[Ajuda URGENTE] Audi A4 B6 Avant (Motor e Armação Escovas ParaBrisas)

Ora...vamos lá falar dos "ses"...

1- Indispensável ter um "saca". O ganho em tempo e "consumição" é enorme.
2- Indispensável ter um bom produto para "descalcinar" e desenferrujar e uma boa massa/produto para depois lubrificar e deixar lubrificado (usei uma massa dourada toda XPTO que o meu Pai tem).
3- Se o veio estiver mt mt mt preso (como estava o meu), muito cuidado com a força nas marretadas no mesmo (e meter sempre a porca, para não estragar a rosca), pois o veio esta "dentro" de uma peça em alumínio fundido e pode partir, como me aconteceu...o que vale, foi uma chapa em inox em "U" e 2 bons rebites (ficou como novo)
4- Não vale a pena, nem sequer tentar, tirar a armação, sem tirar a tampa da centralina. Nem com mágia conseguem.
5-Apesar das escovas serem do mesmo tamanho, os braços não são exactamente iguais. Devem marcar cada um, para a sua posição original. Apesar de não interferir no bom funcionamento das escovas, esteticamente há diferenças...(os meus ficaram trocados. Mal me sentei no carro, notei logo...tenho que os trocar de posição).
6- Tenham muita paciência. Não é dificil, mas é necessário fazer as coisas com calma, especialmente o retirar e colocar no sitio a armação/motor.
7- Tenham paciência.
8- Tenham muita paciência.
9- Tenham muita paciência que facilmente fazem o que é necessário e o que gastam em tempo, ganham em euros (cerca de 80€).

NOTA : Esta informação é válida para a operação numa B6. Nos outros modelos, acredito que o processo é muito idêntico eu guiei-me pelo DIY do Rocky Boy (o meu Obrigado pela partilha da informação).

Se me lembrar de algo mais, dps acrescento.
 
Last edited:
Já fiz o comentário no post do DYI, mas aproveito este para reforçar o pedido. Alguém tem algumas imagens que sirvam de guia para esta reparação. Não tenho a certeza se o meu caso é o mesmo.

Inicialmente comecei por notar que por vezes as escovas tinham muito menos força do que o que era suposto, até que um dia, quando as liguei, mexeram-se muito devagar e quando estavam a descer, a escova do lado direito fez um movimento estranho e parece que desencaixou e levantou um pouco na parte do encaixe junto ao capô. Logo ponho aqui uma fotografia do estado actual.
 
Back
Top