o turbo não deve assobiar, bem depende do turbo e a aplicação, mas em turbos oem devem ser bastante silenciosos.
por isso não acho normal que assobie e quando estão a dar o berro tem um assobio característico (já te meto um video)
o estar a gastar óleo também pode ser sinal de que o turbo esta a queima-lo, ou seja os retentores do óleo que lubrificam ou arrefecem o turbo estão a deixar escapar o óleo para o motor e dai ele ir desaparecendo.
uma maneira de manifestação é quando das uma "gasada" e depois paras (num semáforo por exemplo) e vez uma nuvem de fumo azulada a sair pelo escape.
há também a possibilidade de o óleo estar a escapar pelos retentores das válvulas (desculpa mas não sei o nome em português) mas em inglês chama-se Valve seals, o que também te come o óleo.
isto manifesta-se quando ligas o carro pela manha (motor completamente frio) e solta-se uma nuvem de fumo azulada.
quanto ao tirante é fácil de mudar e barato.
na minha opinião o turbo esta a dar o berro, mas claro que um teste de compressão ajudaria bastante a compreender o problema e ter uma ideia de por onde começar.
edit- podes tu mesmo ver se o turbo esta a comer óleo, para isso basta retirares o tubo que vai do turbo ao intercooler e vê se esta com muito óleo.
uma camada fina e normal mas se escorrer óleo no tubo ou o intercoller estiver babado de óleo ficas a saber para onde o óleo tem ido.
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aqui tens o barulho mais comum de um turbo a dar as ultimas.