AJUDA EM INFORMÁTICA - PARTICIONAR DISCO

alguém sabe se existe forma simples de criar uma partiçao no disco que uso actualmente para instalar o linux nessa partiçao??

Podes usar o partition magic, mas as distros de linux mais recentes (pelo menos de há cerca de um ano para cá) têm uma fase em que perguntam se queres particionar o disco e como o queres particionar ao instalares o SO.

Se vais fazer isso pela primeira vez atenção aos backups porque a coisa pode correr mal.

actualmente o pc tem a versao original do vista x32bit.

o disco nao está particionado ainda.

eu queria instalar o linux criando uma partiçao no espaço livre que tenho sem desinstalar o vista

assim, ao arrancar o pc podia alternar entre os 2 SO's...

PEREIRA disse:

No vista eu sei que da para criar 1 partição com ele ligado e sei que é no gestor do painel de controlo mas agora ja não sei os passos porque o unico vista que tinha aqui passou para xp :roll: :roll: :roll: :green: :green: :green:

Para vista fazes:
Menu iniciar
clicas com botão do lado direito do rato em "computador" e escolhes "gerir"
Dps aparece-te um menu fazes duplo click em "gestão de discos"
Has-de ter tipo uma barra grafica com o espaço livre/ocupado em c:
Clicas em cima disso com o botão do lado esquerdo do rato e dps com o direito escolhes "reduzir volume" e é só meteres o tamanho q queres para a partição nova
Cm é em mb para dar mais certo fazes a conta tipo queres uma partição de 10gb fazes a conta 1024*10 e metes o resultado lá

Mas se eu fosse a ti não instalava os 2 SO pk vais ficar com o comp muito lento ainda por cima o vista :roll: :roll: :roll:...eu no meu portatil passei de vista para xp e parece que lhe fiz 1 BOA repro :P :P :P :P :green: :green: :green:

plainas disse:
Para vista fazes:
Menu iniciar
clicas com botão do lado direito do rato em "computador" e escolhes "gerir"
Dps aparece-te um menu fazes duplo click em "gestão de discos"
Has-de ter tipo uma barra grafica com o espaço livre/ocupado em c:
Clicas em cima disso com o botão do lado esquerdo do rato e dps com o direito escolhes "reduzir volume" e é só meteres o tamanho q queres para a partição nova
Cm é em mb para dar mais certo fazes a conta tipo queres uma partição de 10gb fazes a conta 1024*10 e metes o resultado lá

so aceita 38 ??? :roll: se tentar colocar 1 valor maior o botao reduzir desaparece.... ainda tenho 40gb livres..

PEREIRA disse:

nao

o pc ja vinha com o SO instalado e vinha numa partiçao unica..

Isso é estranho :roll: :roll: :roll:
Mas como eu te digo o melhor é formatares o comp todo e instalar 1 unico SO se não vai ficar muito lento ;) ;) ;)

KOOLBOY disse:
Isso é estranho :roll: :roll: :roll:
Mas como eu te digo o melhor é formatares o comp todo e instalar 1 unico SO se não vai ficar muito lento ;) ;) ;)

é logico que tenho todos os cds originais do so e respectivos softwares, mas o so ja tava instalado.
foi so fazer o registo..

em principio ja me tao a arranjar uma soluçao.

instalar o linux numa pen e activar a detecçao de dispositivos usb na bios para estes serem detectados ainda no arranque, em dos..assim, ao arrancar o pc, posso escolher a pen e arrancar em linux..

Back