Re: A3 8P 2.0 TDI 140 by OruGas'' ( Novidades Pág. 23 @ 31-07-2010 )
Acho que estás a fazer um grande erro...
Assim os pneus de trás vão ficar ressequidos e ovalizados...
O ideal é ir trocando dentro do mesmo eixo ou seja os da esquerda passam para a direita e da direita para a esquerda... e quando acabarem os da frente ( que normalmente são os primeiros a ir ) passar os de trás para a frente e meter os novos atrás...
Assim para além de ser mais seguro ( e há muitos vídeos no youtube sobre isso que podes consultar e deixo-te aqui um só de exemplo http://www.youtube.com/watch?v=W8ieA0DZmN8 ), há uma maior rotação das borrachas não ficando com pneus antigos no carro que são tão ou mais perigosos que pneus gastos.
Não sei quantos kms fazes por ano mas imagina que fazes 15mil por ano
para gastar uns pneus a frente são uns 45mil kms mais ou menos ( considerando que rodam só a frente ) ou seja são 3 anos...
os pneus de trás também estão com 3 anos e com 45mil kms ( se meteste todos ao mesmo tempo ) mas ainda estão com pelo menos meio piso pois atrás desgasta menos. Ou seja para os gastares por completo são 90mil kms / 6 anos... pneus com 6 anos em principio já vão estar ressequidos ( no carro da minha mulher tive de trocar os pneus todos mesmo os que estavam atrás com meio piso ainda pq deixaram de aderir especialmente em piso mulhado... estavam com 5 anos )
Se passares de trás para a frente e meteres os novos atrás ficas com pneus 0kms atrás e 45mil / 3 anos a frente. ao fim de 22mil kms gastas metade do piso que tinha ( cerca de 1 ano e meio ) e não ultrapassas os 5 anos...
Ao fim desses kms metes novamente novos atrás e passas os de trás para a frente... pneus 0kms atrás e 22mil / 1 ano e meio na frente ( presumo que ainda tenham pelo menos 3/4 do piso portanto ainda dao para fazer + de 30mil na frente / 2 anos )
Assim metes 2 pneus de 3 em 3 anos mais ou menos em vez de 4 de 6 em 6... isto se fizeres os 15 mil... se passares a fasquia para 10mil como muita gente faz passas a ter pneus com 9 anos no carro caso mantenhas sempre atrás...
E outra coisa.. fica "mais barato" meter 2 pneus de cada vez do que 4...
Portanto o meu conselho é: segue o que é seguro para ti e para os outros...
eu ja os tinha tido num peugeot 206 e foram formidaveis!!!
quando meter novos vai ser a frente,por norma eu nao costumo trocar os de tras com os da frente!!!os pneus tem maneiras de gastar diferente atras e a frente e portanto eu nao gosto de fazer essas trocas!!!
Acho que estás a fazer um grande erro...
Assim os pneus de trás vão ficar ressequidos e ovalizados...
O ideal é ir trocando dentro do mesmo eixo ou seja os da esquerda passam para a direita e da direita para a esquerda... e quando acabarem os da frente ( que normalmente são os primeiros a ir ) passar os de trás para a frente e meter os novos atrás...
Assim para além de ser mais seguro ( e há muitos vídeos no youtube sobre isso que podes consultar e deixo-te aqui um só de exemplo http://www.youtube.com/watch?v=W8ieA0DZmN8 ), há uma maior rotação das borrachas não ficando com pneus antigos no carro que são tão ou mais perigosos que pneus gastos.
Não sei quantos kms fazes por ano mas imagina que fazes 15mil por ano
para gastar uns pneus a frente são uns 45mil kms mais ou menos ( considerando que rodam só a frente ) ou seja são 3 anos...
os pneus de trás também estão com 3 anos e com 45mil kms ( se meteste todos ao mesmo tempo ) mas ainda estão com pelo menos meio piso pois atrás desgasta menos. Ou seja para os gastares por completo são 90mil kms / 6 anos... pneus com 6 anos em principio já vão estar ressequidos ( no carro da minha mulher tive de trocar os pneus todos mesmo os que estavam atrás com meio piso ainda pq deixaram de aderir especialmente em piso mulhado... estavam com 5 anos )
Se passares de trás para a frente e meteres os novos atrás ficas com pneus 0kms atrás e 45mil / 3 anos a frente. ao fim de 22mil kms gastas metade do piso que tinha ( cerca de 1 ano e meio ) e não ultrapassas os 5 anos...
Ao fim desses kms metes novamente novos atrás e passas os de trás para a frente... pneus 0kms atrás e 22mil / 1 ano e meio na frente ( presumo que ainda tenham pelo menos 3/4 do piso portanto ainda dao para fazer + de 30mil na frente / 2 anos )
Assim metes 2 pneus de 3 em 3 anos mais ou menos em vez de 4 de 6 em 6... isto se fizeres os 15 mil... se passares a fasquia para 10mil como muita gente faz passas a ter pneus com 9 anos no carro caso mantenhas sempre atrás...
E outra coisa.. fica "mais barato" meter 2 pneus de cada vez do que 4...
Portanto o meu conselho é: segue o que é seguro para ti e para os outros...