Ajuda - Audi a4 b5 TDI afn

Boa noite, gostava de ter a opinião e alguma ajuda a respeito do audi b5 1.9tdi AFN 110cv mas só deve ter 80cv, sempre estimado, já lhe fiz alguma melhoria a nível estético como ópticas do modelo de 2000 uma vez que o que tenho é de 98, contudo o motor.....já teve mais vida, pois acho que o motor esta a ficar cansado tem 300mil km e nao sei se deva investir mais no carro. Já lhe limpei a egr e nao notei diferença o turbo assobia um bocado mas desde sempre fez isso, nao acho que seja dai, ha alguma coisa fácil e económica que possa devolver a vida ao carro? ou o melhor é manda lo para o abate?
 
mete o carro a maquina, podes ter um tubo de vacuo roto, podes ter o map ou a maf estragados, as valvula do turbo estragada etc... pode nem ser do motor, o meu A3 tambem era um molengao agora parece outro carro
 
Vou pedir para me fazerem isso ao corrcorro, acho o carro muito morto, vou tirar o catalizador será que fica melhor a andar?
 
Se achas um carro morto, algo esta mal. Ou andavas com um carro de 200cv antes, ou essa b5 esta sem turbo ou outro problema.

Sim esta morto, ando as vezes num bmw 320 de 163 e o audi não desenvolve, quando puxo em 2º por ele faz um barulho do lado direito, penso que seja da transmissão, poderá ser isso a afectar? o punho das mudanças também abana muito, tbm não faço ideia do que seja.... com 300mil/km secalhar é ja o carro a dar as ultimas?
 
não acho que tenha a ver com a caixa, e o punho a abanar deve ser só desgaste dos tirantes.
como o madlima29 disse deves começar por medir a compressão do motor que já tem 300k km! o turbo também pode ter já algum desgaste e ate estranho ele ter durado estes anos todos sem ser substituído!
tens feito revisões com regularidade?
 
não acho que tenha a ver com a caixa, e o punho a abanar deve ser só desgaste dos tirantes.
como o madlima29 disse deves começar por medir a compressão do motor que já tem 300k km! o turbo também pode ter já algum desgaste e ate estranho ele ter durado estes anos todos sem ser substituído!
tens feito revisões com regularidade?

Boa noite, o tirante é facil de substituir? o turbo é de origem não baba óleo, apenas assobia. As revisões não falha nada, oleo da castrol 5w40, e mudo de 10mil em 10mil as vezes ate antes... o turbo ia agora no natal secalhar mandar tirar o carvão, mas um colega meu que rectifica turbos diz que deixo la o meu e da-me um recondicionado de um pd130 por 150e, só ainda nao troquei porque tenho medo de ficar com a embraiagem nas couves. Mas alguma coisa de estranha se passa com o carro, e ultimamente tem bebido oleo
 
Isso dos 300 mil km não quer dizer nada, 310 km tem a minha e puxa tal e qual como quando a comprei com 90 mil km há 11 anos atrás.
Manda verificar bem isso, pressão do turbo, tubagens etc... pode ser uma pintelhice sem jeito nenhum.. Se com 300 mil esse motor estiver "morto" ou foi muito mal tratado ou não tem só 300 mil.
Quanto a consumos de óleo a minha com óleo Valvoline Max-Life 5w40 gasta 1L entre mudas (cada 15 mil). Mas isto acho que desde sempre foi assim
 
o turbo não deve assobiar, bem depende do turbo e a aplicação, mas em turbos oem devem ser bastante silenciosos.
por isso não acho normal que assobie e quando estão a dar o berro tem um assobio característico (já te meto um video)
o estar a gastar óleo também pode ser sinal de que o turbo esta a queima-lo, ou seja os retentores do óleo que lubrificam ou arrefecem o turbo estão a deixar escapar o óleo para o motor e dai ele ir desaparecendo.
uma maneira de manifestação é quando das uma "gasada" e depois paras (num semáforo por exemplo) e vez uma nuvem de fumo azulada a sair pelo escape.
há também a possibilidade de o óleo estar a escapar pelos retentores das válvulas (desculpa mas não sei o nome em português) mas em inglês chama-se Valve seals, o que também te come o óleo.
isto manifesta-se quando ligas o carro pela manha (motor completamente frio) e solta-se uma nuvem de fumo azulada.

quanto ao tirante é fácil de mudar e barato.
na minha opinião o turbo esta a dar o berro, mas claro que um teste de compressão ajudaria bastante a compreender o problema e ter uma ideia de por onde começar.

edit- podes tu mesmo ver se o turbo esta a comer óleo, para isso basta retirares o tubo que vai do turbo ao intercooler e vê se esta com muito óleo.
uma camada fina e normal mas se escorrer óleo no tubo ou o intercoller estiver babado de óleo ficas a saber para onde o óleo tem ido.

- - - - - - - - - -

aqui tens o barulho mais comum de um turbo a dar as ultimas.

 
Last edited by a moderator:
boas, desde ja agradeço a a ajuda :)
Os km são reais, bem tratado sempre foi, de vez enquando dava-lhe umas esticas na autoestrada, actualmente acho que não esta a puxar em condições, amanha já o vou deixar num mecânico de confiança a ver o que se passa. mas assim ja fico com uma ideia do que pode ser e como resolver, obrigado

- - - - - - - - - -

o meu turbo faz este som só que mais acentuado


o meu carro só deita fumo a frio, do género quando o ligo ele deita fumo, mas só faz em dias de frio.
Não sei mesmo o que se passa com o carro, ate ando com pena porque tenho mesmo estima ao carro.
O turbo se estiver estragado estava a pensar em colocar um turbo de um pd 130 mas tenho medo que a embraiagem começe a queixar-se, não?
Desde ja agradeço o tempo perdido a tentar ajudar :) Obrigado
 
Last edited by a moderator:
sabes se o carro tem o dumpvalve de origem?
parece o barulho de quando o pessoal tira o dumpvalve de origem para o turbo assobiar.
quanto ao fumo quase todos os carros fazem, mas o mais importante é a cor que apresenta o fumo.
provavelmente o teu faz devido a humidade no escape o que é normal (vapor de agua), isto é se for branco e se dissipar rápido no ar.
há muita coisa num carro com turbo que pode fazer perder o power.
eu começaria por fazer um teste de compressão ao motor, e se tudo estiver dentro das normas passar a seguir a um teste de vácuo no sistema de admissão para ver se não estas a perder pressão positiva por algum lado.
se tudo estiver correto só depois eu pensaria em verificar o turbo.
isto por ordem do mais barato ate o mais caro.
quanto a embraiagem acho que não terás problema, quantos cv e torque produz o teu motor?
 
Back
Top