Estive a ler os posts todos e, pelo que percebi, houve aqui grande ingenuidade.
Pelo desenho postado, vê-se claramente que a culpa seria repartida em partes iguais por ambos os intervenientes.
Depois há uma falsificação de assinatura/rubrica e consequente falsificação de documentos (declaração de acidente), o que deveria logo dar lugar à apresentação de uma denúncia por crime. Andar a dizer às companhias/mediadores que houve falsificação, vale ZERO sem haver um processo crime que o sustente. Contudo, ainda está a tempo, esse crime é um crime público pelo que o prazo de 6 meses á apenas para os crimes que dependem de queixa (crimes semi-públicos e particulares).
Outra: Falar com um advogado, por causa diss? E ainda por cima pagar custas do tribunal? Grande advogado que esse me saiu...
Faz isto, mas o mais rapidamente possível:
- Denuncias o crime às autoridades, e entregas logo as provas todas, nomeadamente cópia da declaração original e cópia da declaração falsificada.
- Pedes cópia simples da denúncia (pagas poucos cêntimos) ou pedes certidão autenticada (que já são uns euritos). A cópia simples basta. Solicita-a no momento da queixa.
- Após isso, envias de imediato carta registada à tua companhia de seguros com toda a informação e com uma cópia da tua denúncia e frisas que a tua companhia também está a ser lesada com essa falsificação, pois o resultado justo seria 50/50 e, assim, a tua companhia vai cobrir 100% da tua culpa e pagar as despesas do outro interveniente. Mandas essa carta com conhecimento por carta registada também à outra companhia e à ASF (Autoridade de Supervisão de Seguros).
Tem atenção que isto vai demorar tempo.
Em relação às custas, um processo deste género, não tem qualquer custa. O advogado que te disse isso, que enfie o diploma naquele sítio.
Em relação ao acidente, o que pode acontecer é ir para um Tribunal Arbitral, o que não tem custas também.
Espero ter ajudado. Se tiveres mais dúvidas, estás à vontade.
Queixa já não posso apresentar pois já passou os 6 meses e não falsificou a assinatura mas sim rasurou a declaração toda pois ficou com o duplicado. mandei carta a minha companhia, a euroassistance também foi metida no caso e ficou tudo igual pois a resposta foi esta: "Na sequência dos contactos anteriormente mantidos a respeito do assunto em epígrafe, vimos pela presente informar que, não obstante havermos realizado as devidas diligências junto da nossa congénere Lusitânia, esta entendeu não alterar a posição tomada.", ou seja precisava algo não relacionado com as companhias como a cimpas por exemplo. Só me sobra o tribunal e sei que ia ganhar o caso no 50/50 com toda a certeza mas despesas de tribunal/ advogado iam ficar mais caras que os 100€ que ia receber e ia ficar na mesma com o seguro agravado por isso não me compensa
Last edited: