Hoje (Domingo) de manhã recebi um telefonema a dar-me a triste notícia que o Rui Pedro morreu. Quem é o Rui Pedro? Bem, conheço-o à 17 anos... foi um dos que me receberam de braços abertos neste país, era um AMIGO especial. Com os nossos 17/18 anos lá ia o nosso grupinho para o Gerês no mês de Agosto durante uma semana para acampar... fizemos isso anos a fio até as Patroas não acharem muita piada a 1 semana no meio do pó sem condições. Muitas bebedeiras apanhamos juntos, muitas noites loucas no meu Fiat127 para o Pacha Ofir, ás Sextas de madrugada estavamos batidinhos no Dragão de Famalicão para a Francesinha, festas de aniversário na Garagem do Silvino... momentos que jamais esquecerei.
Já todos mais maduros, Tu e a Paula vieram ao meu Casamento... vieram ao Baptizado do Martim... vieram ao Funeral da minha Mãe... sempre estiverem presentes nos momentos mais importantes da minha vida. Ambicioso como eras, saíste da Oficina Automóvel do teu Pai porque te fartaste daquele ambiente "parado no tempo" e arranjaste Emprego na Brisa... emprego esse que te levou a vida enquanto "arrumavas" um acidente no túnel de Águas Santas... foste atropelado/esmagado por um carro que entrou em despiste. Tinhas 32 anos (minha idade) e muita vida pela frente. Eras filho único mas não te deixaste levar pela "vida fácil" de ficar a viver em casa dos paizinhos onde não te faltavam condições para tal. À meses (4? 5?) tu e a Paula compraram um apartamento novo onde iriam juntar os trapos e mudavam-se para lá no ano novo... e assim foi. Dia 1 de Janeiro lá foram... pena o sonho durar apenas 3 dias.
Estivemos todos em tua casa no Domingo passado... falamos... rimos... relembramos algumas passagens de solteiro... o costume. Ninguem imaginaria que no Domingo seguinte (hoje) eu e a Sandra iriamos lá novamente... mas desta vez apenas de passagem numa paragem rápida para a tua Paula levar algumas coisas para casa dos Pais onde a deixamos, e irá ficar durante algum tempo. O choque de entrar naquela casa e ver os teus chinelos á entrada... as tuas fotos... a Paula a chorar agarrada á camisola que usaste ontem... "tem o cheiro dele, tem o cheiro do Pedro"... muito sinceramente não me lembro de chorar tanto como hoje. De tarde estive em casa dos teus Pais... sem palavras para o Srº Arlindo limitei-me a dar-lhe um forte abraço enquanto ele me dizia para aproveitar todos os dias com os meus filhos porque o dele já foi... a Srª Sofia deitado na tua cama, chorava... "ai Nelson, quem vai tomar conta de nós um dia? já não tenho filho, não vou ter netos"... as tuas fotos na cómoda... baptismo, 1ª comunhão, concursos de setas, etc... a vida do Rui Pedro.
Fazias amigos em todo o lado... sorriso contagiante... boa disposição sempre... o amigo perfeito. Terça-Feira irei ao teu Funeral para o adeus final... até já Rui Pedro.
(no meu casamento)
A Notícia:
jn - Pesquisa SAPO