Tu terias de tirar a viscosa com o ventilador completo, mas como tiraste o ventilador sem a viscosa, ja tens espaco para trabalhar, acho eu mas só vendo, assim decor nao tou a ver.
Ja vi que tens as trancas necessarias isso é optimo! Agora ja tens tudo a ponto, eu sugiro que facas uma marca tambem no carreto em baixo na cambota, tens um ponto tambem no volante do motor, mas se tiveres uma referencia no carreto da cambota é melhor para trabalhar para nao teres de ir sempre la atras confirmar.
Agora alivias o tensor, e tiras a correia, as blindagens e a bomba de agua.
Com uma lixa fina limpas muito bem a superficie onde vai assentar a bomba de agua.
Depois verificas se o carreto da arvore de cames nao tem nenhuma folga radial ou axial. Verifica se nao ha fugas pelos retentores.
De seguida alivias um pouco o carreto da arvore de cames, o suficiente para ele rodar livre (o carreto fica livre mas a arvore de cames ta bloqueada nao te preocupes)
Instalas a bomba, apertas os parafusos em circulo, um bocado cada um de cada vez, ate obteres o binario de aperto correcto.
Colocas o tensor novo, aliviado.
Colocas a correia e atencao, deves comecar pelo carreto da cambota, para a tua direita, passa pela polie de desvio, bomba injectora, o rolete em cima e pelo carreto da arvore de cames, este lado direito da distribuicao tem de ficar esticado, estando a correia ja a passar pelo carreto da arvore de cames, passas para o lado esquerdo, o carreto vai rodar para a tua esquerda um pouco, é normal, e aí vens com a correia para baixo para o tensor.
Estando a correia instalada, verifica se o lado direito continua esticado, do lado esquerdo vais esticar regulando o tensor para o sitio correcto. Estando o tensor no ponto de tensao correcto, apertas-lo.
Agora verificas se a correia esta nos sitios certos bem esticada.
Apertas o parafuso do carreto da arvore de cames, nao des ja o binario todo, aperta apenas o suficiente.
Roda o motor 4 vezes.
Verifica se ta tudo a ponto, confirma atras no volante do motor.
Aperta de vez com o binario correcto o parafuso do carreto da arvore de cames.
Roda mais 4 vezes.
Se tudo bater certo ao rodae, se nao bater ou bloquear, ta bem instalada a correia.
Ao rodares o motor podes sentir alguma resistencia numa dada altura mas é normal, pois é a pressao de compressao dentro dos cilindros.Se tivesses uma vela ou um injector fora nao sentirias isso percebes?
Depois de rodares o motor ve se a correia nao se desviou para dentro ou para fora. Se tiveres duvidas roda mais vezes, 10, 20 vezes o que for preciso.
Estando tudo ok, reza um pai nosso e liga o motor.
Pegou? Trabalhou bem?
Desliga e monta o resto.
No fim, montas a correia de acessorios, com as tubagens ligadas, mete anticongelante, purga o circuito, deixas a ventoinha disparar e confirma se a bomba de agua ficou bem estanque.