Ajuda: consumo de óleo

Bem pessoal, quando pensava que já me podia dedicar mais à estética do carro, começo a ficar preocupado com o motor. O problema é consumo de óleo.

Tenho um A3 1.6 de 2000 (pre restyling). Comprei o carro há 1 ano com 174.000 kms. Já conta 188.000. Nos primeiros 10.000 km nao notei nada pq lhe mudei 2x o óleo.
Antes do verao acendeu a luz de temperatura do liquido de refrigeraçao: ponteiro passava dos 90 graus em alta velocidade e por isso teve que mudar a bomba de água. Ficou ok, sempre nos 90 graus.

Agora o problema é o nivel do óleo: em Agosto fiz uma viagem ate Santiago de compostela (fiz +- 2000 km). Quando cheguei a Lisboa acendeu a luz de nível do óleo no mínimo. Na vareta marcava abaixo do mínimo. Meti-lhe meio litro e ficou onde deve estar: a meio dos intervalos da vareta.
Ontem (5 meses depois, com mais 3000 km feitos) fui ver o óleo e já estava um pouco abaixo do mínimo outra vez. Levou mais meio litro e ficou ao nível normal.
O carro nao deita fumo negro nem azul e parece-me puxar normalmente. O líquido de refrigeracao está limpo e tambem nao noto fugas de óleo (nao ha pingos debaixo do motor). Só notei humidade no chao por baixo do tubo de escape e pingas no próprio tubo. Nao pesquisei se seria óleo ou água.

O que acham? Segmentos??
Nao me parece que o 1.6 tenha dado problemas de consumo de óleo, portanto n acho normal. Será que o sobreaquecimento que teve do líquido de refrigeracao me lixou segmentos?? Ou acham que este consumo de óleo é normal???

Obrigado desde já pela ajuda.
 
Last edited:
Boas amigo.
Nesses modelos é "normal" consumirem um pouco de oleo como nos golf4 1.4i e isso é derivado ao segmentos e nao es o primeiro nem o ultimi a ter esse tipo de problema,mas agurda que alguem te deia uma nova opniao.
abraço
 
Quando um motor leva um escaldão muito grande, pode acontecer de queimar a junta da cabeça ou empenar a própria cabeça.
O facto de não haver fumo azulado e não aparentar haver contaminação no liquido de refrigeração, à partida é bom sinal, mas ainda assim devias ter a certeza. Na norauto vi lá uma cena que eles tem na oficina, não tenho a certeza se tambem tem à venda na loja, que serve justamente para testar isso. Aquilo é um teste quimico ao liquido de refrigeração, para ver se há contaminação de óleo e/ou combustivel.
Mas quando dizes que não faz fumo azulado, imagino que te refiras ao ralenti. Já experimentaste ir em andamento e alguem atrás de ti para ver se realmente não faz fumo?
 
Quando um motor leva um escaldão muito grande, pode acontecer de queimar a junta da cabeça ou empenar a própria cabeça.
O facto de não haver fumo azulado e não aparentar haver contaminação no liquido de refrigeração, à partida é bom sinal, mas ainda assim devias ter a certeza. Na norauto vi lá uma cena que eles tem na oficina, não tenho a certeza se tambem tem à venda na loja, que serve justamente para testar isso. Aquilo é um teste quimico ao liquido de refrigeração, para ver se há contaminação de óleo e/ou combustivel.
Mas quando dizes que não faz fumo azulado, imagino que te refiras ao ralenti. Já experimentaste ir em andamento e alguem atrás de ti para ver se realmente não faz fumo?

Estou convencido que nao ha contaminacao no liquido. Está de boa cor e ja fez mts kms.
Relativamente ao fumo refiro-me ao ralenti sim. Vou testar com alguem atras, como sugeres.

E um teste de compressao será boa ideia?? Se compressao estiver boa os segmentos estao bons??
 
Estou convencido que nao ha contaminacao no liquido. Está de boa cor e ja fez mts kms.
Relativamente ao fumo refiro-me ao ralenti sim. Vou testar com alguem atras, como sugeres.

E um teste de compressao será boa ideia?? Se compressao estiver boa os segmentos estao bons??

Ainda assim eu no teu lugar fazia esse teste ao líquido, pois a contaminação pode ser pequena e imperceptivel a olho.

E sim, um teste de compressão tambem é boa ideia. Se a compressão está boa, então podes concluir que os segmentos estão bons sim. Mas atenção, se a compressão não estiver boa, não significa forçosamente que sejam os segmentos que estão maus, podem ser outras coisas. Daí eu sugerir que faças vários testes de modo a obteres um diagnóstico preciso.
 
e teras a por um oleo indicado? porque de fazer duas mudas em 10mil km

eu no meu depois de mudar de marca de oleo ficou a consumir mais
 
Faz um teste de compressão e ve se estão a passar gases para o reservatorio da agua , depois disso já terás mais certezas do que poderá ser.
 
Ainda assim eu no teu lugar fazia esse teste ao líquido, pois a contaminação pode ser pequena e imperceptivel a olho.

E sim, um teste de compressão tambem é boa ideia. Se a compressão está boa, então podes concluir que os segmentos estão bons sim. Mas atenção, se a compressão não estiver boa, não significa forçosamente que sejam os segmentos que estão maus, podem ser outras coisas. Daí eu sugerir que faças vários testes de modo a obteres um diagnóstico preciso.

Sim vou fazer o teste na proxima revisao... Assim fico tranquilo... Ou nao...

- - - - - - - - - -

e teras a por um oleo indicado? porque de fazer duas mudas em 10mil km

eu no meu depois de mudar de marca de oleo ficou a consumir mais

fiz duas mudas porque substituí bomba de agua e decidi mudar o oleo novamente.

ele faz a revisao na Audi, portanto nao foi de mudar de oleo que ele começou a beber, acho eu...
 
De todo o pessoal que conheço que sao 3 pessoas que tiveram a3 com essa motorização todos se queixavam do consumo de oleo fora do normal visto ser um carro atmosferico,agora nao sei te dizer se o consumo de oleo era igual a tua viatura, ate cheguei a ir com um a um mecanico para ver uma solução para o problema e o mecanico disse kit de segmentos de oleo e fica novo se nada tiver os cilindros e o preço que ele deu nao era nada convidativo achei um bocado puxado mas o mecanico tbm ja estava a espetar a unha..
deus queira que nao mas o teu problema deve de ser igual,mas faz um teste de compressao e diz alguma coisa..
abraço
 
Back
Top