tambem tens INA com ventoinha em metal, descobri isso recentementeGates também é muito boa em tensores e correias.
tambem tens INA com ventoinha em metal, descobri isso recentementeGates também é muito boa em tensores e correias.
Boa tarde
Voltei ao velhinho para preparar a montagem da falange das auxiliares ou seja limpar as ligações entre elas
Como já tinha dito ia trocar um tubo porque estava em mau estado. A conexão no carro estava assim:
View attachment 66922
limpa ficou assim
View attachment 66923
Aquilo que lá está parece corrosão e o esfregão não lhe pega... Acham que devia comprar uma lixa fina e tentar tirar aquilo ou segue assim?
A saida da água do motor para a falange estava assim
View attachment 66924
Ficou assim
View attachment 66925
De qualquer forma montei o tubo no engate corroido e ficou pronto para amanhã(se for necessario tiro o tubo para lixar a corrosão)...
View attachment 66926
Não satifeito troquei a correia da distribuição... não sei se foi por ter sida a primeira vez mas foi um stress do caraças.
Trancar as cenas, tirar correia... desapertar polia da arv de cames colocar a correia e a cambota sempre a tentar mexer... puxa daqui, puxa dali e pimba no sitio... colocar rolete e afinar tensor , apertar tensor e poila da arv de cames e rodar à mão...
No inicio fez algum ruido... mas deve ter sido por estar uns dias sem a tampa das valvulas posta...
Não ouvi nada a bater... penso eu. Realmente senti a cena da compressão e até parecia depois ouvir ar a passar... isso é normal?
Duas voltas à cambota verificar trancas.. tudo ok.
Duas voltas à cambota verificar trancas.. tudo ok.
Duas voltas à cambota verificar trancas.. tudo ok.
....
Fumar cigarrito para aliviar os nervos...
....
Cheguei ao carro e reparei que o tensor tinha aliviado um bocado...
Reposicionei e apertei com 30Nm(no manual dizia 20Nm) e ...
Duas voltas à cambota verificar trancas.. tudo ok.
Duas voltas à cambota verificar trancas.. tudo ok.
Duas voltas à cambota verificar trancas.. tudo ok.
....
Tensor não mexeu...Yeah
Dei por terminada a operação.
View attachment 66931
No kit vinha o perno que segura o tensor, mas não o troquei porque sinceramente não percebi como tirar aquela merd@.
Mas ainda vai a tempo... que dizem?View attachment 66932
Ainda iniciei a limpeza da face da tampa das válvulas que vai levar nova junta. Amanhã acabo.
O plano de ataque amanhã será:
1- Receber parafuso e montar falange.
2- Meter correia auxiliar
3-Dar uma esguichadela de óleo 10W40 na árvore de cames para limpar
4-Limpar, por fazedor de juntas nos cantos e montar junta da tampa das valvulas
5-Ligar bateria... rezar dez pai nossos e trinta ave marias e dar achave
6-Se correr bem deixar trabalhar 2 minutos, vazar oleo do motor e tirar filtro
Fico na expectativa das vossas opinioes
Bem hajam e grande abraço
na minha opiniao, esta montado, nao lhe mexia mais, isso sao pernos de qualidade aeronautica (tal como os pernos das cabeças) e nao se estragam com facilidade (apesar de alguns relatos) e como estas a abedecer as normas de aperto, eu nao me preocupava muito. com porca e contra-porca nao sacavas isso?Boa tarde
Voltei ao velhinho para preparar a montagem da falange das auxiliares ou seja limpar as ligações entre elas
Como já tinha dito ia trocar um tubo porque estava em mau estado. A conexão no carro estava assim:
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limpa ficou assim
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Aquilo que lá está parece corrosão e o esfregão não lhe pega... Acham que devia comprar uma lixa fina e tentar tirar aquilo ou segue assim?
A saida da água do motor para a falange estava assim
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Ficou assim
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De qualquer forma montei o tubo no engate corroido e ficou pronto para amanhã(se for necessario tiro o tubo para lixar a corrosão)...
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Não satifeito troquei a correia da distribuição... não sei se foi por ter sida a primeira vez mas foi um stress do caraças.
Trancar as cenas, tirar correia... desapertar polia da arv de cames colocar a correia e a cambota sempre a tentar mexer... puxa daqui, puxa dali e pimba no sitio... colocar rolete e afinar tensor , apertar tensor e poila da arv de cames e rodar à mão...
No inicio fez algum ruido... mas deve ter sido por estar uns dias sem a tampa das valvulas posta...
Não ouvi nada a bater... penso eu. Realmente senti a cena da compressão e até parecia depois ouvir ar a passar... isso é normal?
Duas voltas à cambota verificar trancas.. tudo ok.
Duas voltas à cambota verificar trancas.. tudo ok.
Duas voltas à cambota verificar trancas.. tudo ok.
....
Fumar cigarrito para aliviar os nervos...
....
Cheguei ao carro e reparei que o tensor tinha aliviado um bocado...
Reposicionei e apertei com 30Nm(no manual dizia 20Nm) e ...
Duas voltas à cambota verificar trancas.. tudo ok.
Duas voltas à cambota verificar trancas.. tudo ok.
Duas voltas à cambota verificar trancas.. tudo ok.
....
Tensor não mexeu...Yeah
Dei por terminada a operação.
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No kit vinha o perno que segura o tensor, mas não o troquei porque sinceramente não percebi como tirar aquela merd@.
Mas ainda vai a tempo... que dizem?View attachment 66932
Ainda iniciei a limpeza da face da tampa das válvulas que vai levar nova junta. Amanhã acabo.
O plano de ataque amanhã será:
1- Receber parafuso e montar falange.
2- Meter correia auxiliar
3-Dar uma esguichadela de óleo 10W40 na árvore de cames para limpar
4-Limpar, por fazedor de juntas nos cantos e montar junta da tampa das valvulas
5-Ligar bateria... rezar dez pai nossos e trinta ave marias e dar achave
6-Se correr bem deixar trabalhar 2 minutos, vazar oleo do motor e tirar filtro
Fico na expectativa das vossas opinioes
Bem hajam e grande abraço
Boa!
Já tens tudo encaminhado!
Já apertaste de vez o parafuso do carreto da arvore de cames?
Antes de por a trabalhar confirma mentalmente se fizeste tudo.
Aquela corrosão se a puderes tirar melhor, senao, nao te preocupes demais.
Coloca um bom anticongelante no fim. G12 ou G13.
Lubrifica tudo com oleo antes de fechares a tampa de valvulas, verifica se nao caiu nada la para dentro..
O perno do tensor nao é problematico. Podias ter tirado o velho com duas femeas mas nao te aflijas. O velho não está em mau estado de certeza.
Bom trabalho!
na minha opiniao, esta montado, nao lhe mexia mais, isso sao pernos de qualidade aeronautica (tal como os pernos das cabeças) e nao se estragam com facilidade (apesar de alguns relatos) e como estas a abedecer as normas de aperto, eu nao me preocupava muito. com porca e contra-porca nao sacavas isso?
Também pensei nisso mas esta sem alternador e a bateria já não estava nos seus melhores dias...E podes por a trabalhar assim sem correia de acessorios.. Poes a trabalhar 1 minuto a ver se ta tudo em ordem, caso esteja, montas o resto.
bem bom esse g12, mas lava bem o circuito antes de o aplicarJá apertei o carreto da arvore de cames a 45Nm conforme manual...
Anticongelante é G12 da marca Motul.View attachment 66933
T
O perno velho estava em bom estado... ainda lhe meti um alicate ao de leve para o tentar rodar... nada. Depois fiz o que o @carlo5 sugeriu com porca e contra-porca(deve ser tambem o que o @Black Drako disses das duas fêmeas...) e tentei rodar... mas nao se queria dar e eu também não quis esticar a corda...
A minha mulher acabou de me informar que amanhã tenho que ir ao Jumbo... a ver se lá desenrasco lixa fina....
Obrigado pela a vossa ajuda e paciencia
Grande abraco
bem bom esse g12, mas lava bem o circuito antes de o aplicar
bem bom esse g12, mas lava bem o circuito antes de o aplicar
Eu lavei como pude... ideal era em agua corrente mas não tenho condições para isso.
Quem vive em apartamentos é lixado...
No manual sugere fazer a lavagem caso haja contaminação do anticongelante da seguinte forma.
1-Vazar circuito
2-Encher com agua
3-Carro ao relantim durante 3 minutos
4-Vazar circuito
5-Encher com G12
Eu assim fiz ... a unica alteração é que lavei com àgua destilada.
Grande abraço
ha uns tempos atras, o user madlima sugeriu usar um pouco de vinagre no circuito. eu tenho sepre o cuidado, nas revisoes periodicas, de substituir o anticongelante. portanto, parto do principio que tenho o circuito sempre limpo. errado. experimenteu usar vinagre, dei umas voltitas com o carro e nem imaginas a quantidade de caca que ainda saiuEu lavei como pude... ideal era em agua corrente mas não tenho condições para isso.
Quem vive em apartamentos é lixado...
No manual sugere fazer a lavagem caso haja contaminação do anticongelante da seguinte forma.
1-Vazar circuito
2-Encher com agua
3-Carro ao relantim durante 3 minutos
4-Vazar circuito
5-Encher com G12
Eu assim fiz ... a unica alteração é que lavei com àgua destilada.
Grande abraço
Já tinha lido qualquer coisa sobre o usou-se vinagre... metes-te água com vinagre ou vinagre no anticongelante? É que quantidade? Presumo que seja vinagre convencional tipo de vinho branco?ha uns tempos atras, o user madlima sugeriu usar um pouco de vinagre no circuito. eu tenho sepre o cuidado, nas revisoes periodicas, de substituir o anticongelante. portanto, parto do principio que tenho o circuito sempre limpo. errado. experimenteu usar vinagre, dei umas voltitas com o carro e nem imaginas a quantidade de caca que ainda saiu
ha uns tempos atras, o user madlima sugeriu usar um pouco de vinagre no circuito. eu tenho sepre o cuidado, nas revisoes periodicas, de substituir o anticongelante. portanto, parto do principio que tenho o circuito sempre limpo. errado. experimenteu usar vinagre, dei umas voltitas com o carro e nem imaginas a quantidade de caca que ainda saiu
eu usei de vinho branco. vazei o circuito, o anticongelante saiu limpinho (costumo usar g12 da hepu mas desta vez usei g12++ da vaico) atestei com agua das chuvas (em vez da destilada) que costumo armazenar, sangrei o circuito e depois despejei um frasco de vinagre v.b.(acho que e de 500ml) e andei uns kilometros para aquilo circular bem. depois, nao usei a purga do radiador para vazar a mistela, foi mesmo pela falange. saiu bue merd@Já tinha lido qualquer coisa sobre o usou-se vinagre... metes-te água com vinagre ou vinagre no anticongelante? É que quantidade? Presumo que seja vinagre convencional tipo de vinho branco?
Fico reticente em meter ácido acético no circuito velho do meu carro e derreter aquela merd@ toda...