a6 2.5tdi com temperatura motor muito baixa

Pessoal, desculpem meter-me na conversa, mas desde sabado que ando com uma A6 2.5TDI e ela faz o mesmo, temperatura da água e oleo a 70º e só quando puxo mais por ela é que vai até perto dos 90º, até pensei que fosse normal, já que pouco conheço da marca. Só achei normal porque tenho um Ford sierra de 1986 que durante muito tempo andei a mudar tudo o que fosse valvulas e sensores de temperatura e afinal era normalissimo o motor manter-se na casa dos 70 a 80º, além que leva para ai uns 20km para chegar a estas temperaturas! :D
Se for esse o caso, vou ver se falo com o mecanico para me ver os sensores e valvulas da temperatura da Audi!
Voces só me dão más noticias!!! :D :D :D
 
labirt disse:
ja confirmast os tubos!|?

boas...

sim ja confirmei e estavam os tubos todos quentes, ai esprimentei por um cartao a tapar o radiador para o motor chegar aos 90 graus, depois de ter chegado lá tirei o cartao e segui viagem, poucos klm a frente tinha o ponteiro nos 70graus,,

esta confirmado que é o termostato, fui ao mecanico, e pelo que parece é presico tirar as correias fora visto ficar perto de uma falange kualquer.....
 
philze disse:
Tens mesmo que tirar a correia de distribuiçao.

nao tenho a certeza mas que fica por tras da tampa onde se encontra a correia de distruicao, isso fica, quando tiver mais tempo levo o carro ao mecanico para ele ver melhor e com mais calma.....
 
Acontece o mesmo com a minha. Em ritmos calmos ou com frio mais extremo a temperatura nunca chega aos 90. Só puxando mais um pouco é que lá chega.

Pelo que sei e por experiência não é uma avaria grave mas é claro que convém trocar o termostato.
Não sei o preço mas habitualmente não é uma peça cara... desde que não seja de origem. :D De certeza que a mão-de-obra é mais carota. :S
 
MCoelho disse:
Acontece o mesmo com a minha. Em ritmos calmos ou com frio mais extremo a temperatura nunca chega aos 90. Só puxando mais um pouco é que lá chega.

Pelo que sei e por experiência não é uma avaria grave mas é claro que convém trocar o termostato.
Não sei o preço mas habitualmente não é uma peça cara... desde que não seja de origem. :D De certeza que a mão-de-obra é mais carota. :S

Se precisares de um contacto de um mecanico, o meu mora bem perto de ti! E é mec OEM lol! ;)
 
boomtriker disse:
boas...

nestes ultimos dias tenho reparado que o ponteiro da temperatura esta sempre nos 60, 65 graus, se eu puxar por ele chega aos 90 graus mas é presico puxar durante um longo periodo de tempo....
e quando sobe é muito devagar, depois se torno a andar devagar a temperatura comeca a descer....

vi algures no forum falarem do sensor de temperatura, e no termostato, qual deles podera ser????????

e se alguem ja trocou num motor 2.5tdi, podia me dar umas luzes de aonde se encontra esse sensor....

cump...


Boas,
desculpa usar aqui o teu post, para tirar aqui uma duvida tambem em relação ao meu argolas.
tenho um A3 8L e os sintomas são praticamente iguais, ou iguais mesmo:

Neste Verão passado, comecei com esse tipo de problemas, mas como tenho o quadrante estragado ( o manometro do gasoleo) e fui á marca, dizendo eles que tanto o problema do ponteiro do gasoleo como o da temperatura, se devia unica e exclusivamente ao quadrante. fiquei descansado.

Quando fui de férias, e fiz mais ou menos 1000 Km seguidos, o carro fazia-me isto:
se fosse em aceleração, tudo bem, o ponteiro ia ali certinho nos 90º
se, numa descida longa, e fiz isso algumas vezes para confirmar bem, e inclusive, troquei de carro, com o meu irmão, para ele conduzir o meu, e experimentar, o ponteiro começava a descer, quando tornava a puxar por ele, passado um pouco o ponteiro voltava ao normal...............mas nem sempre isto acontecia, que por vezes, ao deixa-lo ir desengatado, na casa dos 130km, só para testar a minha teoria, ficava fod..............., porque o ponteiro ficava nos 90 certinho.

Atribuo isto a duas coisas:
ou o tempo que ia desengatado, não era o suficiente para arrefecer, ou na zona em que eu circularia a temperatura ambiente fosse tão alta (40º-45º graus) que não desse para arrefecer e a temperatura do carro se mantivesse nos 90º

Fui á marca novamente, continuaram a dizer-me que era do quadrante..............esqueci o assunto e deixei o carro andar assim.

Agora, e uma vez que sou da zona Norte, as temperaturas aqui no inverno, não são para bricadeira, e o meu argolas anda-me a f................. a cabeça novamente.

nem que o deixe ligado ao relantim uma data de tempo, o ponteiro não sobe !!!!!!!!!!!! só depois de começar a andar e passado muito tempo, pois porque tenho medo tambem, não o esforço muito e talvez por isso ele demore mais a atingir a temperatura de serviço, os tais 90º.

vou testar o truque dos tubos, se o ligar e os tubos começarem a ficar logo quentes, é porque deve ser do termoestato, e ficou estragado, mas na posição de aberto, certo !!!!!!!

se o termoestato estiver bom, um dos tubos não pode ficar logo quente, só passado algum tempo, quando ele atinguir a temperatura de cerviço, o termoestato abre, certo!!!!!!!!

Não existem uns codigos que se metem no climatronic, que dá para ver a temperatura do motor, da água, etc ???

Alguem tem isso???

se o problema for do termoestato: onde se localiza no A3 8l ? tenho que tirar a distribuição?
se o problema for da tal valvula da temperatura, onde se localiza ?

Obrigado a todos,

mais uma vez, peço desculpa ao boomtriker, por ter usado o topic dele, tambem para o meu problema.
 
Boas amigos o meu A6 tdi tb mal akeçe...desde k mudei este oleo aqueçe um pco menos...pelo k me disseram e devido ao oleo k meti ser melhor k o outro..e estes carros por norma nao aqueçem...a mim pelo k me dizeram é k é normal :roll: :roll: o vosso antes aqueçia????ou sempre teve assim??nao arranjem avarias nos carros sem eles a terem :twisted: pois no meu é igual..mas kuando puxo por ele em viagem...ou quando aperto com ele...a temperatura sobe.. ;)
 
leugim_21 disse:
Boas amigos o meu A6 tdi tb mal akeçe...desde k mudei este oleo aqueçe um pco menos...pelo k me disseram e devido ao oleo k meti ser melhor k o outro..e estes carros por norma nao aqueçem...a mim pelo k me dizeram é k é normal :roll: :roll: o vosso antes aqueçia????ou sempre teve assim??nao arranjem avarias nos carros sem eles a terem :twisted: pois no meu é igual..mas kuando puxo por ele em viagem...ou quando aperto com ele...a temperatura sobe.. ;)

boas leugim....

sim o meu carro pelo menos no inverno passado, ia sempre para os 90 graus, tanto fosse a puxar como nao, mas a partir de agosto deste ano, tenho reparado que ele demora muito tempo a aquecer, muito mesmo, raramente chega aos 90 graus mesmo a puxar, fica sempre entre os 60 e 70 graus de dia chega aos 75, 80 graus....
o mecanico diz que nao faz mal andar assim, desde que o oleo aqueça acima dos 60graus ja posso puxar por ele....tenho o oleo entre os 60 e 70 graus sempre foi assim, nao mudou nada...
tambem me diz que o unico problema é que vai consumir mais...
 
mjborges disse:
Boas,
desculpa usar aqui o teu post, para tirar aqui uma duvida tambem em relação ao meu argolas.
tenho um A3 8L e os sintomas são praticamente iguais, ou iguais mesmo:

Neste Verão passado, comecei com esse tipo de problemas, mas como tenho o quadrante estragado ( o manometro do gasoleo) e fui á marca, dizendo eles que tanto o problema do ponteiro do gasoleo como o da temperatura, se devia unica e exclusivamente ao quadrante. fiquei descansado.

Quando fui de férias, e fiz mais ou menos 1000 Km seguidos, o carro fazia-me isto:
se fosse em aceleração, tudo bem, o ponteiro ia ali certinho nos 90º
se, numa descida longa, e fiz isso algumas vezes para confirmar bem, e inclusive, troquei de carro, com o meu irmão, para ele conduzir o meu, e experimentar, o ponteiro começava a descer, quando tornava a puxar por ele, passado um pouco o ponteiro voltava ao normal...............mas nem sempre isto acontecia, que por vezes, ao deixa-lo ir desengatado, na casa dos 130km, só para testar a minha teoria, ficava fod..............., porque o ponteiro ficava nos 90 certinho.

Atribuo isto a duas coisas:
ou o tempo que ia desengatado, não era o suficiente para arrefecer, ou na zona em que eu circularia a temperatura ambiente fosse tão alta (40º-45º graus) que não desse para arrefecer e a temperatura do carro se mantivesse nos 90º

Fui á marca novamente, continuaram a dizer-me que era do quadrante..............esqueci o assunto e deixei o carro andar assim.

Agora, e uma vez que sou da zona Norte, as temperaturas aqui no inverno, não são para bricadeira, e o meu argolas anda-me a f................. a cabeça novamente.

nem que o deixe ligado ao relantim uma data de tempo, o ponteiro não sobe !!!!!!!!!!!! só depois de começar a andar e passado muito tempo, pois porque tenho medo tambem, não o esforço muito e talvez por isso ele demore mais a atingir a temperatura de serviço, os tais 90º.

vou testar o truque dos tubos, se o ligar e os tubos começarem a ficar logo quentes, é porque deve ser do termoestato, e ficou estragado, mas na posição de aberto, certo !!!!!!!

se o termoestato estiver bom, um dos tubos não pode ficar logo quente, só passado algum tempo, quando ele atinguir a temperatura de cerviço, o termoestato abre, certo!!!!!!!!

Não existem uns codigos que se metem no climatronic, que dá para ver a temperatura do motor, da água, etc ???

Alguem tem isso???

se o problema for do termoestato: onde se localiza no A3 8l ? tenho que tirar a distribuição?
se o problema for da tal valvula da temperatura, onde se localiza ?

Obrigado a todos,

mais uma vez, peço desculpa ao boomtriker, por ter usado o topic dele, tambem para o meu problema.

boas...
se os tubos estiverem todos a mesma temperatura, é termostato, se uns estiverem mais quentes que outros , nao é(penso ser assim que se ve)
o teu pelo que ja ouvi, nao é preciso tirar a distribuicao, é muito mais facil e de pouca mao de obra...

quanto aos codigos do klima, faz um search que encontras logo....

o meu faz igual ao teu, quando em aceleracao sobe um pouco a temperatura, em desaceleracao desce...

eu por enquanto fica assim, só mando ver isso melhor quando for trocar o oleo do motor daqui a 7000klm +-4 meses....

cump...
 
leugim_21 disse:
Boas amigos o meu A6 tdi tb mal akeçe...desde k mudei este oleo aqueçe um pco menos...pelo k me disseram e devido ao oleo k meti ser melhor k o outro..e estes carros por norma nao aqueçem...a mim pelo k me dizeram é k é normal :roll: :roll: o vosso antes aqueçia????ou sempre teve assim??nao arranjem avarias nos carros sem eles a terem :twisted: pois no meu é igual..mas kuando puxo por ele em viagem...ou quando aperto com ele...a temperatura sobe.. ;)

lol

Na 1.9 o ponteiro da temperatura tb nao saia dos 90º mas na 2.5 é mt raro tar a 90º

Pelos vistos é feitio, já me disseram tb para nao me preocupar com isso e basta o ponteiro subir para os 75/80º que já se pode puxar à vontade, tb reparo que com este motor demora bastante a aquecer.

Para mim parece-me ser normal :lol:

Já mudei o sensor da temperatura e ficou igual, já teve algumas vezes na oficina e nunca me disseram que tinha algum problema em relação a isso.
Como se pode testar o termostato para ver se tá bom?
 
V6 disse:
Como se pode testar o termostato para ver se tá bom?

Para mim um termostato só está bom se fizer a função dele, que é aquecer o motor o mais depressa possivel, quando parte de um nivel frio, depois de quente estavel aos 90º, e não deixar passar dos 90º para cima.

Isto eu considero um termostato bom.
Qualquer termostato novo e com o motor em boas condições deve fazer isto.
 
voces tem isso tudo marado digo eu :D :D

ate a data o meu sempre chegou aos 90 graus e mantem sempre essa temperatura.
so uma vez neste verao qd tava no algarve, peguei nele para ir sair, e ele passou um pouco dos 90, mas tava em fila, e tava bastante calor, achei que nao fosse estranho de todo!!

abraço
 
Bruno_A6 disse:
voces tem isso tudo marado digo eu :D :D

ate a data o meu sempre chegou aos 90 graus e mantem sempre essa temperatura.
so uma vez neste verao qd tava no algarve, peguei nele para ir sair, e ele passou um pouco dos 90, mas tava em fila, e tava bastante calor, achei que nao fosse estranho de todo!!

Só no verão ou quando puxo pelo carro é que chega aos 90º mas só se mantêm aí se tiver no transito ou se andar a puxar.
No inverno é mt raro chegar aos 90º mas tb nunca passou, daí eu nao ver gd problema... :D

eduardocarrico disse:
Para mim um termostato só está bom se fizer a função dele, que é aquecer o motor o mais depressa possivel, quando parte de um nivel frio, depois de quente estavel aos 90º, e não deixar passar dos 90º para cima.

O meu nao aquece mais do que o devido, em parte cumpre as funções, é possivel ver no vag-com se o termostato tá bom ou há mais algum truque?

Cumprimentos
 
No vag não da para ver isso.

O truque esta no que te disse, se depois de ir aos 90º ele baixa dai para baixo, é porque nao esta a fechar o circuito da agua.
Não é grave podes andar na boa, apenas te vai consumir mais pois a mistura de combustivel é diferente a frio e quente... e alem disso se o motor nao aquece nas devidas condições gasta mais oleo.

Pior seria se fosse ao contraio, fechar de vez e não te aperceberes a tempo de o parar e queimas a(s) junta(s) da(s) cabeça(s) no minimo.

Preço do termostato 24 euros

Atenção que para mudar o termostato no bloco 2.5 é preciso desmanchar a distrinuição, por isso quando mudarem a distribuição mandem mudar também o termostato!
 
Back
Top