Se foi desenhado, estudado, e instalado por algum razão é.
Eu tenho isso tudo nos meus e até ver, zero problemas. FAP tenho num com 250k e ainda está como nova (marca recomenda troca aos 180k). ERGs ? Tenho-as em carros com 500k. Motor a trabalhar certinho, a puxar como novo.
Problemas? nenhum.
Sabes o que causa problemas? Repros mal executadas, jantes maiores (quando instaladas em carros que não estão preparados para as receber), bolachas, pneus norautos, amortecedores xineses, filtros da caca, oleo do super.
Receita do costume nessas lojas de repros, é sempre a mesma (tira isto, tira aquilo, bla bla bla - pq? aumenta a margem de lucro deles em vários sentidos e a longo prazo). nota - uma alteração de centralina pode obter praticamente os mesmos resultados tirando ou deixando lá as protecoes ambientais. Vê os recentes comentários do responsável pelo novo Porsche GT3.
Mas para mim o que realmente preocupa mesmo é o ambiente.
Por isso é que possivelmente irei trocar um diesel por um electrico para voltas na cidade.