergonhado e preocupado:

É o seguinte, neste momento estou a trabalhar numa empresa textil em Vizela, e tenho presenciado situações que me deixam mesmo irritado, tudo por causa da ganância das pessoas.
Pois, os funcionários de escalão mais baixo são quase todos magros (mas isto é subjectivo), ganham o salário minímo e só neste mês é que actualizaram os salários de acordo com os aumentos deste ano!!!
Depois, vejo rapazolas novos (na casa dos 18-21anos) já casados e conheço dois já com filhos!!!
Alguns deles claramente são putos tristes, sem vida...
Na semana passada vi um deles a chorar à frente de todos, porque a duas semanas de findar o contrato, foi notificado de que não renovariam-lhe o contracto. Segundo ele, nem sequer lhe deram uma razão, simplesmente disseram que não renovariam. O que já ouvi falar, foi de que é politica da empresa. Ou seja, legalmente ao fim de 3anos ou 4 renovações de contracto, a empresa é obrigada a subir o funcionário de estatuto e a aumentar-lhe o ordenado. Ora, ele já cá está há 3 anos :D
O que é vergonhoso, é que a empresa neste momento está muito bem de “saúde” porque não se trata de uma empresa de confecções, mas de revestimentos texteis. É uma empresa (como a maioria textil) que depende essencialmente do investimento em equipamento e não de mão-de-obra. No entanto, mesmo com poucos funcionários VS dimensão da empresa, têm pouca consideração por eles.
Como é óbvio, existe o 8 e o 80... Cada chefe de secção tem um gabinete enorme e com AC só para ele, e tratam-se todos entre si por “Sr. Engº” ou “Sr. Drº”, e a maioria está cá a ganhar quantias exurbitantes, vá-se lá saber porquê ;) Como ex., a directora da informática é engª quimica, ou seja, não percebe puto, mas é irmã de um dos administradores ;) Esta empresa já existe há 40anos e posso dizer que ainda não têm um sistema de gestão integrada de stocks dos armazéns... Quando fazem os inventários, entre as existências em armazém e no sistema (papel), resultam erros de 3 a 4 vezes. Leitores opticos de códigos de barras para eles é um quebra cabeças :) :)

Conclusão: É triste ver que quem realmente pode fazer a diferença e ajudar as pessoas, está-se a cag@r pro assunto.
Uma coisa é certa, pela minha experiência, não é só na função pública que existe o factor C, no privado acontece o mesmo, só não são todos a pagar a factura ;)

Abraço...

Boas amigo, realmente é uma situação triste! Mas só por curiosidade, onde é que tu te enquadras nessa empresa? Estás tambem no ar condicionado? :D
 
isso e tudo muito bonito mas em empresas grandes nao e assim k funciona.[/QUOT

Também não é bem assim pois trabalho já a 15 anos em uma firma na cidade vizinha (Guimarães) e funciona como o pratinhol fala mesmo aliás dificilmente se manda pessoas para casa mas também hoje em dia muito dificilmente as leis são para ser alteradas de empregar alguém e vejo que há mesmo falta de pessoal e eu que o diga, mas mandar pessoal embora isso não o fazem, a não ser que essas pessoas estejam naquela idade de entrar no fundo de desemprego e de seguida entrar na reforma…


Abraço

claro que ha excepçoes mas a maior parte e assim. E o que tb acontece muito e quando tem de mandar pessoal (contratado) embora nao ligam ao que trabalha mais ou menos e os que "escovam" os chefes que ficam.

Mas tb a muito pessoal que ao fim de 2 dias de trabalho ja pensam que sao reis daquilo tudo.
 
bem vindo À realidade do textil :(

Bem dito.....
A minha mãe com 30 e poucos anos de casa não lhe actualizavam o ordenado á dois anos....Aguém foi fazer queixa ao MT e o dono/garoto ,para não o chamar outra coisa, fica ofendido......
Faz-lhe a vida negra pois pensa que foi ela a fazer a denuncia (a até nem foi)....
Enfim era um saco naquela cabeça e uns bons pontapés naquele lombo....
(esta senhora ajudou a pagar a quinta,apartamentos das filhas,mercedes,.....nunca teve um aumento de ordenado apenas de trabalho.Isto durante 30 anos:wow::wow::wow:)
 
eh Pá, eu tb ando assim atrapalhado, por mais que faça o patrão c***a de alto e o contrato finda em outubro. tou a ver que vou mas é vender o argolas, afinar a guitarra e ir tocar pra paragem do autocarro!!!! tb me tou marimbando e de x em quando deixo a maquina em iddlling e vou pro tunél de frio fumar um cigarrito!!! já cheguei a tar lá 1 hora!!!! a cena triste é que o outro sub-chefe é um lambe botas de 1ª linha e o patrão tem-no na pontinha dos dedos!!!! o cabrone até ao domingo vai trabalhar em regime extra!!! é por esses que outros mais valiosos e integros são postos á seca!!!
tb é certo que há muito puto que julga ter tudo controlado com 20 aninhos e depois ao acontecer uma destas é dificil aguentar!! tenho colegas que se não se lhes repetir todos os dias o procedimento andam ali a vegetar e claro que ao 6º mês é goodbye!!! há questões importantes que se devem considerar ao entrar numa empresa deste tipo, como já se disse no topico, para eles somos mais um nº e se tiverem que treinar outro gajo pro nosso lugar a perder tempo, é-lhes igual, nem que a produção desça!!!! boa sorte a todos e continuemos a jogar no milhões pá!!!! pax
 
Boas amigo, realmente é uma situação triste! Mas só por curiosidade, onde é que tu te enquadras nessa empresa? Estás tambem no ar condicionado? :D

:) Sim, estou no ar forçado de uma ventoinha minúscula... Mas mesmo que estivesse num gabinete com AC, não fazia diferença pois a partir do fim deste mês já não trabalho mais lá ;)
 
claro que ha excepçoes mas a maior parte e assim. E o que tb acontece muito e quando tem de mandar pessoal (contratado) embora nao ligam ao que trabalha mais ou menos e os que "escovam" os chefes que ficam.

Mas tb a muito pessoal que ao fim de 2 dias de trabalho ja pensam que sao reis daquilo tudo.

O que consegui perceber, é que a administração não faz puto de ideia do que o pessoal da fábrica (quem realmente faz algo a valer) faz... Por exemplo, no armazém de expedição os rolos com tela pesam cerca de 120 kg cada (existem outros artigos a pesar 230kg), e são 4 gajos que carregam cerca de 600 rolos manualmente para dentro dos contentores... Assisti várias vezes e akilo é demais...Os primeiros rolos é akela base, mas a partir do meio eles já carregam de costas flectidas, posição super agressiva para a coluna... No entanto, numa reunião que tive com a administração fiquei a saber que um dos admins, logo o mais arrogante, não sabia concreta/ como os rolos eram carregados :S aliás, eu vi-me fodi** para explicar-lhe como dois custos muito diferentes podem resultar numa viabilidade económica muito idêntica... Enfim, adiante...
Hoje já foi para lá um novo "miúdo" aprender alguma coisa com o que vai embora... Soube que este novo "miúdo" tem 21 anos (apesar de aparentar 17anitos) e que veio de outra empresa onde não tinha "caixa" (descontos) e muito menos seguro de acidentes laborais... Ou seja, isto é uma cadeia de chulos a originar precariedade...
 
Um bom trabalhador, competente, que zela e faz crescer a sua empresa raramente é despedido.

Sim não é despedido.. mas e é devidamente recompensado? Quantos casos o são? Tenho colegas de trabalho que dão horas, noites de trabalho à casa e chega ao fim do mês e não há recompensa e estou a falar de uma "pequena empresa" mas com bastante capital! Eu próprio já dei trabalho fora de horas, usei o meu veiculo para trabalho e fora de horas e recompensa por isso? Nada! Estes empresários não sabem motivar os seus colaboradores.. É só facturar!!! Um funcionário motivado consegue aumentar a sua produtividade e com isso colaborar no crescimento da empresa! Por isso, para quem tem bons funcionários, motivem-os e estimulem-os recompensando-os devidamente!!! Ficam todos a ganhar! ;)
 
Sim não é despedido.. mas e é devidamente recompensado? Quantos casos o são? Tenho colegas de trabalho que dão horas, noites de trabalho à casa e chega ao fim do mês e não há recompensa e estou a falar de uma "pequena empresa" mas com bastante capital! Eu próprio já dei trabalho fora de horas, usei o meu veiculo para trabalho e fora de horas e recompensa por isso? Nada! Estes empresários não sabem motivar os seus colaboradores.. É só facturar!!! Um funcionário motivado consegue aumentar a sua produtividade e com isso colaborar no crescimento da empresa! Por isso, para quem tem bons funcionários, motivem-os e estimulem-os recompensando-os devidamente!!! Ficam todos a ganhar! ;)


Eu gosto e daqueles que dizem que a empresa esta muito mal e dps compram u mercedes s320... (o k vale e que deixava os funcionarios (eu) conduzi lo XDD)
 
Sim não é despedido.. mas e é devidamente recompensado? Quantos casos o são? Tenho colegas de trabalho que dão horas, noites de trabalho à casa e chega ao fim do mês e não há recompensa e estou a falar de uma "pequena empresa" mas com bastante capital! Eu próprio já dei trabalho fora de horas, usei o meu veiculo para trabalho e fora de horas e recompensa por isso? Nada! Estes empresários não sabem motivar os seus colaboradores.. É só facturar!!! Um funcionário motivado consegue aumentar a sua produtividade e com isso colaborar no crescimento da empresa! Por isso, para quem tem bons funcionários, motivem-os e estimulem-os recompensando-os devidamente!!! Ficam todos a ganhar! ;)

Como eu te compreendo, amigo...
Também já passei por fases dessas, mas hoje poucos me "comem" por lorpa. Eu chegava a sair da empresa às 10horas da noite, ía a casa jantar, e depois voltava, sozinho e ficava até às tantas. no dia seguinte, às 9 da manhã, lá estava eu. Fazia questão de não contar ao meu chefe para que ele não pensasse que fazia com segundas intenções. Não recebia nada em troca, apenas queria reconhecimento... Mas ele podia saber se tivesse atenção... Só pensava em trabalho, e sentia-me realizado, mas quando a empresa passou dificuldades, fui tratado da mesma forma que todos os outros... Encostaram-me contra a parede várias vezes, ate que numa oportunidade dei à sola e saí...
Hoje, se percebo que as pessoas merecem, têm tudo de mim, caso contrário, entro e saio à hora quase certinha ;)
 
Eu conheço uma têxtil aqui no norte, que sempre que vocês vão comprar algo numa loja lebes, doquers e pia fora, vem de lá. Encomendas não faltam, mas claro, graças à gestão ruinosa que impera entre a maior parte dos empresários em Portugal, está a passar "dificuldades". Mas não deixaram de lá meter o filho de um dos sócios e como não há muitos €, para lá o meterem despediram 10 empregados. Problema resolvido! Os outros que se cosam!

É a bida, depois queixam-se da falta de competitividade e produção das empresas em Portugal.

Por estas e por outras é que nós por cá continuaremos a nadar em cócó.
 
Eu conheço uma têxtil aqui no norte, que sempre que vocês vão comprar algo numa loja lebes, doquers e pia fora, vem de lá. Encomendas não faltam, mas claro, graças à gestão ruinosa que impera entre a maior parte dos empresários em Portugal, está a passar "dificuldades". Mas não deixaram de lá meter o filho de um dos sócios e como não há muitos €, para lá o meterem despediram 10 empregados. Problema resolvido! Os outros que se cosam!

É a bida, depois queixam-se da falta de competitividade e produção das empresas em Portugal.

Por estas e por outras é que nós por cá continuaremos a nadar em cócó.

É por estas e por outras que depois aparecem "meninos bonitos" muito mal habituados, porque os respectivos os habituaram a ter tudo de mão beijada...
Eu também ajudaria uma familiar ou amigo meu, mas teria de mostrar valor e merecer, caso contrário não havia nada para ninguém...
Tive um pseudo-amigo meu que até mandava os pais à "merd*" se eles não depositassem € na conta para ele estoirar...
Mas também existem casos positivos, conheço pessoal que depois de "comprar" o seu lugar numa empresa, até rebolam se necessário para mostrar trabalho e valor. Era assim que todos deveriam ser....

No meio disto tudo, o que interessa, é que estes meninos é que estão bem na vida, e o resto é conversa e dor de cotovelo ;)
 
Eu gosto e daqueles que dizem que a empresa esta muito mal e dps compram u mercedes s320... (o k vale e que deixava os funcionarios (eu) conduzi lo XDD)

E o que é que o carro que o patrão compra ou deixa de comprar tem a ver com a situação da empresa?!?!

Nunca percebi este tipo de comparações..........................

Não vejo a menor relação entre as contas da empresa com a vida pessoal do patrão!!! Mas se calhar sou eu que sou cego.................................
 
E o que é que o carro que o patrão compra ou deixa de comprar tem a ver com a situação da empresa?!?!

Nunca percebi este tipo de comparações..........................

Não vejo a menor relação entre as contas da empresa com a vida pessoal do patrão!!! Mas se calhar sou eu que sou cego.................................

Dependendo do caso, pode ter tudo haver... Nem que seja para dar o exemplo...
 
Dependendo do caso, pode ter tudo haver... Nem que seja para dar o exemplo...

Trabalho numa "micro-empresa" em nome individual. De todos os tipos de empresas penso que seja o caso onde as contas do patrão podem estar mais relacionadas com as da empresa, e continuo a não conseguir ver nenhuma relação entre os investimentos do patrão com o estado económico da empresa...
Mas pronto, se dizem que "pode ter tudo a ver"... ja não digo mais nada... ;) ;) ;)

Dar o exemplo de quê?!
De que se poupares o teu ordenado consegues comprar um grande carro?!?! ;)
 
Back
Top