Afinal podemos ou não usar farois e Lampadas de Leds??

Em relação ao xénon tudo não passa de um negócio dos centros de inspecção, porque não existe lei, nunca tive nem terão xatices com as autoridades, porque simplesmente não existe legislação, apenas uma norma europeia que SUGERE a utilização dos lavafaróis e autoniveladores, e começaram a chumbar este a no em portugal, mas devem ser os unicos da união europeia que o fazem. Ainda à pouco tempo fui com a carrinha do meu pai, uma b6 com xénon aftermarket aqui ao controlo técnico no luxemburgo e não houve xatices.

Em relação aos leds, tanto nos minimos como na matricula, se forem brancos, não terão problemas, nas ópticas não sei, apenas o que se ouve falar é isso mesmo, há agentes que multam, outros que não, enfim, PORTUGAL.

Eu fiz uns drl para o meu b5 com umas tiras de led´s, e quando vinha para cima, fui mandado parar em espanha, e esclareceram-me que não era legal, pois não tinha o simbolo da união europeia, o que fiz foi desligar imediatamente os mesmos, note-se que estes não estavam inseridos na óptica, estavam nas grelhas dos faróis de nevoeiro. ;)
 
Resumindo, apesar de não haver legislaçao em relaçao ao xenon defenido para os Sr agentes passarem multa, basta eles colocarem que o veiculo não está conforme o original. Pagam com ou sem razão e depois reclamam. Ainda se sujeitam a inspeçao. A famosa frase utilizada pelos agentes nos autos: "alteraçao das caracteristicas do veiculo". É o país que temos.
Quanto ao xenon, é obrigatório quando instalado ter:
-Farois homologados para o efeito (existe uma marcaçao especifica do xenon).
-Auto niveladores.
-Lava farois.
Quanto ao facto de se poder ter ou não o xenon registado no livrete, desconheço (agradeço info comprovada)
Tal como dito, os lava farois são apenas uma recomendaçao europeia, mas os autoniveladores não. São obrigatórios.

Em relação a se ter dito aqui que os lava farois são para países nordicos, é totalmente falso. É para qualquer país da união europeia e serve para quando hajam condiçoes adversas no tempo, e existe sujidade e/ou gelo nas opticas, poder eliminar mais eficazmente os mesmos. Por exemplo, derivado a luz intensa do xenon, havendo gelo, pode-se dar o efeito de nevoeiro de luz encandeando os outros conductores. Daí os lava farois. Quanto ao facto de terem dito tambem que o xenon ao contrario do halogénio não aquece, tambem é falso. Aquece menos um pouco, mas aquece. Nada tem a ver com o derreter do gelo nos farois. Alias, quem vive ou já viveu em locais de neve e frio intenso, já comprovou que muitas ocasioes, a neve ou o gelo teima em se acumular sob os farois, mesmo sendo de halogenio.
 
Last edited:
eu fui a inspecçao o mesmo passado sem xenon mas com leds nos minimos, marcha atras, e na matricula e nem um pio da parte dele mas ainda me mandou meter a marcha atras 2 vezes eu tava mesmo a espera que ele fosse começar a marrar mas nao
 
o Smart cá de casa foi á inspecção com leds brancos nos mínimos e reprovou, aleguei que a luz emitida era branca mas de nada valeu...
 
o Smart cá de casa foi á inspecção com leds brancos nos mínimos e reprovou, aleguei que a luz emitida era branca mas de nada valeu...
Mas porque não escrevem no livro de reclamações?
Se os leds davam luz branca, ponto final!
Reclamem!!!!!!!!!
E reprova ou fica uma anotação?
 
Os leds, são legais desde que de côr branca, desde que visiveis a 50m, desde que não encandeie.
Não há sequer por onde lhe pegar. Uma escrita no livro de reclamaçoes irão faze-los pensar 2 vezes
para a proxima (muitas vezes demora varios meses até sermos contactados pelas autoridades de
fiscalização). Já fiz uma queixa uma vez, deram-me razão, mas tive de esperar mais de um ano
pela resposta a reclamaçao.
 
Eu tive o mesmo receio ao colocar os meus devil eyes...
Os leds de mínimos são brancos, o xenon é 6000k, não tenho lava-faróis e tenho a GNR debaixo do meu apartamento e eles vêm diariamente o meu carro, já tiverem ao lado dele e nunca me disseram nada... quanto à inspecção fui e não tive qualquer problema... sorte ou não... Não tenho tido problemas.

Peace :p
 
madlima29 disse:
Resumindo, apesar de não haver legislaçao em relaçao ao xenon defenido para os Sr agentes passarem multa, basta eles colocarem que o veiculo não está conforme o original. Pagam com ou sem razão e depois reclamam. Ainda se sujeitam a inspeçao. A famosa frase utilizada pelos agentes nos autos: "alteraçao das caracteristicas do veiculo". É o país que temos.
Quanto ao xenon, é obrigatório quando instalado ter:
-Farois homologados para o efeito (existe uma marcaçao especifica do xenon).
-Auto niveladores.
-Lava farois.
Quanto ao facto de se poder ter ou não o xenon registado no livrete, desconheço (agradeço info comprovada)
Tal como dito, os lava farois são apenas uma recomendaçao europeia, mas os autoniveladores não. São obrigatórios.

Essa frase comigo tinha logo direito a uma resposta daquelas a Zuka...

O meu carro reprovar na IPO sem razao, sendo só por birra. tambem iria gerar polemica que eu passava-me logo...

Como alguem disse, temos que dar uso ao livro de reclamações e lutar pelos nossos direitos, entao logo isto é o que?
 
Aqui por Braga/Famalicão os Srs. Agentes não costumam pegar por isso. É mais nos IPO´s. Eu quando comprei a B5 há uns anos atrás, vinha com lâmpadas um pouco azuladas, mas que dão luz branca nos faróis de nevoeiro. O Sr. Inspector de veículos vira-se para mim: "Para ter Xenon tem de ter niveladores e lava faróis, desta vez passa."
E eu WTF?? Fiquei tão incrédulo e paralisado que nem respondi. Conclusão, nunca mais lá levei os meus carros.
 
Tive aler um bocado e não encontrei nada a dizer que se tinha repor com o mesmo tipo de lampada, neste caso halogeneo, encontrei foi onde diz qual a cor das lampadas permitidas na viatura.
Encontrei algo que já timha lido e que existe marcas a pensar nisso ou seja, até 2000lumens pode-se ter xenon legal sem ter que meter lava-farois e niveladores
 
Tive aler um bocado e não encontrei nada a dizer que se tinha repor com o mesmo tipo de lampada, neste caso halogeneo, encontrei foi onde diz qual a cor das lampadas permitidas na viatura.
Encontrei algo que já timha lido e que existe marcas a pensar nisso ou seja, até 2000lumens pode-se ter xenon legal sem ter que meter lava-farois e niveladores


.....
2.2. "Vehicle type with regard to the installation of lighting and light-signalling
devices" means vehicles which do not differ in the essential respects mentioned in
paragraphs 2.2.1. to 2.2.4.

The following are likewise considered not to be "vehicles of a different type":
vehicles which differ within the meaning of paragraphs 2.2.1. to 2.2.4., but not in
such a way as to entail a change in the kind, number, positioning and geometric
visibility of the lamps and the inclination of the dipped-beam prescribed for the
vehicle type in question, and vehicles on which optional lamps are fitted or are
absent:
 

Esse paragrafo está falar de viaturas diversas, o proprio diploma fala nas regras como colocar luzes nas viaturas e que tipo de viaturas. Como tb fala na questão do xenon.Nada fala que não podes meter led, fala sim da cor e tipo de lampadas
page 7
2.7.1.1.4. "Filament light source" (filament lamp) means a light source where the element
for visible radiation is one or more heated filaments producing thermal radiation;
2.7.1.1.5. "Gas-discharge light source" means a light source where the element for visible
radiation is a discharge arc producing electro-luminescence/fluorescence;
2.7.1.1.6. "Light-emitting diode (LED) light source" means a light source where the element
for visible radiation is one or more solid state junctions producing injectionluminescence/
fluorescence;
2.7.1.1.7. "LED module" means a light source module containing as light sources only
LEDs;
2.7.1.2. "Electronic light source control gear" means one or more components between
supply and light source to control voltage and/or electrical current of the light
source;
2.7.1.2.1. "Ballast" means an electronic light source control gear between supply and light
source to stabilise the electrical current of a gas-discharge light source;
2.7.1.2.2. "Ignitor" means an electronic light source control gear to start the arc of a gasdischarge
light source.
2.7.1.3. "Variable intensity control" means the device which automatically controls rear
light signalling devices producing variable luminous intensities to assure the
unvarying perception of their signals. The variable intensity control is part of the
lamp, or part of the vehicle, or split between the said lamp and the vehicle.
2.7.2. "Equivalent lamps" means lamps having the same function and authorized in the
country in which the vehicle is registered; such lamps may have different
characteristics from those installed on the vehicle when it is approved on condition
that they satisfy the requirements of this Regulation
; (existe lei especifica em Portugal?)
2.7.3. "Independent lamps" means devices having separate apparent surfaces in the
direction of the reference axis, 2/ separate light sources and separate lamp bodies;
2.7.4. "Grouped lamps" means devices having separate apparent surfaces in the direction
of the reference axis 2/ and separate light sources, but a common lamp body;
2.7.5. "Combined lamps" means devices having separate apparent surfaces in the
direction of the reference axis, 2/ but a common light source and a common lamp
body;

Somente a minha opinião8)
 
Last edited:
Back
Top