os air bags novos podem ser 15 anos, mas os antigos apenas entre 4 e 6..
Desculpem lá estar a meter-me assim a frio na conversa de airbags e volantes de B7 em B5 e B6, mas vai para aqui muita contra informação...
Vou dar aqui algumas dicas:
1. Fisicamente os volantes de B7 encaixam perfeitamente na coluna de direcção de B5 e B6.
2. No caso das B6, trocando o anel e a ficha de airbag que liga nesse mesmo anel, todas as fichas do airbag são plug & play
3. Nunca instalei nenhum volante de B7 em B5, mas já instalei numa A6 4B e penso que será bastante semelhante. Neste caso, é mesmo necessário fazer alterações nas fichas, mas em todo o caso, as ligações são todas compatíveis.
4. Quanto ao funcionamento, sim, a grande diferença está nos airbags. Enquanto as B5 e B6 são Single Stage", os de B7 são "Dual Stage". Embora não haja uma certeza generalizada sobre o que quererá dizer "Single" e "Dual Stage" a opinião geral é de que os "Single" apenas têm um estado de detonação, independentemente da violência de um possível embate, mas os "Dual" terão dois estados de detonação, um para embates mais "ligeiros" e outro para embates mais violentos.
5. O MAIS IMPORTANTE: Embora todos nós que temos volantes "Dual Stage" instalados em carros "Single Stage" acreditemos que estará tudo a funcionar direitinho por não ter a luz de airbag ligada no quadrante, a verdade é que, que eu saiba, e felizmente, nunca ninguém teve oportunidade de testar qual o comportamento de um airbag "Dual" num carro "Single", em caso de acidente!
6. Para quem tiver pesos na consciência em relação às questões de segurança e não consiga parar de pensar nestas questões, aconselho a não fazer esta mod... No entanto, relembro também que quase todos os fabricantes de automóveis estimam a vida útil de um airbag em 15 anos e que recomendam a sua substituição passado esse tempo... Quem, pelo menos aqui em PT, com carros actualmente com mais de 15 anos fez ou tenciona fazer a troca de todos os airbags?
Sao apenas algumas dicas e informações que considero úteis para quem está a pensar na adaptação de airbags.
Haverá outras questões mais, claro, mas penso serem estas as mais relevantes.
Sorry pelo testamento quase off-topic, mas destesto ver pessoal a mandar bitaites sem fundamentos ou conhecimento de causa!
EU sinceramente não pesco nada dessa área, ainda...
Mas os anéis são universais?
Tu consegues meter um anel do Q3 Q5 Q7 por exemplo num A4 B5?
Eu sinceramente acho que e uma área ainda muito cinzenta ca no fórum não existe informação com fartura neste aspeto.
Fica aqui um link do audizine que já li e reli uma boa porrada de vezes.
How to retrofit a Euro B7 rs4 airbag into a B5 S4?
e nestes vês uma conversão de cablagem que sinceramente parece me ser algo arriscado não sei.
AudiSRS.com :: RS4 B7 Flat Bottom Steering Being Fited 2 B5 RS4!Help Please
Nestas coisas há peças que são compatíveis e outras, pura e simplesmente, não servem ou terão de ser alteradas para servirem.
Não se pode usar um anel de Q3, 8P ou até mesmo de B7 num B5 porque qualquer destas peças não vai encaixar correctamene na coluna de direcção nem se vai conseguir ligar convenientemente
No caso das B6, apenas o anel e SMLS de B7 é totalmente compatível, sendo que a única peça que será realmente necessário trocar para ser plug & play é a ficha amarela de airbag da coluna de direcção, que liga no anel.
No caso de B5, A6 4B , 8L e outros carros mais antigos, primeiro terá de existir um anel desses modelos que suporte multifunções. Só assim a fita terá pistas suficientes para "passasr" todas as ligações do volante para a coluna de direcção. Em todo o caso, enquanto que na B6 é só trocar o anel para B7 e as fichas encaixam na perfeição, no caso, por exemplo das B5, como o anel usado tem de ser mesmo de B5, terá de alterar a cablagem do volante para que se consiga ligar no anel.
Resumindo, para adptar volante multifunções, nas B6 pode-se usar peças de B7, nos 8P pode-se usar também peças de modelos mais recentes em modelos mais antigos, mas nos B5, 8L e 4B, terá de se adaptar algumas peças para conseguir que o volante fique totalmente funcional
Goblin esta tudo certo o que escrevestes, eu também já li e reli essa informação internacionalmente, não existea uma easy easy way, mas e fazível como esta claro.
Quanto ao ter ninguém testado, infelizmente já aconteceu, um rapaz com um volante rs4 b7 se não estou em erro, sei que era dos flat botton, teve um acidente e não disparou resultado carro pra sucata mas ele sobreviveu com uns amassos, acho que foi no audizine que li esta informação.
Quanto a mod, e assim se pensarem na quantidade de carros antigos que não trazem airbag por exemplo a minha VW T4, ou aquele pessoal que troca os seus volantes c/ airbag por volantes OMP com HUB que sinceramente acho uma excelente tatica anti roubo xD, estes ate não e das piores coisas, alem disso o Wizard jura a pés juntos que a maneira como faz as ligações permite disparar o airbag mas claro ninguém quer testar isso.
E dai dizer que ele e conhecido internacionalmente precisamente por causa disso.
A ficha é só comprar a fixa e tirar a que está? Não percebi como se muda a fixa.
Por acaso até gostava de mudar para o volante de uma B7 se arranja-se um barato...ou então não Mas pelo menos saber como fazer para mudar. A minha B6 tem comandos no volante já