A3 8p1 1.6 tdi

Tenho um problema, meto o carro a trabalhar normal, assim que as rodas giram noto que a ventoinha dispara é quando paro a rotação está nos 1000 e passado um bocado de estar parado fica estabel e a ventoinha desliga... O que será.... Não dá erro nenhum no teste do computador.
 
Todas as vezes que saiu com o carro... Até com a chave ligada mas se empurrar o carro a mão a ventoinha também trabalha.... Estranho
 
Isso pode ser normal dos mapas de injeção do carro e arrefecimento. Cenário esperado 1, não foi interrompida nenhuma regeneração, de manhã muito frio abaixo de 3º ele vai inicar as rotações a volta de 1000rpm, temperatura de mais de 3 ate volta de 13, vai ficar volta das 950rpm, temperaturas superiores vai ficar um pouco acima das 900rpm e poucos segundos depois fica em relantim volta de quase 900rpm, os outros casos também regressa ao relantim demora é mais tempo. metes mudança e começas a largar a embraiagem ele sobe automáticamente a rotação para volta das 950rpm, se voltares a parar com motor a trabalhar volta para as quase 900rpm, em nenhum desdes casos, admitindo que não ficou muito quente a ventoninha deve de ligar, não é esperado! Cenário esperado 2, uma regeneração interrompida, até pode começar em regime de rotação diferente de 1000rpm, mas basta aquecer um pouco colasse logo nas 1000rpm de minimo, isso basta uns 2 km, se paras com motor a funcionar ele se mantem lá nas 1000rpm, é normal a ventoninha começar a ligar porque as temperaturas aumentam muito. Se for o teu problema na realidade de regenerações, quando vais parar se tiver nas 1000rpm ou andas mais um pouco ou esperas que regresse ao relantim volta das 900rpm. Eu as vezes vou quase a parar carrego na embraiagem, se a rotação descer para volta das 950rpm, não está a regenerar, posso parar tranquilo, se tirar nas 1000rpm, ando mais um pouco até concluir a regeneração, epah é chato é, mas já levo quase 250 mil km sem problemas nenhuns no FAP, gasto só mais um pouco de gasoleo.
 
Até as rodas pararem totalmente, está sempre nas 1000.... E só parando totalmente é que também desliga a ventoinha.... Eu comprei o carro à um mês e não me apercebi logo do sintoma...
 
As rotações subirem com o carro em movimento é normal. Serve para garantir vácuo suficiente no sistema de vácuo do servo-freio. Por norma fica em torno das 950rpm. Não costuma chegar às 1000rpm.

O comportamento da ventoinha é que é estranho. Com o AC ligado e o carro parado, qual o comportamento da ventoinha?

O filtro de partículas foi anulado?

Que tipo de percursos tem feito?
 
Com o carro parado o AC trabalha direito e ventoinha também... Acerca do filtro de partículas não sei porque desde que comprei o carro o sintoma já existia....
 
Tenho um problema, meto o carro a trabalhar normal, assim que as rodas giram noto que a ventoinha dispara é quando paro a rotação está nos 1000 e passado um bocado de estar parado fica estabel e a ventoinha desliga... O que será.... Não dá erro nenhum no teste do computador.
Filtro de partículas.
Fazes um check up com vcds ou maqui a equivalente, e já vês a taxa de saturação do filtro e se deves fazer uma regeneração forçada, ou mandar lavar e desentupir o filtro.
Aviso já que é algo muitíssimo urgente ver, pois se for o filtro saturado, podes estragar definitivamente a FAP e também. O turbo.
Do check up do filtro, também se verificam as velas incandescentes quanto ao seu funcionamento.
 
Obrigado a todos pela ajuda, já marquei um diagnóstico, porque realmente não sei mesmo o que se está a passar... Sempre com os sintomas de regeneração... Só não acende a luz mas como não tenho livro do carro também desconheço se tem luz de regeneração.
Obrigado
 
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