a minha quando ia a descer muito em autoestrada a temperatura vinha para 65 70 graus e ai fazia esse fumo,agora anda sempre nos 90 graus e ja nao faz
tem logica pke como a temperatura baixa muito a bomba injecta mais gasoleo penso eu,o motor nao anda a temperatura certa mas tambem pode ter sido pura coincidencia mas ke deixou de fazer deixou
para mim tem a ver com a injecao,mas deixa vir os experts
Bem, eu posso tentar dar uma possível explicação para o teu caso.
Não sei se ouviram dizer, mas a taxa de compressão do motor deve ser medida com ele a quente. Então porquê?
Porque o pistão ao aquecer, dilata um bocadinho e é aí que o motor trabalha com a sua taxa de compressão "máxima".
Chamo-lhe máxima porque se forem medir a taxa de compressão a frio, o pistão está com o diametro um bocadinho mais pequeno, e fica com uma pequenininha folga que não consegue ser 100% compensada pelos segmentos, e como tal, vai registar uma taxa de compressão mais baixa.
nuno cinfaes, como dizes que tens repro, imagino que já tenhas dado umas esfregas valentes no teu motor :lol: e como ele não foi projectado para suportar o desgaste extra que a repro lhe dá, podes já ter umas folguinhas no motor, que enquanto ele está quente 90º, a dilatação do pistão lá vai compensando as folguinhas, mas assim que a temperatura baixava, o pistão "encolhia" deixando passar óleo.
Quem diz folga, diz uma pequena racha no pistão. Já vi o pistão de um 1.9TDI com repro que ficou rachado ao meio.
Mas isto é só uma hipótese baseada em teoria, o teu caso até pode ser outra coisa que neste momento não me vem à cabeça...
Mas se queres por a minha teoria à prova, faz um teste compressão ao motor