Bom, antes de mais há que distinguir o que faz o que e para que servem os diversos meterias que se podem utilizar na insonorização de um automóvel.
As telas para colar na chapa, que podem ser de alcatrão, butyl ou uma mistura de ambos, servem essencialmente para evitar a vibração da chapa e assim reduzir o barulho causado por esta. Pode não parecer, mas a maioria do barulho que se ouve no interior de um carro é proveniente da vibração da chapa.
Ao cobrir uma boa quantidade de chapa, ao mesmo tempo que se evita a vibração da mesma, também se está a criar uma barreira sonora, já que as telas têm uma excelente capacidade de barrar o som. Quando aplicada em portas ou zonas em que estejam instalados os altifalantes do sistema de som, estamos também a optimizar o sistema de som, já que os altifalantes deixam de tocar ''contra a chapa'' e deixa de haver vibração e ressonância, que em nada favorece o comportamento dos altifalantes, Desse modo ganhamos graves e uma menor possibilidade de distorção a altos volumes. O limite passa a ser o altifalante ou fonte em vez do 'ambiente' onde o mesmo está a desempenhar a sua função.
As telas são portanto o principal material a utilizar numa insonorização, ou seja, aquele que faz a grande parte do trabalho.
Depois, temos os materiais phonoabsorventes, com a função de evitar a propagação de barulho pelo ar. Em outras palavras, servem para 'abafar'.
Como exemplo de materiais desse género temos esse que mostras na imagem, o felcot, aquele que tem sem sombra de duvidas a melhor relação custo/beneficio, mantas acústicas, etc etc.
São estes materiais o complemento para uma insonorização.
De notar que há metriais que não devem ser usados em automóveis, apesar de servirem para insonorizar, tais como lã de rocha oou lã de vidro e telas de alcatrão para construção civil.